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Marca Brasil
trapassa 1 milhão de espectadores e que vai dos estudan- normalmente não são programados para esse tipo de
tes de ensino médio nas escolas públicas até a terceira apresentação, como 12h30, por exemplo, oferecendo às
idade, perpassando todos os estratos sociais. pessoas a oportunidade de aproveitarem o intervalo de
almoço para uma atividade cultural de alto nível.
Em todos esses anos, o Música no Museu nunca teve um
concerto cancelado, mesmo por motivos de força maior,
como greves ou a recente pandemia, pois conseguiu al- FINALMENTE A PROPOSTA
ternativas que viabilizaram a execução, sem sofrer qual-
quer interrupção nos seus eventos agendados. Durante Apoiado nesses resultados do projeto, em que pese o seu
a pandemia, por exemplo, criou o álbum Música no Mu- escopo ser muito pontual e artesanal, a ideia é ampliá-lo
seu Internacional in Concert, com a participação dos utilizando-se da cultura e, em especial, da nossa música
músicos Arthur Moreira Lima, João Carlos Assis Brasil, inicialmente, como instrumento de elo às iniciativas co-
Maria Helena Andrade e Licia Lucas, entre outros, que merciais do Brasil. Tomo como base as experiências de
foi distribuído nas embaixadas do Brasil em países de idas a cidades de países de todos os continentes, de even-
língua portuguesa e alcançaram um grande universo. tos especiais e pontuais como a comemoração dos 25
E, no Brasil, obteve grande repercussão na mídia social, anos das relações Brasil-Vietnam, as comemorações dos
com milhares de acessos. 725 anos em 2015 e 730 anos em 2020 da Universidade
de Coimbra, os concertos no Carnegie Hall – Brazilian
O seu objetivo maior vem sendo alcançado, ao promo- Music om Villa-Lobos to Tom Jobim – e no Museu de
ver uma efetiva integração com as atividades dos museus
e centros culturais, fortalecendo-as e incorporando a Arte Moderna de Los Angeles, do primeiro concerto de
cultura em seus vários segmentos. Dessa forma, o diálo- música brasileira no Museu Guggenheim em Bilbao etc.
go ui entre artistas e público, sempre ávido em ampliar e que levaram, como nos outros eventos em muitos paí-
seus conhecimentos. ses, a música e o músico brasileiro para o exterior.
E como isso se amplia? Com a inserção de programas
Outra peculiaridade do projeto é valorizar os compo- culturais em nossas missões comerciais. Para tanto será
sitores brasileiros contemporâneos com a interpretação fundamental o apoio das embaixadas do Brasil e seus
de suas obras, paralelamente aos nomes já consagrados. consulados nas várias cidades-foco dos eventos. Acio-
Os compositores retribuem, muitas vezes, comparecen- nando os seus adidos culturais e as suas estruturas sob a
do aos concertos e aproximando-se de seu público numa coordenação do Departamento Cultural do Itamaraty,
troca extremamente enriquecedora. seriam traçadas as diretrizes desse apoio, que poderia
A política cultural desenvolvida pela série, convidando contar, também, com um suporte da Apex-Brasil, enti-
turmas de escolas – e não têm sido poucas – permite dade voltada para a promoção comercial do Brasil.
que se aprimore o gosto musical dos jovens. Por outro Várias estratégias poderiam ser montadas, seja a pré-sele-
lado, o público da terceira idade encontrou na série um ção de espaços adequados aos eventos comerciais e suas
momento de desenvolvimento pessoal da maior impor- características e, paralelamente, um elenco de músicos no
tância. Muitos zeram amigos com a presença constante Brasil que poderiam desenvolver um programa voltado
nos concertos, como também desfrutaram da proximi- para a difusão de nossa música, en m de nossa cultura.
dade com os artistas, podendo cumprimentá-los e até Outra também de grande apelo, seria aproveitar a grande
conversar com eles após as apresentações. quantidade de músicos brasileiros em mestrado, doutora-
do, ou mesmo se apresentando com sucesso no exterior, e
Nesse cenário, a programação do Música no Museu pode lhes oferecer a oportunidade de se ligarem nesse esforço.
ser considerada, ao longo dos anos, um dos mais consis- Estaríamos dando-lhes oportunidades, ampliando os seus
tentes movimentos musicais da cidade onde o projeto currículos e, ao mesmo tempo, reduzindo custos de passa-
nasceu, tornando-se a maior série de música clássica do gens aéreas, transfers e caches. Todos ganhariam.
Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira
do Guinness Book. Seus números são impressionantes, Este seria o primeiro estágio e, na sequência, amplian-
chegando a mais de 500 concertos por ano, de norte a do-se a todos os focos culturais do país.
sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos/ano,
além de sua vertente internacional, e contribuindo re- Essa integração comercial-cultural ampliaria a repercus-
levantemente para a difusão cultural. Ampliou o núme- são da estratégia de comercialização de nossos produtos
ro de lugares para concertos, inclusive em horários que desenvolvida pela Funcex.
18 Nº 158 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2024