Page 55 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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RBCE - A revista da



                                                              Isso proporcionaria o conhecimento da estrutura e da
                                                              composição das exportações de cada estado e, ainda, a
                                                              identificação dos produtos e dos mercados passíveis de
                                                              se iniciar um processo de exportação. Também facul-
                                                              taria um perfil estatístico da participação das empresas
                                                              que atuam no comércio exterior de cada estado, avaliado
                                                              com base em amplo leque de indicadores e conceitos,
                                                              o que se afigura imprescindível para a formulação e o
                                                              adequado monitoramento dos resultados das políticas
                                                              públicas voltadas para a inserção internacional das em-
                                                              presas de diversos portes e setores da economia de cada
                                                           Imagem de 3D Animation Production Company por Pixabay  A análise combinada de dados sobre a expansão da base
                                                              estado.


                                                              exportadora (número de empresas, frequência e porte
                                                              das mesmas); dos mercados de destino das exportações;
                                                              dos setores de atividade envolvidos; do número de em-
                                                              presas estreantes em cada ano e do grau de permanência
                                                              dessas empresas no comércio exterior; dos produtos ex-
                                                              portados por estado e munícipios; e do grau de intensi-
                                                              dade tecnológica, constitui informação essencial para a
                                                              tomada de decisão de medidas de políticas públicas para
                                                              diversificar as vendas e os destinos dos mercados exter-
          São objetivos extremamente desejáveis que poderão ser   nos e para incentivar o processo de internacionalização
          mais facilmente alcançados pelo incremento de parce-  das empresas em cada estado da Federação brasileira.
          rias público-privadas entre a Apex-Brasil e as empresas
          e entidades representativas do setor privado. Dado que  As fontes de informação para as séries estatísticas são ba-
          os objetivos a serem perseguidos são múltiplos – diver-  sicamente aquelas fornecidas pela Secex/Ministério da
          sificar região produtora, produtos e serviços, destinos e  Economia, pelo Contrade, pela Relação Anual de Infor-
          mercados compradores – um esforço coletivo para iden-  mações Sociais (RAIS) e pelo IBGE. Essas informações
          tificar, selecionar e sugerir oportunidades em cada uma  estatísticas primárias são um tipo de big data que requer
          dessas dimensões seria altamente benéfico. Capacitar e  conhecimento de data science para se produzirem infor-
          dotar os talentos com conhecimentos em nível de chão   mações adequadas à tomada de decisão por parte dos
          de fábrica, e também identificar as oportunidades de  policy makers.
          conquistas no mercado externo com criatividade e me-
          lhoria contínua de processos para uma produção com-  A Funcex é a mais antiga fundação de direito privado
          petitiva são importante atividades complementares que  para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.
          podem ser desenvolvidas com apoio do setor privado e  Criada em março de 1976 pelo então ministro Mário
          das instituições voltadas ao desenvolvimento do comér-  Henrique Simonsen, teve como seu primeiro presidente
          cio exterior, como a Funcex.                        o ex-ministro Marcus Vinícius Pratini de Morais e, tam-
                                                              bém como presidente, o mesmo Benedicto Moreira que
          A análise de dados propicia acertos nos diagnósticos de   tanto lutou pela criação da Apex-Brasil. Hoje a Funcex
          potencial e acuidade nas pesquisas. É importante inves-  encontra-se totalmente apta e pronta a contribuir nesse
          tigar o desempenho exportador de cada estado do Brasil   processo.
          e a mudança na estrutura e composição das exportações
          das regiões geográficas de cada estado e dos municípios  A Funcex tem o orgulho de ter a Apex-Brasil como
          segundo produtos (classes), setores, locais de saída das  membro de seu Conselho Superior e a saúda pelos seus
          exportações e mercados de destino das exportações. Ên-  25 anos de importantes trabalhos em prol do empresa-
          fase especial deve ser dada à análise da base de empresas  riado de nosso país, com votos de uma longa jornada de
          exportadoras segundo cruzamentos de tipo e frequência   relevantes serviços.
          por setor de atividade, e por município, de modo a se
          ter mapas, infográficos e o perfil das empresas conforme
          seus endereços e com sua localização georreferenciada.


          Nº  153 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2022                                                     51
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