Page 24 - RBCE 158
P. 24

Marca Brasil


          trapassa 1 milhão de espectadores e que vai dos estudan-  normalmente não são programados para esse tipo de
          tes de ensino médio nas escolas públicas até a terceira  apresentação, como 12h30, por exemplo, oferecendo às
          idade, perpassando todos os estratos sociais.       pessoas a oportunidade de aproveitarem o intervalo de
                                                              almoço para uma atividade cultural de alto nível.
          Em todos esses anos, o Música no Museu nunca teve um
          concerto cancelado, mesmo por motivos de força maior,
          como greves ou a recente pandemia, pois conseguiu al-  FINALMENTE A PROPOSTA
          ternativas que viabilizaram a execução, sem sofrer qual-
          quer interrupção nos seus eventos agendados. Durante   Apoiado nesses resultados do projeto, em que pese o seu
          a pandemia, por exemplo, criou o álbum Música no Mu-  escopo ser muito pontual e artesanal, a ideia é ampliá-lo
          seu Internacional in Concert, com a participação dos  utilizando-se da cultura e, em especial, da nossa música
          músicos Arthur Moreira Lima, João Carlos Assis Brasil,   inicialmente, como instrumento de elo às iniciativas co-
          Maria Helena Andrade e Licia Lucas, entre outros, que   merciais do Brasil. Tomo como base as experiências de
          foi distribuído nas embaixadas do Brasil em países de  idas a cidades de países de todos os continentes, de even-
          língua portuguesa e alcançaram um grande universo.  tos especiais e pontuais como a comemoração dos 25
          E, no Brasil, obteve grande repercussão na mídia social,   anos das relações Brasil-Vietnam, as comemorações dos
          com milhares de acessos.                            725 anos em 2015 e 730 anos em 2020 da Universidade
                                                              de Coimbra, os concertos no Carnegie Hall – Brazilian
          O seu objetivo maior vem sendo alcançado, ao promo-  Music  om Villa-Lobos to Tom Jobim – e no Museu de
          ver uma efetiva integração com as atividades dos museus
          e centros culturais, fortalecendo-as e incorporando a  Arte Moderna de Los Angeles, do primeiro concerto de
          cultura em seus vários segmentos. Dessa forma, o diálo-  música brasileira no Museu Guggenheim em Bilbao etc.
          go  ui entre artistas e público, sempre ávido em ampliar   e que levaram, como nos outros eventos em muitos paí-
          seus conhecimentos.                                 ses, a música e o músico brasileiro para o exterior.
                                                              E como isso se amplia? Com a inserção de programas
          Outra peculiaridade do projeto é valorizar os compo-  culturais em nossas missões comerciais. Para tanto será
          sitores brasileiros contemporâneos com a interpretação   fundamental o apoio das embaixadas do Brasil e seus
          de suas obras, paralelamente aos nomes já consagrados.   consulados nas várias cidades-foco dos eventos. Acio-
          Os compositores retribuem, muitas vezes, comparecen-  nando os seus adidos culturais e as suas estruturas sob a
          do aos concertos e aproximando-se de seu público numa   coordenação do Departamento Cultural do Itamaraty,
          troca extremamente enriquecedora.                   seriam traçadas as diretrizes desse apoio, que poderia

          A política cultural desenvolvida pela série, convidando   contar, também, com um suporte da Apex-Brasil, enti-
          turmas de escolas – e não têm sido poucas – permite  dade voltada para a promoção comercial do Brasil.
          que se aprimore o gosto musical dos jovens. Por outro   Várias estratégias poderiam ser montadas, seja a pré-sele-
          lado, o público da terceira idade encontrou na série um   ção  de  espaços  adequados  aos  eventos  comerciais  e  suas
          momento de desenvolvimento pessoal da maior impor-  características e, paralelamente, um elenco de músicos no
          tância. Muitos  zeram amigos com a presença constante   Brasil  que  poderiam  desenvolver  um  programa  voltado
          nos concertos, como também desfrutaram da proximi-  para  a  difusão  de  nossa  música,  en m  de  nossa  cultura.
          dade com os artistas, podendo cumprimentá-los e até  Outra também de grande apelo, seria aproveitar a grande
          conversar com eles após as apresentações.           quantidade de músicos brasileiros em mestrado, doutora-
                                                              do, ou mesmo se apresentando com sucesso no exterior, e
          Nesse cenário, a programação do Música no Museu pode   lhes oferecer a oportunidade de se ligarem nesse esforço.
          ser considerada, ao longo dos anos, um dos mais consis-  Estaríamos dando-lhes oportunidades, ampliando os seus
          tentes movimentos musicais da cidade onde o projeto  currículos e, ao mesmo tempo, reduzindo custos de passa-
          nasceu, tornando-se a maior série de música clássica do   gens aéreas, transfers e caches. Todos ganhariam.
          Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira
          do Guinness Book. Seus números são impressionantes,   Este seria o primeiro estágio e, na sequência, amplian-
          chegando a mais de 500 concertos por ano, de norte a   do-se a todos os focos culturais do país.
          sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos/ano,
          além de sua vertente internacional, e contribuindo re-  Essa integração comercial-cultural ampliaria a repercus-
          levantemente para a difusão cultural. Ampliou o núme-  são da estratégia de comercialização de nossos produtos
          ro de lugares para concertos, inclusive em horários que  desenvolvida pela Funcex.

         18                                                                   Nº  158 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2024
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29