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Traders
É importante frisar que, se realizar negócios entre pa- 4. Consultoria Especializada: Buscar o auxílio de
íses, culturas e legislações distintas fosse fácil, aquelas consultores ou empresas que já atuam no mercado
empresas consolidadas que conseguem atuar de maneira pode ajudar a evitar armadilhas e acelerar o proces-
contínua e quali cada não precisariam de departamen- so de integração.
tos de risco, crédito, logística e documentação, altamen-
te especializados. A análise e aprovação de um parceiro 5. Compliance: Estar ciente das normas e regula-
comercial vão além de documentos a respeito da consti- mentos que regem o mercado de commodities, tan-
tuição da empresa e sua estrutura societária. Na verdade, to em nível local quanto internacional, é crucial
depende fortemente de uma análise reputacional e do para construir sua reputação no negócio.
histórico levantado através de referências comerciais e
de agentes nanceiros. Apesar das recomendações para que os novos participantes
invistam na sua capacitação e preparo para atuarem nes-
Aqueles que de fato desejam entrar no mercado de com- se segmento, o crescimento do número de aventureiros e
modities agrícolas brasileiras para exportação deveriam pessoas sem conhecimento no mercado de exportação de
investir em: commodities brasileiras é um fenômeno que traz tanto de-
sa os quanto oportunidades. Embora haja potencial para
1. Educação e Capacitação: Isso signi ca estudar, que novos entrantes construam negócios viáveis, a falta de
conhecer e entender o mercado, suas dinâmicas e conhecimento e o aumento de demandas incoerentes le-
seus players. Cursos, workshops e literatura especia- vantam sérias preocupações. As empresas já estabelecidas
lizada são fundamentais. no setor precisam adotar critérios rigorosos para ltrar con-
tatos e tratar com cautela as propostas recebidas.
2. Networking: Participar de eventos do setor e
construir uma rede de contatos quali cados é con- À medida que o mercado evolui, a necessidade de edu-
dição necessária e su ciente para iniciar o acesso a cação e compliance torna-se ainda mais urgente. O futu-
informações valiosas e oportunidades reais, e, so- ro do comércio de commodities dependerá da capacidade
bretudo, entrar e operar no mercado. de todos os envolvidos — tanto novos entrantes quanto
veteranos — de se adaptarem e se comprometerem com
3. Transparência e Comunicação: Ser claro sobre as melhores práticas. Assim, será possível não apenas
as intenções comerciais e fornecer documentação garantir a integridade das transações, mas também con-
completa e precisa é essencial para construir cre- tribuir para a reputação do Brasil como um exportador
dibilidade. con ável e responsável no cenário global.
28 Nº 160 - Julho, Agosto e Setembro de 2024