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Ambiente de Negócios Internacionais


              da agenda internacional que, embora relevantes,  A trilha de  nanças, por sua vez, inclui 7 grupos de
              careçam de expectativas quanto a resultados pal-  trabalho: Economia Global; Arquitetura Financeira
              páveis, conferiria ao G20 características de “think  Internacional; Infraestrutura; Finanças Sustentáveis;
              tank”, sem mencionar o custo  nanceiro e organi-  Inclusão Financeira; Assuntos do Setor Financeiro; e
              zacional para a presidência de turno. Poderia criar,  Tributação Internacional. A esses grupos de trabalho se
              por  m, frustração por parte da opinião pública  soma a Força-Tarefa sobre Finanças e Saúde.
              com eventual percepção de “falta de resultados” do
              agrupamento.                                    Além dos grupos de trabalho e da força-tarefa elenca-
                                                              dos, a presidência brasileira estabeleceu três iniciati-
                                                              vas adicionais, todas com duração prevista de um ano:

          A ESTRUTURA DO G20 E A                              duas forças-tarefa − Força-Tarefa para o Lançamento
          PRESIDÊNCIA BRASILEIRA                              de uma Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
                                                              e  Força-Tarefa para a Mobilização Global contra a
                                                              Mudança de Clima − e uma Iniciativa sobre Bioeco-
          Ainda que não haja propriamente uma “estrutura o -  nomia, cujo objetivo foi promover o diálogo e a ação
          cial”, o G20 tem uma organização básica que se perpetua   internacional sobre a bioeconomia, paradigma socio-
          a cada presidência. 7                               econômico promissor que combina o uso de recursos
                                                              biológicos, produzidos de forma sustentável, com alta
          Em grandes linhas, o agrupamento é constituído por  tecnologia. Além da duração restrita, ambas as forças-
          duas trilhas: (a) a de sherpas e (b) a de  nanças. No Bra-  -tarefa foram criadas de maneira a conjugar os esforços
          sil, a primeira é de responsabilidade do Itamaraty, ao  de ambas as trilhas, de maneira a permitir a discussão
          passo que a segunda está sob responsabilidade do Mi-  integrada de políticas públicas e de suas respectivas ne-
          nistério da Fazenda e do Banco Central.
                                                              cessidades de  nanciamento.
          A  trilha  de  sherpas,  criada  em  2008,  é  ampla  e  multidi-  Além da vertente “governamental” − consubstanciado
          mensional, cobrindo gama variada de políticas públicas,   nas atividades das trilhas de sherpas de  nanças −, o
                                                                                               e
          e é constituída por 15 grupos de trabalho: Agricultura;   “ecossistema 20” inclui tradicionalmente grupos de en-
          Anticorrupção; Cultura; Economia Digital; Redução do   gajamento, que envolvem setor privado, sociedade civil
          Risco de Desastres; Desenvolvimento; Educação; Empre-  e outras instâncias públicas. Treze foram os grupos de
          go;  Sustentabilidade  Ambiental  e  Climática;  Transições  engajamento que se reuniram ao longo da presidência
          Energéticas; Saúde; Comércio e Investimentos; Turismo;   brasileira: Parlamentos (“Parliament”) (P20); Tribunais
          Empoderamento de Mulheres; e Pesquisa e Inovação.
                                                              de Contas (“Supreme Audit Institutions”) (SAI20); Pre-
                                                              feituras (“Urban”) (U20); Academias (“ ink Tanks”)
         “       O lema “Construindo um mundo                 (T20); Negócios/Empresas (“Business”) (B20); Ciên-
                                                              cias (“Science”) (S20); Sociedade Civil (“Civil”) (C20);

                  justo e um planeta sustentável”             Trabalho (“Labour”) (L20); “Startups” (“Startup 20”);
                                                              Mulheres (“Women”) (W20); Juventude (“Youth”)
                  amalgamou as prioridades gerais             (Y20); Cortes Supremas (“Justice”) (J20); e Oceanos
               de nidas pelo Presidente Lula para a           (“Oceans”) (O20). Esses grupos de engajamento não
               presidência brasileira: inclusão social        são organizados ou tutelados pelo governo brasileiro e
                                                              possuem plena autonomia organizacional. Houve, no
                   e combate à fome e à pobreza;              entanto, preocupação constante do governo brasileiro
                      transições energéticas e                em dialogar com os representantes dos grupos de enga-
               desenvolvimento sustentável em suas            jamento e de outros segmentos da sociedade civil, com
                                                              vistas a coordenar os esforços envolvidos nas mais dife-
                   dimensões econômica, social e              rentes frentes de trabalho da presidência brasileira.
                      ambiental; e reforma da                 Tendo  presente  essa  “estrutura”  básica  do  G20  e  os  de-

                         governança global                    sa os  associados  à  condução  da  presidência  do  agrupa-
                                                        ”
                                        ............................................................................
          7  “Desa os e oportunidades do G20 e a Presidência Pro Tempore brasileira”. THORSTENSEN, V. e THOMAZELLA, T. Revista Tempo do Mundo, n.
          34 (2024). Disponível em: https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/514/423. Acesso em: 28 de nov. 2024.

         20                                                              Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024
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