Page 65 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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RBCE - A revista da
distribuição dos clientes vão progressivamente, em
ritmo crescente, se comprometendo no sentido da
construção de uma economia de baixo carbono.
• Neutralização da emissão de CO2: As emissões
que não foram reduzidas precisam ser neutraliza-
das. No nosso modelo, essa neutralização é feita por
meio de projetos de energia renovável.
• Engajamento da comunidade local: Desde o início
da Vai Fácil, espalhamos pela cidade minibases para
que o motorista colete as entregas nos locais mais pró-
ximos de sua residência. Essa estratégia descentraliza
as unidades de trabalho no espaço urbano e gera mais
qualidade de vida aos motoristas que gastam menos
tempo de deslocamento de casa para o trabalho – uma
exceção à regra do trabalhador brasileiro dos grandes
centros urbanos – além de sobrar mais dinheiro para
o entregador. Outra iniciativa que adotamos foi a par-
ceria com mototaxistas das comunidades, gerando
fonte de renda nos momentos de baixas demandas em
suas rotinas diárias. Esse processo repercute também
na redução do impacto ambiental, já que diminui a
utilização de carro, a emissão de CO2, a manutenção
MAS COMO IMPLEMENTAR AÇÕES dos veículos e o gasto com combustível.
ESG NA CADEIA DE E-COMMERCE?
• Iniciativas na lógica da economia circular, como
No final de 2020, a Vai Fácil implementou o seu programa a logística reversa, que consiste em trabalhar os resí-
de ESG que hoje faz parte da estratégia de negócio. Tem duos sólidos gerados pela cadeia do e-commerce, com
sido um aprendizado diário. Trabalhamos com três pilares: rastreabilidade, elaboração e monitoramento de
Indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Per-
1. Medir o impacto socioambiental gerado pelas formance Indicator) e métricas que tangibilizem os
operações de e-commerce. benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.
2. Reduzir o máximo possível as emissões de carbono Na minha visão, este é o futuro das grandes varejistas.
geradas pelas entregas. Abordo este tema com mais detalhe a seguir.
3. Neutralizar toda a nossa emissão de CO2 e operar
com modais mais sustentáveis.
POR QUE A LOGÍSTICA REVERSA
Com base na nossa trajetória, apresento aqui algumas ex- É UMA TENDÊNCIA PARA UM
periências que podem ajudar nessa caminhada rumo ao
desenvolvimento sustentável das operações de e-commerce: E-COMMERCE MAIS SUSTENTÁVEL?
• Busca da redução das emissões de CO2 por meio Segundo um artigo publicado recentemente pela revista
de modais mais sustentáveis: Diante da atual crise Logistics Management, a logística reversa se tornará um
climática, é fundamental conhecer sua linha de base recurso-padrão que todas as empresas precisarão incluir
em termos de emissões de carbono geradas. Nesse nos modelos operacionais. De acordo com os executivos
sentido é preciso medir essas emissões de forma trans- da Accenture que assinam o artigo, esse mercado deve
parente e cientificamente validadas, sendo necessário atingir mais de US$ 958 bilhões em 2028, visto que o
planejar e implementar um programa de redução. e-commerce está entre as três principais áreas que impul-
Trata-se de um processo que deve ter metas crescen- sionam esse crescimento. 1
tes, tangíveis e transparentes. A realização de entre- .........................
REISS, Mike; GUZMAN-CARRANZA, Herman. 2022. It’s time to transform
gas a pé, que chamamos de canela, bicicleta, bicicleta 1 reverse logistics. Website Logistics Management. Disponível em: https://www.lo-
elétrica, motos e coletas eletrificadas nos centros de gisticsmgmt.com/article/its_time_to_transform_reverse_logistics.
Nº 153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022 61