Page 64 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
P. 64

Sustentabilidade e E-commerce








                                        Desafios e soluções para um


                                        e-commerce mais sustentável




















              Humberto Bahia



          A logística nunca foi um tema tão abordado dentro das grandes redes varejistas como agora. E isso é natural: com o
          crescimento do e-commerce, alavancado principalmente pela pandemia, vieram novas exigências dos clientes.

          Além de uma boa experiência com suas compras on-line, eles querem mais do que agilidade e qualidade nas entregas,
          eles querem propósito, querem ver e entender quais são e como são efetivamente aplicados na prática os propósitos
          da empresa. E é a partir da governança, o G da sigla ESG, que a organização começa a fazer diferença na jornada de
          compra desse consumidor.

          Os desafios do ponto de vista operacional que envolvem o last mile e o same day delivery nas grandes cidades são
          enormes. Mas há uma lacuna muito maior a ser resolvida: como oferecer um serviço com tamanha rapidez sem pre-
          judicar o meio ambiente? Como transformar essa demanda em uma oportunidade real de geração de renda para a
          comunidade local, fortalecendo o impacto social?

          Garantir um modelo de negócios baseado em propósito e não somente em lucro é desafiador, mas é possível. Obser-
          vamos que a pauta ESG está cada vez mais presente dentro das empresas de todos os segmentos. E quando ela passa
          a ser prioridade, esse compromisso tem que ser respirado todos os dias não somente pela organização, mas por toda
          a cadeia de produção. Clientes e fornecedores devem ter responsabilidade sobre ela.  Caso contrário, o discurso sem
          prática pode representar um caminho sem volta para a sua reputação.

          Em uma recente entrevista para o jornal Valor Econômico, Maurice Lévy, presidente do conselho de administração
          do Publicis Groupe, reforçou que

                    “a adoção de um discurso verde descasado da realidade trará uma reação brutal e dolorosa para as empre-
                    sas que não são sinceras. Reduzir as emissões de carbono, ações para estancar as alterações climáticas, po-
                    líticas de inclusão e de promoção da diversidade são pautas da opinião pública global. São as demandas
                    da sociedade contemporânea. É um assunto extremamente sério para não o abordar adequadamente.”
                                        ............................................................................
          Humberto Bahia é fundador e CEO da Vai Fácil, startup brasileira de logística – carbono neutro, com foco em soluções sustentáveis para e-commerce.
          Há 12 anos na área de transporte e logística, seu propósito é integrar serviços de entregas expressas com iniciativas que ajudem as empresas a viabilizar suas
          ações da Environmental, Social and Governance (ESG).

         60                                                             Nº  153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69