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Mulheres Líderes na Exportação


          PARTICIPAÇÃO FEMININA NO CO                         APEXBrasil (Agência Brasileira de Promoção de
          MÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO                          Exportações e Investimentos): apoia o programa “Elas
                                                              Exportam”, com dados, cursos, mentorias e cases de su-
                                                              cesso de mulheres exportadoras; realiza eventos e feiras
          A segunda edição do estudo “Mulheres no Comércio
          Exterior Brasileiro”, publicada pelo Ministério do De-  com foco em empresas lideradas por mulheres.
          senvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)   Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pe-
          em março de 2025, revela avanços importantes, mas   quenas Empresas): Estudos e Relatórios sobre Mulhe-
          também persistentes desa os na inclusão feminina nes-  res Empreendedoras, contemplando dados sobre a pre-
          se setor. Em 2022, mulheres representavam 31,8% dos   sença feminina no empreendedorismo e internacionali-
          empregos em empresas exportadoras — aumento em re-  zação de MPEs, além de publicações como o relatório
          lação a 2020 — mas ainda abaixo da presença feminina   “Empreendedorismo Feminino no Brasil”.
          nas empresas voltadas ao mercado interno.
                                                              ONU Mulheres & ITC (International Trade Cen-
          Apesar do crescimento no empreendedorismo, somente   tre): O “SheTrades”, do ITC/ONU Mulheres, oferece
          22,5% dos cargos de liderança em empresas exportado-  capacitação e oportunidades de mercado internacional
          ras são ocupados por mulheres, e a disparidade salarial   para mulheres empresárias. Algumas ações são desen-
          permanece signi cativa: mulheres ganham, em média,  volvidas em parceria com ApexBrasil e Sebrae.
          25,1% menos que os homens, chegando a 25,6% nos
          cargos de che a. Empresas com maioria feminina na so-  BNDES e Banco do Brasil, por meio de seus relatórios
          ciedade representam só 2% do valor exportado, atuando  de crédito direcionado e projetos de apoio à internacio-
          em mercados menos diversos.                         nalização, possuem dados e linhas especí cas para em-
                                                              presas lideradas por mulheres, com foco em exportação.
          Iniciativas como o programa Elas Exportam e a adesão
          ao Arranjo Global sobre Comércio e Gênero (GTA-
          GA), com cláusulas de empoderamento feminino, de-
          monstram esforço institucional para mudança. O estu-
          do brasileiro inclusive inspirou debates no G20.

          A conclusão é clara: políticas públicas, redes de apoio
          e mentoria são estratégicas para ampliar a participação
          feminina nos setores mais competitivos da economia.

          A participação feminina no comércio exterior brasilei-
          ro é tema recorrente em diversas frentes. Instituições
          governamentais, centros acadêmicos e organizações do
          setor privado têm se dedicado à análise, promoção e de-
          senvolvimento de iniciativas que fortalecem o protago-
          nismo das mulheres nesse campo estratégico da econo-
          mia, entre as quais destacam-se:

          Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comér-
          cio e Serviços(MDIC): O estudo “Mulheres no Co-
          mércio Exterior – Uma Análise para o Brasil”, elaborado
          pela Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, faz uso
          de um conjunto de dados que, pela primeira vez, permi-
          te que os pesquisadores e formuladores de política vejam
          os dados trabalhistas e societários do Brasil relacionados
          ao comércio internacional, por gênero. Esses dados tra-
          zem novas informações sobre como as mulheres estão
          empregadas, em quais indústrias trabalham, qual é sua
          renda, onde atuam como empreendedoras e se estão ou
          não envolvidas no comércio global.

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