Page 21 - RBCE 158
P. 21

RBCE - A revista da



                                                              çou uma escalada que hoje contempla mais de 80 espa-
                                                              ços no Brasil e muitos outros no exterior.

                                                              A questão da pluralidade ganha dimensão ainda maior
                                                              quando reforçada pela inclusão. Melhor dizendo, plura-
                                                              lidade e diversidade não se sustentam sem inclusão, con-
                                                              forme conclui um recente artigo da Harvard Business
                                                              Review sobre estes conceitos.

                                                              Além da construção de ambientes plurais, em que há es-
                                                              paço para todos, é importante que haja uma efetiva mu-
                                                              dança da cultura nas organizações e na sociedade como
                                                              um todo. As práticas inclusivas estão essencialmente as-
                                                              sociadas à mudança de mentalidade e à adoção de com-
                                                              portamentos alicerçados em uma cultura de direitos hu-
                                                              manos, que não comporta privilégios na educação, na
                                                              saúde, no mercado de trabalho, na cultura e tudo o mais.
                                      Imagem de PublicDomainArchive por Pixabay
                                                              Como disse o saudoso crítico musical e membro da Aca-
                                                              demia Brasileira de Letras, Luiz Paulo Horta, a respeito
                                                              do projeto Música no Museu, 1

                                                                    um aspecto importante da série, além da gratuida-
                                                                    de oferecida em todos os concertos, é o contato per-
                                                                    manente com as escolas, o que tem duas vantagens:
          O posicionamento de pluralidade vai muito além do re-     garantia de público e formação de no as plateias.
          pertório, na medida em que participa efetivamente da      São êxitos que merecem registro, num momento de
          vida da comunidade, oferecendo inéditas oportunida-       profundas transformações culturais, em que a mí-
          des de entretenimento em vários pontos do Rio e das       dia eletrônica avança sobre as formas tradicionais
          cidades onde sua programação se desenvolve. Tudo isso     de produção artística.
          com um detalhe importantíssimo: enquanto lá fora o  Se, por um lado, a formação de plateias já fazia parte do
          ingresso para esse tipo de concerto é quase sempre pago,   projeto Música no Museu desde o seu formato inicial,
          e custa caro, aqui é gratuito, graças às leis de incentivo à   mostrou-se necessário também dar espaço a grupos re-
          cultura.                                            presentativos de uma diversidade de expressões musicais

          Além disso, a série ganhou brilho próprio, estabelecen-  que normalmente não atuavam no circuito de concer-
          do-se também em parques, jardins, palácios, igrejas,  tos, e, mais ainda, propiciar a formação de novos músi-
          e até em quadras de escola de samba, clubes e diversos   cos oriundos de comunidades carentes.
          outros locais, como a Ilha Fiscal, a estação da Central
          do Brasil, fazendas do Vale do Café entre Paulo de Fron-
          tin e Vassouras, sempre ressaltando aspectos históricos   “
          desses locais, mas tendo como tônica um diálogo mais          Hoje, com mais de 26 anos de
          próximo entre artista e público.
                                                                     atividades ininterruptas, Música no
          E por que tudo isso se liga aos propósitos da Funcex?        Museu destaca-se no panorama

          Música no Museu não se contentou em permanecer                cultural brasileiro e coleciona
          dentro das fronteiras cariocas, iniciando em 2002 um         expressivos prêmios e honrarias
          processo de expansão, sempre com enorme sucesso de              nacionais e internacionais
          público, locais cheios, frequentadores assíduos e apoio
          da crítica e da mídia impressa e eletrônica. Assim come-
                                        ............................................................................  ”
         1  Costa e Silva, Sérgio. 2013. Música no Museu, 15 Anos depois. Editora Carpex.


          Nº  158 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2024                                                       15
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26