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RBCE - A revista da



                                                              Some-se a isso o desconhecimento sobre volumes e pre-
                                                              ços observados e praticados no mercado. Nesse caso, a
                                                              incoerência nas características dos pedidos comerciais
                                                              é outra sinalização de que o interesse comercial apre-
                                                              sentado pode não merecer maior atenção. Um exem-
                                                              plo recorrente é a quantidade de demandas por açúcar
                                                              ICUMSA 45, que frequentemente se distanciam da re-
                                                              alidade. Pedidos que superam a capacidade de produção
                                                              do país, acompanhados de “trial orders” também irrea-
                                                              listas, são comuns. Isso levanta dúvidas sobre a seriedade
                                                              da proposta e, consequentemente, prejudica a primeira
                                                              impressão do fornecedor sobre o potencial cliente.

                                                              O resultado de tudo isso é uma crescente entrada de
                                                              aventureiros no mercado. Sem dúvida, a quantidade
                                                              de oportunistas que tentam participar do mercado de
                                                              exportação tem aumentado signi  cativamente. A ação
                                                              desses agentes, combinada à falta de experiência e até
                                                              ingenuidade de alguns fornecedores e clientes, normal-
                                                              mente leva a sérios problemas e, em certas ocasiões, pode
                                                              resultar até mesmo em fraudes. Relatos de pagamentos
                                                              antecipados para fornecedores que depois simplesmen-
                                                              te desaparecem são frequentes, bem como contratos
          Cumpre observar que, nas tratativas comerciais, surgem  e certi  cados de depósitos falsos. Vale lembrar que os
          erros primários que muito contribuem para a desquali-  compradores também não estão imunes a esses riscos. A
            cação das demandas apresentadas por oportunistas e  falta de critério na escolha de fornecedores pode resultar
          aventureiros. Por exemplo, os pontos descritos abaixo,  em golpes que podem levá-los a perder grandes quantias
          quando presentes, sugerem riscos às partes envolvidas.  de dinheiro. A percepção de que “alguém está oferecen-
                                                              do” um preço baixo por uma dada commodity pode ser
          No tocante a Cartas de Intenções (LOI), é comum rece-  sedutora, mas geralmente resulta em desilusão.
          bermos esses documentos de empresas nos apresentan-
          do suas potenciais demandas. Muitas vezes, essas cartas
          ultrapassam os limites privados e corporativos, apresen-
          tando-se como representantes de províncias, regiões ou
          até nações. Embora não haja nada de errado em princí-
          pio, estatisticamente, o percentual de negócios transa-
          cionados em commodities  cuja tratativa comercial nas-
          ceu de uma LOI é baixíssimo. O mercado opera de outra
          maneira: uma demanda é apresentada, as contrapartes
          são analisadas e aprovadas, e as condições comerciais são   “

          de nidas. A utilização excessiva de LOIs pode resultar       Se realizar negócios entre países,

          em um desperdício signi cativo de tempo e recursos.         culturas e legislações distintas fosse
          Outro aspecto que surge nessas tratativas é a falta de     fácil, aquelas empresas consolidadas
          informações para KYC. Sem dúvida, a incapacidade de          que conseguem atuar de maneira
          fornecer informações e documentos necessários para        contínua e quali cada não precisariam

          um adequado “Know Your Customer” (KYC) é uma
          bandeira amarela. Para transações que frequentemente       de departamentos de risco, crédito,
          envolvem milhões de dólares, espera-se que as partes se    logística e documentação, altamente
          conheçam bem. Contudo, o que se observa é a apresen-                  especializados
          tação de materiais incompletos ou sem padrão, di  cul-
          tando a análise criteriosa das empresas envolvidas.                                                ”


          Nº  160 - Julho, Agosto e Setembro de 2024                                                         27
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