Page 49 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
P. 49
RBCE - A revista da
Deve-se fazer um mapeamento da empresa, avaliando
controle de gestão de produção e logística, entre outros.
A partir disso, realizar ajustes necessários para adequar
o produto ao novo mercado: rever a embalagem, o idio-
ma, as exigências sanitárias e técnicas de acordo com a
legislação do país.
Sem dúvida, é muito importante conhecer os pontos
essenciais para estruturar a internacionalização da em-
presa, mas o trabalho de uma consultoria especializada
Imagem de Arek Socha por Pixabay ternacional. É a consultoria que apontará os ajustes seja
faz total diferença para seguir explorando o mercado in-
de cunho legal, financeiro e/ou cultural, como aspectos
de cunho religioso, entre outros.
O mercado de negócios internacionais para micro e pe-
quenas empresas é uma realidade possível, ainda mais
em um cenário promissor como o das vendas on-line
ou em situações de crise global, como a atual guerra da
Ucrânia ou o pós-pandemia de Covid-19.
Para tanto é importante que o empresário seja orienta-
do detalhadamente sobre os trâmites exigidos para se
A burocracia e as barreiras tarifárias e não tarifárias que iniciar nesse mercado e ponderar alguns fatores que são
envolvem os processos são um obstáculo para investir relevantes na inserção internacional. E, acima de tudo,
em exportação e importação. É preciso planejar com seja competitivo e tenha uma orientação estratégica do
cautela para evitar prejuízos financeiros e disposição que pretende com o movimento específico de interna-
para enfrentar novos desafios. cionalização.
............................................................................
Fonte: Indicador Nacional da Micro e Pequena Indústria. Set./out. 2022. Disponível em: http://www.simpi.org.br/indicadores-nacional-simpi-2022.html
Nº 153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022 45