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Mulheres Líderes na Exportação
endedorismo e nos ofícios especializados, rompendo bar- nheceram o papel crucial das mulheres no comércio e
reiras em áreas historicamente dominadas por homens, criaram programas que promovem seu empoderamen-
como manufatura, construção e nanças. As comercian- to. Esses programas oferecem treinamento, mentoria,
tes/traders hoje se bene ciam de vários programas econô- networking e recursos adaptados às necessidades das
micos globais que visam promover a igualdade de gênero mulheres empreendedoras. Governos, partes interessa-
e apoiar mulheres empreendedoras por meio de iniciati- das do setor privado e a sociedade civil são incentivados
vas de nanciamento e desenvolvimento comercial. a implementarem políticas comerciais sensíveis às ques-
tões de gênero e práticas inclusivas no local de trabalho
De modo geral, o papel das mulheres como comercian- para ajudar as mulheres a liberar todo o seu potencial no
tes/traders evoluiu de uma participação discreta, mas comércio internacional.
signi cativa, no comércio inicial para posições cada vez
mais proeminentes e formalizadas no comércio e nos ne- Em resumo, as mulheres hoje são atores essenciais no
gócios internacionais. Atualmente há um esforço contí- comércio internacional, contribuindo para a inovação
nuo para aprimorar seu empoderamento econômico e a econômica e o progresso social, ao mesmo tempo em que
igualdade de gênero nas políticas e práticas comerciais. superam desa os persistentes por meio de apoio direcio-
nado e intervenções políticas. As mulheres comerciantes/
As mulheres desempenham hoje um papel cada vez mais traders internacionais continuam a enfrentar barreiras
vital e multifacetado como comerciantes/traders inter- legais, nanceiras, socioculturais e informacionais que
nacionais. Apesar da sub-representação histórica, sua restringem seu potencial comercial. Enfrentar esses de-
participação no comércio internacional cresceu signi- sa os por meio de políticas de apoio, inclusão nanceira
cativamente devido aos avanços em educação, tecno- e conscientização são essenciais para desbloquear a plena
logia e políticas de apoio. Mulheres empreendedoras e participação das mulheres no comércio global.
proprietárias de empresas contribuem com perspectivas
e habilidades únicas que impulsionam o crescimento Hoje, no Brasil, mais do que nunca é preciso incentivar
econômico e o desenvolvimento globalmente. a difusão de uma “cultura de exportação empreende-
dora” focada nas mulheres aonde se busque incentivar
De forma concreta e objetiva, as mulheres hoje se envol- que mulheres empreendedoras mesmo em situação de
vem ativamente em vários aspectos do comércio interna- vulnerabilidade social se tornem traders/comerciantes/
cional, incluindo importação, exportação, pesquisa de vendedoras internacionais. É preciso compreender que
mercado, gestão da cadeia de suprimentos e negociações essas mulheres poderão vir a se tornar digital trader para
comerciais. Seu envolvimento aumenta a diversidade na operar nas plataformas B2B e também estarão aptas a
tomada de decisões, levando a políticas comerciais mais ajudar as empresas não exportadoras a ingressar em ca-
inclusivas e culturalmente sensíveis. A participação das deias de valor globais. De fato, é preciso generalizar o
mulheres promove um crescimento econômico mais sus- incentivo para que as jovens mulheres venham a SER
tentável e equitativo, promovendo a igualdade de gênero TRADER de modo a desenvolver competências e ha-
e a independência nanciera, o que também transforma bilidades para obter conhecimento comercial, planejar
as dinâmicas sociais e de poder dentro das comunidades. a exportação e estruturar operações de trade nance. E,
assim entrarem e operarem de forma contínua e persis-
Porém, as mulheres no comércio internacional ainda tente nos negócios internacionais!
enfrentam barreiras de gênero, como acesso limitado a
nanciamento, mercados, mentoria e redes de apoio. Pre- O período pós-pandemia trouxe um crescimento expo-
conceitos culturais e práticas discriminatórias frequen- nencial para o mercado de trade digital. Segundo da-
temente di cultam sua plena participação. As mulheres dos da International Trade Centre, o comércio eletrô-
também são mais vulneráveis aos impactos negativos da nico global cresceu aproximadamente 30% entre 2021
liberalização do comércio, frequentemente ocupando e 2023, com projeções de continuar expandindo entre
empregos informais ou menos seguros que podem ser 15% a 20% ao ano até 2025. Este crescimento criou
prejudicados pela concorrência global. Consequente- oportunidades sem precedentes para mulheres traders
mente, políticas especí cas são necessárias para abordar digitais, que encontraram nas plataformas online um
esses obstáculos estruturais e garantir que as mulheres te- espaço mais democrático e acessível para atuar no co-
nham oportunidades iguais nos mercados internacionais. mércio internacional.
Vale lembrar que organizações internacionais como As mulheres traders digitais enfrentam desa os úni-
a Organização Mundial do Comércio (OMC) reco- cos que requerem estratégias especí cas de superação.
44 Nº 164 - Julho, Agosto e Setembro de 2025

