Page 58 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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Agronegócio
MOMENTO FUTURO 5. Crescentes investimentos em inovação tecnológica e
marketing – a adoção de tecnologias da informação,
De forma resumida e tendo como base posições de or- como imagem de satélites, drones, inteligência artifi-
ganizações públicas internacionais, devemos focar no cial promovendo economia de recursos. No marke-
quesito da segurança alimentar. ting, o impulsionamento de valor agregado com o
consumo e a difusão dos “prontos para beber”, bem
Destaca-se uma série de pontos, tidos como indiscutí- como o exemplo de cápsulas de café são parte das mu-
veis, com claras evidências publicadas na Revista Farm danças de consumo que vieram para ficar, além das es-
Chemicals International, que persistem válidas até hoje: tratégias ditas de green label, em que termos e formu-
lações que envolvam as expressões: diet, no sugar, low
1. China e Índia continuarão a comprar alimentos – carb, light, bio, zero, natural e orgânico como sendo
com 1,4 bilhão de habitantes (China) e 1,36 bilhão promotores de preferência e aumento do volume de
(Índia), representam juntos 35% da população mun- vendas quando expostos nos pontos de vendas.
dial e 35% do faturamento do atual agro brasileiro.
6. Clientes em mutação constante – a razão da existên-
2. Proteína animal depende também da proteína vege- cia e de todo empenho do agronegócio brasileiro está
tal – segundo a Embrapa, para se obter 1 kg de carne no cliente/consumidor final de seus produtos. Do
de frango é necessário, em média, 2 kg de milho/ antigo armazém da esquina de nossas casas, com ex-
soja. No caso de suínos, para cada 1 kg, consome-se trema fidelidade, entrega em domicílio, e a “caderne-
4 kg de proteína vegetal e, por fim, mesmo com os ta” que se pagava nos finais dos meses evoluiu-se para
bovinos a pasto, o mercado de rações demanda 7/8 o autosserviço em que os supermercados (ou hiper-
kg de grãos para geração de arrobas. mercados) passaram a dominar no ambiente de dis-
tribuição. Atualmente, derivados do mundo digital e
3. Regulamentação progressivamente rigorosa na área
ambiental – evidenciado na percepção mundial de da pandemia surgem os clientes cada vez mais racio-
que os usos de ar e água são finitos agravados pelos nais, críticos, exigentes, individualistas e “antenados”
riscos nucleares, pós Chernobil e Fukushima. Passados cujas decisões de consumo ocorrem on line sem qual-
30 anos da Eco 92 as atenções concentram-se atual- quer relação interpessoal que permita uma fideliza-
mente nas COP 25, 26 e 27. ção dos consumidores e produtores agroindustriais.
Os canais de distribuição, sua logística, praticidade e
4. Investimentos acelerados em biotecnologia – em ou- comparação de preços são os novos pilares que geram
tras palavras, significa dizer que OGMs e controles as decisões de compra.
biológicos continuarão a ganhar mercado por sobre as
moléculas químicas historicamente utilizadas. Produ- Por fim, vale destacar que tais posições não implicam a
tos ditos especiais, melhoramento genético, transgenia, adoção de uma nova postura ou tendência, sendo elimi-
edição genômica, além de biofertilizantes e biopestici- nadas as posições historicamente já existentes.
das ganham espaço na nutrição e saúde das lavouras.
Referências:
https://esa.un.org/unpd/wpp/publications/files/WPP2017_Keyfindings.pdf
http://www.fao.org/fileadmin/templates/wsfs/docs/Issues_papers/HLEF2050_Global_Agriculture.pdf
54 Nº 153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022