Page 58 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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Agronegócio


          MOMENTO FUTURO                                      5.  Crescentes investimentos em inovação tecnológica e
                                                                  marketing – a adoção de tecnologias da informação,
          De forma resumida e tendo como base posições de or-     como imagem de satélites, drones, inteligência artifi-
          ganizações públicas internacionais, devemos focar no    cial promovendo economia de recursos. No  marke-
          quesito da segurança alimentar.                         ting, o impulsionamento de valor agregado com o
                                                                  consumo e a difusão dos “prontos para beber”, bem
          Destaca-se uma série de pontos, tidos como indiscutí-   como o exemplo de cápsulas de café são parte das mu-
          veis, com claras evidências publicadas na Revista Farm   danças de consumo que vieram para ficar, além das es-
          Chemicals International, que persistem válidas até hoje:  tratégias ditas de green label, em que termos e formu-
                                                                  lações que envolvam as expressões: diet, no sugar, low
          1.  China e Índia continuarão a comprar alimentos –     carb, light, bio, zero, natural e orgânico como sendo
             com 1,4 bilhão de habitantes (China) e 1,36 bilhão   promotores de preferência e aumento do volume de
             (Índia), representam juntos 35% da população mun-    vendas quando expostos nos pontos de vendas.
             dial e 35% do faturamento do atual agro brasileiro.
                                                              6.  Clientes em mutação constante – a razão da existên-
          2.  Proteína animal depende também da proteína vege-    cia e de todo empenho do agronegócio brasileiro está
             tal – segundo a Embrapa, para se obter 1 kg de carne   no cliente/consumidor final de seus produtos. Do
             de frango é necessário, em média, 2 kg de milho/     antigo armazém da esquina de nossas casas, com ex-
             soja. No caso de suínos, para cada 1 kg, consome-se   trema fidelidade, entrega em domicílio, e a “caderne-
             4 kg de proteína vegetal e, por fim, mesmo com os    ta” que se pagava nos finais dos meses evoluiu-se para
             bovinos a pasto, o mercado de rações demanda 7/8     o autosserviço em que os supermercados (ou hiper-
             kg de grãos para geração de arrobas.                 mercados) passaram a dominar no ambiente de dis-
                                                                  tribuição. Atualmente, derivados do mundo digital e
          3.  Regulamentação progressivamente rigorosa na área
             ambiental – evidenciado na percepção mundial de      da pandemia surgem os clientes cada vez mais racio-
             que os usos de ar e água são finitos agravados pelos   nais, críticos, exigentes, individualistas e “antenados”
             riscos nucleares, pós Chernobil e Fukushima. Passados   cujas decisões de consumo ocorrem on line sem qual-
             30 anos da Eco 92 as atenções concentram-se atual-   quer relação interpessoal que permita uma fideliza-
             mente nas COP 25, 26 e 27.                           ção dos consumidores e produtores agroindustriais.
                                                                  Os canais de distribuição, sua logística, praticidade e
          4.  Investimentos acelerados em biotecnologia – em ou-  comparação de preços são os novos pilares que geram
             tras palavras, significa dizer que OGMs e controles  as decisões de compra.
             biológicos continuarão a ganhar mercado por sobre as
             moléculas químicas historicamente utilizadas. Produ-  Por fim, vale destacar que tais posições não implicam a
             tos ditos especiais, melhoramento genético, transgenia,   adoção de uma nova postura ou tendência, sendo elimi-
             edição genômica, além de biofertilizantes e biopestici-  nadas as posições historicamente já existentes.
             das ganham espaço na nutrição e saúde das lavouras.























           Referências:
           https://esa.un.org/unpd/wpp/publications/files/WPP2017_Keyfindings.pdf
           http://www.fao.org/fileadmin/templates/wsfs/docs/Issues_papers/HLEF2050_Global_Agriculture.pdf
         54                                                             Nº  153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022
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