Page 49 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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RBCE - A revista da



                                                              Deve-se fazer um mapeamento da empresa, avaliando
                                                              controle de gestão de produção e logística, entre outros.
                                                              A partir disso, realizar ajustes necessários para adequar
                                                              o produto ao novo mercado: rever a embalagem, o idio-
                                                              ma, as exigências sanitárias e técnicas de acordo com a
                                                              legislação do país.

                                                              Sem dúvida, é muito importante conhecer os pontos
                                                              essenciais para estruturar a internacionalização da em-
                                                              presa, mas o trabalho de uma consultoria especializada
                                                           Imagem de Arek Socha por Pixabay  ternacional. É a consultoria que apontará os ajustes seja
                                                              faz total diferença para seguir explorando o mercado in-

                                                              de cunho legal, financeiro e/ou cultural, como aspectos
                                                              de cunho religioso, entre outros.

                                                              O mercado de negócios internacionais para micro e pe-
                                                              quenas empresas é uma realidade possível, ainda mais
                                                              em um cenário promissor como o das vendas on-line
                                                              ou em situações de crise global, como a atual guerra da
                                                              Ucrânia ou o pós-pandemia de Covid-19.

                                                              Para tanto é importante que o empresário seja orienta-
                                                              do detalhadamente sobre os trâmites exigidos para se
          A burocracia e as barreiras tarifárias e não tarifárias que   iniciar nesse mercado e ponderar alguns fatores que são
          envolvem os processos são um obstáculo para investir  relevantes na inserção internacional. E, acima de tudo,
          em exportação e importação. É preciso planejar com  seja competitivo e tenha uma orientação estratégica do
          cautela para evitar prejuízos financeiros e disposição  que pretende com o movimento específico de interna-
          para enfrentar novos desafios.                      cionalização.
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         Fonte: Indicador Nacional da Micro e Pequena Indústria. Set./out. 2022. Disponível em: http://www.simpi.org.br/indicadores-nacional-simpi-2022.html


          Nº  153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022                                                     45
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