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RBCE - A revista da



          ções, diferenciais e vocações. Esse exercício de introspec-  se pergunte: estamos preparados para isso? E, mais do
          ção não é apenas recomendável, ele é indispensável para  que isso, com quem vamos contar para transformar esse
          evitar decisões apressadas ou compromissos irreversíveis.  desejo em um plano viável e juridicamente sustentável?
          Nesta  etapa,  alguns  pontos  são  fundamentais.  É  preciso
          entender quais produtos ou serviços têm maior aderência   Passo 2) Pesquisa de mercado: inteligência que
          internacional, avaliar se a equipe está preparada para lidar   reduz incertezas e antecipa riscos
          com diferentes fusos horários, idiomas e culturas de comu-  Após a análise interna, o próximo passo lógico para uma
          nicação, e veri car se a estrutura societária está organizada  startup em expansão é compreender com profundidade
          para atrair capital estrangeiro ou operar juridicamente em  o ecossistema internacional no qual pretende atuar. A
          outras jurisdições. Também é essencial avaliar se contratos,  pesquisa de mercado não deve se limitar à identi cação
          registros e acordos estão formalizados ou ainda se baseiam  de demanda por determinado produto ou serviço. Tra-
          em relações informais e vínculos de con ança.       ta-se de um exercício complexo, que envolve a análise de
                                                              variáveis econômicas, culturais, regulatórias e compor-
          Startups centralizadas em uma única pessoa, muitas ve-  tamentais. É por meio dessa investigação que se de ne
          zes o próprio fundador, tendem a encontrar obstáculos   onde e como atuar.
          mais complexos na internacionalização. Por outro lado,
          aquelas que já contam com governança clara, divisão de  Avaliar se existe espaço competitivo para a solução ofe-
          responsabilidades, acordos societários bem de nidos e  recida é apenas o início. É necessário entender quem são
          uma estrutura jurídica minimamente formalizada avan-  os concorrentes, quais hábitos de consumo predomi-
          çam com mais segurança. Aqui, o apoio jurídico torna-  nam, como funcionam os canais de distribuição e quais
          -se decisivo, tanto para reestruturar a sociedade quanto  são as expectativas de atendimento, preço e comunica-
          para preparar a empresa para auditorias, captação de in-  ção. Além disso, cada território possui suas próprias bar-
          vestimentos ou expansão internacional.              reiras legais, exigências técnicas e políticas de incentivo
                                                              ou restrição a determinados setores.
          O pro ssional do Direito pode atuar, desde a reorgani-
          zação societária até a formalização documental neces-  Nesta fase, o papel do pro ssional jurídico volta a ser
          sária para registrar ativos, captar recursos e operar no  essencial. Ao lado dos responsáveis pela estratégia de
          exterior. Também pode orientar a criação de estruturas  negócios, ele pode ajudar a identi car barreiras regula-
          jurídicas que atendam simultaneamente às exigências  tórias, restrições à atuação de empresas estrangeiras, exi-
          brasileiras e às legislações do país de destino. Em muitos  gências de licenciamento, normas de proteção de dados,
          casos, isso inclui decisões estratégicas como a de nição  registro de propriedade intelectual e aspectos tributá-
          do tipo societário, a constituição de holdings interna-  rios que variam signi cativamente entre os países.
          cionais, a redação de cláusulas de vesting (que regulam a
          aquisição de participação societária ao longo do tempo)   Por exemplo, uma startup de saúde digital pode encontrar
          e a proteção da propriedade intelectual.            exigências rígidas de certi cação técnica ou de armazena-
                                                              mento local de dados sensíveis, o que demanda planeja-
          Esse momento de autoconhecimento também é uma       mento jurídico e técnico desde o início. Já em soluções de
          oportunidade para alinhar a cultura organizacional aos  so ware ou e-commerce, pode haver exigências quanto à
          desa os da internacionalização. Empresas que desejam  forma de pagamento, emissão de nota  scal local ou até
          atuar fora do país precisarão lidar com ambientes con-  restrições de idioma na interface da plataforma.
          correnciais mais so sticados, culturas distintas e marcos
          regulatórios diversos. A solidez jurídica e a maturidade   Muitos países exigem, por exemplo, que determinadas
          interna são os pilares que permitirão enfrentar esses de-  atividades só sejam exercidas por empresas locais ou em
          sa os com con ança e e ciência.                     parceria com atores nativos. Outros adotam restrições
                                                              cambiais, normas rígidas de compliance ou exigem cer-
          Além disso, é fundamental mapear riscos jurídicos e  ti cações técnicas especí cas. Ignorar essas informações
          fragilidades de compliance que possam comprometer a  pode comprometer a entrada, mesmo diante de uma de-
          reputação ou a operação da empresa em um novo am-   manda elevada e interesse real do público-alvo.
          biente regulatório.
                                                              A  pesquisa  de  mercado  é  também  uma  etapa  ideal  para
          Por isso, antes de falar de exportação, abertura de  liais  mapear  stakeholders  estratégicos:  concorrentes  diretos,
          ou presença digital global, é necessário que a empresa  possíveis parceiros, canais de distribuição e entidades rele-


          Nº  164 - Julho, Agosto e Setembro de 2025                                                         31
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