Page 50 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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Promoção de Exportações


          No setor industrial sabemos que apenas vender não é su-  Nossa pesquisa aponta que no mês de agosto, 45% dos
          ficiente para alcançar a competitividade almejada pela  empresários entrevistados tiveram altas significativas
          empresa. Vale estudar possibilidades de oferecer servi-  nos custos de produção, sendo 33% em matéria-prima e
          ços agregados à sua oferta final que precisam ser reali-  insumos, 43% tiveram capital de giro insuficiente, e so-
          zados no exterior, já em consonância com a industriali-  mente 13% tinham disponível o suficiente para as con-
          zação 4.0.                                          tas mensais.

          Trago aqui um exemplo a ser ponderado quando se pen-  Para conseguir capital de giro, 10% dos empresários das
          sa em internacionalização. Inovação é uma qualidade  micro e pequenas empresas recorreram ao cheque espe-
          reconhecida internacionalmente e uma necessidade evi-  cial, por não ter acesso a linhas de créditos adequadas
          dente da indústria atual. Tecnologia aplicada na moder-  ao tamanho do negócio (24%), por causa das altas taxas
          nização das fábricas é imprescindível para que empresá-  de juros (37%), pelas garantias exigidas por instituições
          rios de micro e pequenas empresas estejam alinhados às  financeiras (14%) ou restrições por causa de outras dívi-
          novas tendências de mercado, conduzindo processos de  das (11%).
          criação de novos produtos e direcionando novos mode-
          los de negociação.                                  Acompanhando os indicadores das micro e pequenas
                                                                                              1
                                                              indústrias de São Paulo desde 2013,  quando iniciamos
          Entretanto, quando falamos de inovação o assunto pare-  as pesquisas junto ao Datafolha, e desde o início deste
          ce restrito às grandes indústrias devido aos altos custos  ano com a pesquisa nacional, sabemos o quanto a ques-
          de produção. De fato, inovar demanda investimento e  tão de incentivos fiscais e financeiros para os empresá-
          destinação de recursos para esse segmento. Mas para os  rios das micro e pequenas empresas é essencial para a
          empresários das micro e pequenas empresas os recursos  continuidade e o crescimento de seus negócios.
          costumam ter outro destino, capital de giro e custos de
          produção.

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          Fonte: Indicador Nacional da Micro e Pequena Indústria. Set./out. 2022. Disponível em: http://www.simpi.org.br/indicadores-nacional-simpi-2022.html
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          1  Todas as pesquisas realizadas desde 2013, estão disponíveis em: http://www.simpi.org.br/simpidatafolha.html.

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