Page 65 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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RBCE - A revista da



                                                                  distribuição dos clientes vão progressivamente, em
                                                                  ritmo crescente, se comprometendo no sentido da
                                                                  construção de uma economia de baixo carbono.
                                                              •  Neutralização da emissão de CO2:    As emissões
                                                                  que não foram reduzidas precisam ser neutraliza-
                                                                  das. No nosso modelo, essa neutralização é feita por
                                                                  meio de projetos de energia renovável.

                                                              •  Engajamento da comunidade local: Desde o início
                                                                  da Vai Fácil, espalhamos pela cidade minibases para
                                                                  que o motorista colete as entregas nos locais mais pró-
                                                                  ximos de sua residência. Essa estratégia descentraliza
                                                                  as unidades de trabalho no espaço urbano e gera mais
                                                                  qualidade de vida aos motoristas que gastam menos
                                                                  tempo de deslocamento de casa para o trabalho – uma
                                                                  exceção à regra do trabalhador brasileiro dos grandes
                                                                  centros  urbanos – além de sobrar mais dinheiro  para
                                                                  o entregador. Outra iniciativa que adotamos foi a par-
                                                                  ceria com mototaxistas das comunidades, gerando
                                                                  fonte de renda nos momentos de baixas demandas em
                                                                  suas rotinas diárias. Esse processo repercute também
                                                                  na redução do impacto ambiental, já que diminui a
                                                                  utilização de carro, a emissão de CO2, a manutenção
          MAS COMO IMPLEMENTAR AÇÕES                              dos veículos e o gasto com combustível.
          ESG NA CADEIA DE E-COMMERCE?
                                                              •  Iniciativas na lógica da economia circular, como
          No final de 2020, a Vai Fácil implementou o seu programa   a logística reversa, que consiste em trabalhar os resí-
          de ESG que hoje faz parte da estratégia de negócio. Tem  duos sólidos gerados pela cadeia do e-commerce, com
          sido um aprendizado diário. Trabalhamos com três pilares:   rastreabilidade, elaboração e  monitoramento de
                                                                  Indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Per-
            1. Medir o impacto socioambiental gerado pelas        formance Indicator) e métricas que tangibilizem os
            operações de e-commerce.                              benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.
            2. Reduzir o máximo possível as emissões de carbono   Na minha visão, este é o futuro das grandes varejistas.
            geradas pelas entregas.                               Abordo este tema com mais detalhe a seguir.
            3. Neutralizar toda a nossa emissão de CO2 e operar
            com modais mais sustentáveis.
                                                              POR QUE A LOGÍSTICA REVERSA
          Com base na nossa trajetória, apresento aqui algumas ex-  É UMA TENDÊNCIA PARA UM
          periências que podem ajudar nessa caminhada rumo ao
          desenvolvimento sustentável das operações de e-commerce:   E-COMMERCE MAIS SUSTENTÁVEL?
          •  Busca da redução das emissões de CO2 por meio  Segundo um artigo publicado recentemente pela revista
             de modais mais sustentáveis: Diante da atual crise  Logistics Management, a logística reversa se tornará um
             climática, é fundamental conhecer sua linha de base  recurso-padrão que todas as empresas precisarão incluir
             em termos de emissões de carbono geradas. Nesse  nos modelos operacionais. De acordo com os executivos
             sentido é preciso medir essas emissões de forma trans-  da Accenture que assinam o artigo, esse mercado deve
             parente e cientificamente validadas, sendo necessário   atingir mais de US$ 958 bilhões em 2028, visto que o
             planejar e implementar um programa de redução.   e-commerce está entre as três principais áreas que impul-
             Trata-se de um processo que deve ter metas crescen-  sionam esse crescimento. 1
             tes, tangíveis e transparentes. A realização de entre-            .........................
                                                               REISS, Mike; GUZMAN-CARRANZA, Herman. 2022. It’s time to transform
             gas a pé, que chamamos de canela, bicicleta, bicicleta   1 reverse logistics. Website Logistics Management. Disponível em: https://www.lo-
             elétrica, motos e coletas eletrificadas nos centros de   gisticsmgmt.com/article/its_time_to_transform_reverse_logistics.


          Nº  153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022                                                     61
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