Page 64 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
P. 64
Sustentabilidade e E-commerce
Desafios e soluções para um
e-commerce mais sustentável
Humberto Bahia
A logística nunca foi um tema tão abordado dentro das grandes redes varejistas como agora. E isso é natural: com o
crescimento do e-commerce, alavancado principalmente pela pandemia, vieram novas exigências dos clientes.
Além de uma boa experiência com suas compras on-line, eles querem mais do que agilidade e qualidade nas entregas,
eles querem propósito, querem ver e entender quais são e como são efetivamente aplicados na prática os propósitos
da empresa. E é a partir da governança, o G da sigla ESG, que a organização começa a fazer diferença na jornada de
compra desse consumidor.
Os desafios do ponto de vista operacional que envolvem o last mile e o same day delivery nas grandes cidades são
enormes. Mas há uma lacuna muito maior a ser resolvida: como oferecer um serviço com tamanha rapidez sem pre-
judicar o meio ambiente? Como transformar essa demanda em uma oportunidade real de geração de renda para a
comunidade local, fortalecendo o impacto social?
Garantir um modelo de negócios baseado em propósito e não somente em lucro é desafiador, mas é possível. Obser-
vamos que a pauta ESG está cada vez mais presente dentro das empresas de todos os segmentos. E quando ela passa
a ser prioridade, esse compromisso tem que ser respirado todos os dias não somente pela organização, mas por toda
a cadeia de produção. Clientes e fornecedores devem ter responsabilidade sobre ela. Caso contrário, o discurso sem
prática pode representar um caminho sem volta para a sua reputação.
Em uma recente entrevista para o jornal Valor Econômico, Maurice Lévy, presidente do conselho de administração
do Publicis Groupe, reforçou que
“a adoção de um discurso verde descasado da realidade trará uma reação brutal e dolorosa para as empre-
sas que não são sinceras. Reduzir as emissões de carbono, ações para estancar as alterações climáticas, po-
líticas de inclusão e de promoção da diversidade são pautas da opinião pública global. São as demandas
da sociedade contemporânea. É um assunto extremamente sério para não o abordar adequadamente.”
............................................................................
Humberto Bahia é fundador e CEO da Vai Fácil, startup brasileira de logística – carbono neutro, com foco em soluções sustentáveis para e-commerce.
Há 12 anos na área de transporte e logística, seu propósito é integrar serviços de entregas expressas com iniciativas que ajudem as empresas a viabilizar suas
ações da Environmental, Social and Governance (ESG).
60 Nº 153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022