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Mulheres Líderes na Exportação


          endedorismo e nos ofícios especializados, rompendo bar-  nheceram o papel crucial das mulheres no comércio e
          reiras  em  áreas  historicamente  dominadas  por  homens,  criaram programas que promovem seu empoderamen-
          como manufatura, construção e  nanças. As comercian-  to. Esses programas oferecem treinamento, mentoria,
          tes/traders hoje se bene ciam de vários programas econô-  networking e recursos adaptados às necessidades das
          micos globais que visam promover a igualdade de gênero  mulheres empreendedoras. Governos, partes interessa-
          e apoiar mulheres empreendedoras por meio de iniciati-  das do setor privado e a sociedade civil são incentivados
          vas de  nanciamento e desenvolvimento comercial.    a implementarem políticas comerciais sensíveis às ques-
                                                              tões de gênero e práticas inclusivas no local de trabalho
          De modo geral, o papel das mulheres como comercian-  para ajudar as mulheres a liberar todo o seu potencial no
          tes/traders evoluiu de uma participação discreta, mas  comércio internacional.
          signi cativa, no comércio inicial para posições cada vez
          mais proeminentes e formalizadas no comércio e nos ne-  Em  resumo,  as  mulheres  hoje  são  atores  essenciais  no
          gócios internacionais. Atualmente há um esforço contí-  comércio  internacional,  contribuindo  para  a  inovação
          nuo para aprimorar seu empoderamento econômico e a  econômica e o progresso social, ao mesmo tempo em que
          igualdade de gênero nas políticas e práticas comerciais.  superam desa os persistentes por meio de apoio direcio-
                                                              nado e intervenções políticas. As mulheres comerciantes/
          As mulheres desempenham hoje um papel cada vez mais   traders  internacionais  continuam  a  enfrentar  barreiras
          vital e multifacetado como comerciantes/traders inter-  legais,   nanceiras,  socioculturais  e  informacionais  que
          nacionais. Apesar da sub-representação histórica, sua  restringem  seu  potencial  comercial.  Enfrentar  esses  de-
          participação no comércio internacional cresceu signi-  sa os por meio de políticas de apoio, inclusão  nanceira
           cativamente devido aos avanços em educação, tecno-  e conscientização são essenciais para desbloquear a plena
          logia e políticas de apoio. Mulheres empreendedoras e   participação das mulheres no comércio global.
          proprietárias de empresas contribuem com perspectivas
          e habilidades únicas que impulsionam o crescimento  Hoje, no Brasil, mais do que nunca é preciso incentivar
          econômico e o desenvolvimento globalmente.          a difusão de uma “cultura de exportação empreende-
                                                              dora” focada nas mulheres aonde se busque incentivar
          De forma concreta e objetiva, as mulheres hoje se envol-  que mulheres empreendedoras mesmo em situação de
          vem ativamente em vários aspectos do comércio interna-  vulnerabilidade social se tornem traders/comerciantes/
          cional,  incluindo  importação,  exportação,  pesquisa  de  vendedoras internacionais. É preciso compreender que
          mercado, gestão da cadeia de suprimentos e negociações  essas mulheres poderão vir a se tornar digital trader para
          comerciais.  Seu  envolvimento  aumenta  a  diversidade  na  operar nas plataformas B2B e também estarão aptas a
          tomada de decisões, levando a políticas comerciais mais  ajudar as empresas não exportadoras a ingressar em ca-
          inclusivas  e  culturalmente  sensíveis.  A  participação  das  deias de valor globais. De fato, é preciso generalizar o
          mulheres promove um crescimento econômico mais sus-  incentivo para que as jovens mulheres venham a SER
          tentável e equitativo, promovendo a igualdade de gênero  TRADER  de modo a desenvolver competências e ha-
          e a independência  nanciera, o que também transforma  bilidades para obter conhecimento comercial, planejar
          as dinâmicas sociais e de poder dentro das comunidades.  a exportação e estruturar operações de trade  nance. E,
                                                              assim entrarem e operarem de forma contínua e persis-
          Porém,  as  mulheres  no  comércio  internacional  ainda  tente nos negócios internacionais!
          enfrentam  barreiras  de  gênero,  como  acesso  limitado  a
           nanciamento, mercados, mentoria e redes de apoio. Pre-  O período pós-pandemia trouxe um crescimento expo-
          conceitos  culturais  e  práticas  discriminatórias  frequen-  nencial para o mercado de trade digital. Segundo da-
          temente  di cultam  sua  plena  participação.  As  mulheres  dos da International Trade Centre, o comércio eletrô-
          também são mais vulneráveis aos impactos negativos da  nico global cresceu aproximadamente 30% entre 2021
          liberalização  do  comércio,  frequentemente  ocupando  e 2023, com projeções de continuar expandindo entre
          empregos  informais  ou  menos  seguros  que  podem  ser  15% a 20% ao ano até 2025. Este crescimento criou
          prejudicados  pela  concorrência  global.  Consequente-  oportunidades sem precedentes para mulheres traders
          mente,  políticas  especí cas  são  necessárias  para  abordar  digitais, que encontraram nas plataformas online um
          esses obstáculos estruturais e garantir que as mulheres te-  espaço mais democrático e acessível para atuar no co-
          nham oportunidades iguais nos mercados internacionais.  mércio internacional.

          Vale lembrar que organizações internacionais como   As mulheres traders digitais enfrentam desa os úni-
          a Organização Mundial do Comércio (OMC) reco-       cos que requerem estratégias especí cas de superação.

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