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Mulheres Líderes na Exportação
Desa os e Possibilidades para a inserção de
Jovens Mulheres da área de Relações Internacio-
nais no Comércio Exterior Brasileiro
Suyá Paladino
INTRODUÇÃO
O comércio exterior brasileiro é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico, marcado por dinâmicas
complexas e exigência de alta quali cação técnica.
Entre os grupos que almejam atuar nesse setor, destacam-se as jovens mulheres entre 15 e 29 anos que serão pro s-
sionais e executivas oriundas do curso de Relações Internacionais (RI). Este curso majoritariamente atrai mulheres
e apresenta ampla heterogeneidade social e acadêmica. Há, de um lado, estudantes com perfeito domínio de idio-
mas, vivência e cultura internacional. De outro lado, há aquelas que enfrentam barreiras estruturais de acesso à
formação e ao conhecimento das práticas do mundo de negócios internacionais, e precisam saber e terem ciência da
necessidade de buscarem quali cação complementar para se inserirem no comércio exterior brasileiro.
De forma bem geral, o mercado de trabalho é constituido pela base de empresas exportadoras e importadoras cujo
o número é divulgado anualmente pelo Ministério da Industria e Comércio. De fato, estima-se que em 2024 haja
umas 44 mil empresas importadoras, e 26 mil exportadoras de bens. Infelizmente apesar da crescente importância
das exportações, e das importações de serviços não se sabe quantas empresas operam nesse segmento. Há ainda
oportunidades nas areas de transporte e logistica internacional, assim como na area de Cambio, trade nance, e
seguro de crédito ou em geral. Importa perceber que há oportunidades para a inserção dessas jovens mulheres oriun-
das de RI no comércio exterior brasileiro. Este artigo busca expor e re etir sobre os principais desa os enfrentados
por jovens mulheres e internacionalistas que desejam ingressar e estruturar /ou se consolidar nas atividades de ex-
portação e importação do comércio exterior, destacando tanto as competências técnicas quanto comportamentais
que podem favorecer esse processo de inserção no mercado de trabalho. Também se propõe a explorar o contraste
entre as expectativas formadas na graduação e à realidade do mercado, especialmente no setor privado.
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Suyá Paladino é formada em Relações Internacionais (UCAM 2012), com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e MBA em Logística
e Supoly Chain.
Pro ssional da área de Comércio Exterior há 13 anos, com experiência em processos de importação e exportação, compliance e gestão documental atual-
mente em empresa pública federal.
Atua com foco em e ciência operacional, melhoria de uxos e conformidade regulatória, aliando conhecimento técnico e visão estratégica do setor.
46 Nº 164 - Julho, Agosto e Setembro de 2025

