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Empresas
Transformando Culturas
Organizacionais - Um Diálogo
entre Hermetic Contents e
RBCE da FUNCEX
Dhiego Valentim Lo ego, com mais de 16 anos de experiência
na vanguarda da tecnologia médica. É um pro ssional que trans-
cendeu fronteiras técnicas e gerenciais para se tornar um agente
de transformação na educação contemporânea. É integrante da
Dhiego Valentim
Lo ego Funcex Cultural
RBCE: Hoje temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Hermetic Contents, uma consultoria
que propõe um modelo inovador de alinhamento e transformação cultural organizacional, além de uma es-
trutura robusta de suporte para criação de culturas de alta performance e de excelência operacional. Dhiego,
como surgiu a Hermetic Contents?
Dhiego Lo ego (Hermetic Contents): A Hermetic Contents nasceu da convergência entre dois universos distintos,
mas complementares: a neurociência aplicada e o marketing estratégico. Eu e Jarlem, meu sócio, percebemos que as
empresas enfrentam um paradoxo constante entre crescimento nanceiro e ethos cultural. No fundo, as empresas
são expressões coletivas do Homo sapiens, uma espécie cuja existência é marcada pela colaboração e pela relação
única com o livre-arbítrio, sempre em tensão entre os apetites naturais e o desejo de transcendência. A partir dessa
percepção, desenvolvemos metodologias baseadas em fundamentos losó cos, neurocientí cos e antropológicos
que ajudam as organizações a se alinharem profundamente ao seu propósito enquanto maximizam resultados sus-
tentáveis, respeitando essa estrutura existencialista onde o devir e a síntese são pulsões inevitáveis.
RBCE: No artigo “Jornada Organizacional e NeuroCompliance® conosco, o conceito de NeuroCompliance®
“ que você compartilhou foi amplamente explorado. Pode nos explicar como ele se aplica na prática?
Dhiego Lo ego: Claro. O NeuroCompliance® vai além das práticas tradicionais de compliance, que muitas vezes se
limitam a manuais de conduta e treinamentos mecânicos. No contexto corporativo, o compliance tende a assumir
uma conotação ética de senso comum, pautada no positivismo jurídico e justiça comutativa. Em contraste, a Hermetic
Contents adota uma visão losó ca mais ampla, explorando as múltiplas vertentes da ética: a Ética do Logos, inspirada
em Aristóteles, que a rma que cada elemento possui seu devido lugar e função; a Ética Utilitarista, que ganha relevância
no pragmatismo empresarial premente de resultados; a Ética Kantiana, baseada em princípios que respeitam a existência
alheia, sejam pessoas ou ecossistemas; e a Ética Relacional, mais contemporânea, que busca um equilíbrio democrático,
respeitando a vontade da maioria sem anular as minorias. Integrando esses conceitos à neurociência, o NeuroComplian-
ce® atua como um tradutor entre o mundo abstrato da loso a e as manifestações biológicas mensuráveis no comporta-
mento organizacional. A intenção por trás dessa estrutura é justamente traduzir conceitos metafísicos em impulsos neu-
rais, prevendo o impacto de comportamentos com base na ativação de circuitos associados ao pertencimento, con ança
e reciprocidade. Nesse sentido, a neurociência não apenas corrobora os princípios losó cos, mas os instrumentaliza,
permitindo que a cultura organizacional se torne um organismo vivo e adaptativo, capaz de evoluir sem perder sua essên-
cia existencialista. Por exemplo, utilizamos conceitos da neuro-plasticidade organizacional para estruturar práticas que
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