Page 54 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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Promoção de Exportações
25 anos da Apex-Brasil
e seus novos desafios
Antonio Carlos da Silveira Pinheiro
é presidente da Funcex
Antonio Carlos da
Silveira Pinheiro
Este ano a Apex-Brasil completou 25 anos de atividades com importantes realizações.
A Funcex tem a satisfação e o orgulho de ter contribuído decisivamente para a criação da Agência Brasileira de Pro-
moção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). À época, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizou minucioso estudo sobre os programas de promoção comercial, em
que analisava a experiência internacional das ações, atividades e fontes de funding utilizadas para promover as expor-
tações. Com base nesse estudo, o então presidente da Funcex e ex-diretor da Cacex, dr. Benedicto Fonseca Moreira,
defendeu em todas as esferas em Brasília a importância de se ter um programa oficial de promoção comercial às
exportações. Depois do incessante trabalho de convencimento junto às autoridades governamentais efetuado pelo
dr. Benedicto, o estudo realizado pela Funcex ajudou a fundamentar a exposição de motivos que justificaram a cria-
ção, em 1997, da Apex-Brasil, no âmbito do Sebrae-Nacional. As diretrizes estratégicas estabelecidas à época eram
(e ainda o são) a promoção das exportações e do trade, a promoção da organização das atividades exportadoras, a
pesquisa e seleção de mercados e o acesso das pequenas e médias empresas (PMEs) aos mercados internacionais e
ao trade finance.
Desde então, o panorama das exportações brasileiras mudou completamente. Em 2021 elas somaram U$ 280,394
bilhões e foram realizadas por cerca de 31 mil empresas, das quais 15,8 mil eram exportadoras tradicionais, 5,2 mil
exportadoras estreantes em 2021 e as restantes 10 mil empresas vendem para o exterior de forma descontínua ou
eventual. Desse total, a indústria teve 17,5 mil empresas exportando, sendo 9,4 mil exportadoras contínuas. E o co-
mércio teve 10,4 mil empresas exportadoras em 2021, sendo metade delas exportadoras contínuas, com um ingresso
de 3, 1 mil novas empresas exportando entre 2017 e 2021.
A Apex-Brasil está se lançando em quatro novos desafios: (i) diversificar os produtos e serviços oferecidos e ofertados ao ex-
terior de modo a incentivar um processo de transformação e diversificação da composição da pauta de exportações de bens e
serviços nacionais; (ii) diversificar a origem e as regiões geográficas, no Brasil, que podem ofertar bens e serviços com quali-
dade e quantidade apropriadas para serem vendidos no mercado internacional, contribuindo e incentivando uma diversi-
ficação e uma maior orientação externa dos municípios brasileiros; (iii) diversificar o destino dos bens e serviços ofertados
pelo Brasil, abrindo espaço em novos mercados e países no exterior, incentivando e potencializando a nossa característica
de sermos um global trader; e, por último, (iv) expandir a nossa base de empresas exportadoras por meio do incentivo à
inserção de MPES nos negócios internacionais e também das empresas brasileiras nas cadeias de globais de valor.
50 Nº 153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022