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Trade Finance
Trade Service e Banking as a Service...
A inovação em Comércio Exterior!
Cristiane Freitas
Cristiane Freitas é Head de Produtos Trade no Santander Brasil
Banking as a Service (BaaS), ou ‘Banco como Serviço’, é um modelo de negócios que permite que empresas, mesmo
aquelas que não são instituições nanceiras, integrem, consumam ou até mesmo ofereçam serviços bancários e -
nanceiros a seus clientes.
Por meio do BaaS as empresas podem consumir serviços como geração de QR Code Pix para cobrança, emissão
de boletos, pagamentos à fornecedores, concessão de crédito, serviços de comércio exterior e câmbio, entre outros
serviços, sem precisar construir toda a infraestrutura bancária. A principal e mais moderna tecnologia utilizada
para consumir os serviços via BaaS é a API (Interface de Programação de Aplicações). Utilizando APIs, as empresas
conseguem acessar os serviços e produtos disponibilizados pela Instituição Financeira de forma modular e persona-
lizada, o que possibilita a criação de jornadas próprias e customizadas para atender melhor às necessidades de seus
usuários, entregando soluções nanceiras sob medida.
O Banco Santander possui uma estrutura própria de BaaS com um vasto portifólio, atendendo desde produtos de
Cash até Trade e comércio exterior.
Por meio de nossas soluções, nossos clientes podem criar soluções integradas com seus sistemas de forma simples e
e ciente, gerando mais agilidade e personalização da experiência.
Diante de todas as mudanças econômicas, geográ cas e tecnológicas da sociedade, o usuário tende a buscar maior
facilidade, usabilidade e rapidez em suas transações, assim como as empresas.
No mercado de Trade Services, o Santander enxergou uma oportunidade para inovar. Estamos vindo ao mercado
com um novo produto em nosso portifólio: APIs de Cobrança de Exportação. Assim, nos tornamos o primeiro
Banco no Brasil a oferecer este tipo de solução para seus clientes e parceiros.
O BaaS está em ascensão e tem grandes oportunidades de incrementar os negócios em comércio exterior, visando
principalmente uma comunicação mais rápida, assertiva e a digitalização em um mercado tão rico e diverso.
A Cobrança Documentária é uma ferramenta utilizada pelo exportador para que possa receber o pagamento pe-
las mercadorias enviadas ao importador. Em um tempo não muito distante eram aceitos os registros pelo Ban-
co apenas através de documentos com vias físicas, causando altos custos com courier, além do risco de extravio
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