Page 62 - RBCE 164
P. 62

Mulheres Líderes na Exportação








             Desa os e Possibilidades para a inserção de


             Jovens  Mulheres  da área de Relações Internacio-


             nais no Comércio Exterior Brasileiro
















              Suyá Paladino



          INTRODUÇÃO


          O comércio exterior brasileiro é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico, marcado por dinâmicas
          complexas e exigência de alta quali cação técnica.

          Entre os grupos que almejam atuar nesse setor, destacam-se as jovens mulheres entre 15 e 29 anos que serão  pro s-
          sionais e executivas oriundas do curso de Relações Internacionais (RI). Este curso majoritariamente atrai mulheres
          e apresenta ampla heterogeneidade social e acadêmica. Há, de um lado,  estudantes com perfeito  domínio de idio-
          mas,   vivência e cultura internacional. De outro lado, há aquelas que enfrentam barreiras estruturais de acesso à
          formação e ao conhecimento das práticas do mundo de negócios internacionais, e precisam saber e terem ciência da
          necessidade de buscarem  quali cação complementar para se inserirem no comércio exterior brasileiro.
          De forma bem geral, o mercado de trabalho é constituido pela base de empresas exportadoras e importadoras cujo
          o número é divulgado anualmente pelo Ministério da Industria e Comércio. De fato, estima-se que em 2024 haja
          umas 44 mil empresas importadoras, e 26 mil exportadoras de bens. Infelizmente apesar da crescente importância
          das exportações,  e das importações de serviços não se sabe quantas empresas operam nesse segmento. Há ainda
          oportunidades nas areas de transporte e logistica internacional, assim como na area de Cambio, trade  nance, e
          seguro de crédito ou em geral. Importa perceber que há oportunidades para a inserção dessas jovens mulheres oriun-
          das de RI no comércio exterior brasileiro. Este artigo busca expor e re etir sobre os principais desa os enfrentados
          por jovens mulheres e internacionalistas que desejam ingressar e estruturar /ou se consolidar nas atividades de ex-
          portação e importação do  comércio exterior, destacando tanto as competências técnicas quanto comportamentais
          que podem favorecer esse processo de inserção no mercado de trabalho. Também se propõe a explorar o contraste
          entre as expectativas formadas na graduação e à realidade do mercado, especialmente no setor privado.
                                        ............................................................................

          Suyá Paladino é formada em Relações Internacionais (UCAM 2012), com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e MBA em Logística
          e Supoly Chain.
          Pro ssional da área de Comércio Exterior há 13 anos, com experiência em processos de importação e exportação, compliance e gestão documental atual-
          mente em empresa pública federal.
          Atua com foco em e ciência operacional, melhoria de  uxos e conformidade regulatória, aliando conhecimento técnico e visão estratégica do setor.

         46                                                                    Nº  164 - Julho, Agosto e Setembro de 2025
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67