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RBCE - A revista da



                                                              face, por si próprio ou por ações de outras pessoas. É
                                                              como se fosse a “cotação” da pessoa. Fazer um interme-
                                                              diário ou o negociador chinês “perder face” é algo mui-
                                                              to sério, podendo causar danos irreparáveis à relação de
                                                              con ança e a perda de negócios. Preservar e aumentar
                                                              o mien tzi (face) próprio ou alheio não signi ca apenas
                                                              evitar constrangimentos, mas também manter intactos
                                                              os grupos sociais e a hierarquia dentro deles. O conceito
                                                              de “face” se aplica a governo, empresas e qualquer outra
                                                              organização na China.

                                                              Para evitar que alguém perca face, não se deve dizer
                                                              “não” diretamente, não se deve rejeitar uma proposta ou
                                                              convite sem mostrar apreciação, não se deve interrom-
                                                              per a conversa alheia e deve-se evitar rebaixar alguém de
                                                              posto ou ameaçar demiti-lo publicamente. E, principal-
                                                              mente, deve-se sempre obedecer à hierarquia.

                                                              Algumas atitudes podem fazer alguém ganhar face, como
                                                              elogios em público (principalmente se vindos de um oci-
                                                              dental  com  posição  igual  ou  superior  na  hierarquia  de
                                                              suas empresas), sair da rotina para auxiliar uma pessoa e
                                                              dar um presente adequado ou convidar para um banque-
          As visitas iniciais, apesar de formais, são apenas prelimina-  te, dentre outras ações que elevam o ego do indivíduo.
          res, com o propósito de estabelecer contato, demonstrar
          boas  intenções  e  criar  relações.  Hierarquia  é  quase  uma  2º) Conexões pessoais (guanxi): O guanxi é muito mais
          religião na China. Logo, nenhuma empresa deve esperar   que o networking dos ocidentais: representa o capital so-
          estabelecer  contato  se  enviar  pessoas  despreparadas  ou  cial  que  um  indivíduo  tem  em  seu  grupo  social,  paren-
          sem uma posição hierárquica correspondente a quem os   tes  e  emprego…  Pode  ser  entendido  como  a  hierarquia
          recepcionará. Por isso, os representantes da empresa já de-  e respeito pela “face” dos chineses aliado ao conceito de
          vem ser bons conhecedores da história chinesa, levar em   networking dos ocidentais. É fundamental para o sucesso
          conta as regras da etiqueta social e de negócios, respeitar   de estrangeiros, pois além de permitir relacionamentos de
          a hierarquia e ter muita paciência. Além disso, o concei-  con ança  e  respeito  mútuo  duradouros  dissipa  descon-
          to de “face” (dignidade e prestígio de um indivíduo), que    anças e dribla a burocracia chinesa. Chineses só deixa-
          será explorado posteriormente, deve ser respeitado tanto   rão alguém entrar em sua rede de guanxi se valer a pena.
          para si mesmo quanto para os chineses envolvidos.   Isso signi ca possuir integridade, boa posição na hierar-
                                                              quia social e/ou pro ssional e ter uma “face” respeitada.
          O sucesso em tais quesitos, aliado a uma apresentação  Negociar com desconhecidos é algo impraticável para os
          atraente da empresa e das possibilidades de negócio, cria  chineses, e muitas empresas perdem contratos pelo sim-
          o rapport  (harmonia interpessoal) necessário para que  ples fato de mudarem um executivo, já que o importante
          negociações proveitosas possam ser iniciadas.       na relação era ele, que já fazia parte do guanxi.

          Chega  então  a  fase  das  visitas  de  negociação.  Segundo  Para expandir o guanxi, é importante contar com interme-
          Graham e Lam (2003), aprender a negociar com os chi-  diários que funcionam como embaixadores. Fazer parte de
          neses é o maior desa o da atualidade para os executivos  uma  rede  de  guanxi  traz  também  obrigações.  Todo  favor
          ocidentais. Seu estudo demonstra de forma clara como ir  que  lhe  for  requisitado  deve  ser  atendido  mesmo  que  de
          além do senso comum de apenas ler livros de etiqueta chi-  forma simbólica, pois ignorar um pedido sem justi cativa
          nesa ao se preparar para negociar no país. Graham e Lam  forte signi ca quebrar a con ança mútua existente. Mas a
          de nem o estilo chinês de negociação em oito elementos:  reciprocidade de favores não precisa ser imediata.

          1º) Face: O conceito de “face” na cultura chinesa pode  Os chineses também podem utilizar o guanxi de má-fé,
          ser compreendido como posição, dignidade e prestígio  prometendo a ocidentais acesso a tudo e a todos, quan-
          de uma pessoa. Na China, pode-se ganhar ou perder   do na verdade só querem tirar proveito. Um bom escla-


          Nº  155 - Abril, Maio e Junho de 2023                                                              51
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