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Prática de Comex








             Implantação do Portal Único em uma


             trading company no Porto de Santos




















             Natália Ferro de Grava  Sérgio Rangel   Kleber Luiz do   José de Souza Rodrigues
                             Fernandes Figueira  Nascimento


          Esta pesquisa foi idealizada e realizada em uma grande empresa internacional tendo um problema organizacional
          para solucionar: a atualização do processo de exportação para adequação das exigências do Portal Único. Como
          resultado (baseando-se no diagnóstico realizado pela gerência e pelas entrevistas) foi elaborado um treinamento
          técnico, incluindo a elaboração de cartilhas para dar suporte ao curso. A novidade consiste em trazer principalmen-
          te para o público acadêmico, mas também para o não acadêmico, luz sobre a necessidade de adaptação às exigências
          do Portal Único para realizar as operações de exportação.
          Com o objetivo de aprimorar a rastreabilidade das cadeias produtivas, integrar e agilizar os processos que envolvem
          a exportação de produtos, o Governo Federal, através da Receita Federal do Brasil (RFB), lançou em 2014 o Por-
          tal Único de Comércio Exterior, visando reformular os processos de exportação, importação, trânsito aduaneiro e
          licenciamento, sendo operacionalizado pelo Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) (Brasil, 2022).

          A partir do segundo semestre de 2018, o processo de exportação de commodities via Portal tornou-se obrigatório.
          Para Hoe ich (2018), com essa reformulação, buscou-se estabelecer processos mais e cientes, harmonizados e inte-
          grados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior. O  uxo logístico da cadeia de commo-
          dities para a exportação através do Porto de Santos está presente em todas as partes do país e as cargas podem chegar
          tanto via rodoviária, quanto ferroviária. Essas cargas podem ir direto da origem (fazendas dos produtores) para o
          porto, como também ir a partir das fábricas, silos e pontos de transbordos espalhados por todo o país (ver Figura 1).

          De acordo com Brasil (2022), com o Siscomex as melhorias efetuadas no processo de exportação geraram redução de
          60% nas etapas processuais de preenchimento de dados (de 98 para 36 dados), sendo estimado que o prazo de expor-
          tação seria reduzido de 13 para 08 dias. Porém, as empresas precisaram se adequar aos sistemas do Siscomex e treinar
          pessoas que iriam operá-los. Também foi necessário adequar os serviços prestados pelos despachantes aduaneiros.
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          Natália Ferro de Grava é Egressa do Mestrado Pro ssional em Administração da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual
          Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
          Sérgio Rangel Fernandes Figueira e José de Souza Rodrigues são professores do Mestrado Pro ssional em Administração da Faculdade de Ciências
          Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
          Kleber Luiz do Nascimento é Gerente de Operações Portuária de Embarque, Conservação de Grãos e Terminal. Foi professor especialista convidado
          em Pós Graduação de Supply Chain e Engenharia de Segurança na Universidade Paulista (UNIP) nos anos de 2020, 2021 e 2022 e na Universidade de
          Ribeirão Preto (UNAERP) em 2020.
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