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Perspectivas Econômicas
Indiferente a esse fracasso no âmbito interno, Lula insis-
tiu, no plano externo, em criar uma espécie de Fome Zero
Universal, já visando, provavelmente, um futuro Prêmio
Nobel da Paz (depois perseguido pelas tentativas de fa-
zer a paz entre israelenses e palestinos ou encontrar uma
solução ao programa nuclear iraniano). Lembro-me per-
feitamente, servindo em 2003 na embaixada em Washington,
de seus insistentes pedidos dirigidos à delegação na ONU
para obter a constituição de uma iniciativa nessa linha:
alimentar os pobres do mundo. O secretário-geral da
ONU, argumentando que já existia uma ampla estrutura
com os mesmos objetivos, o Programa Mundial de Ali-
mentos (coordenado pela FAO), convidou-o a se associar
a essa iniciativa, existente desde várias décadas, o que Lula
recusou terminantemente, uma vez que pretendia ter o
“seu” programa, nanciado pela ONU. Lula continuou
insistindo junto a outros chefes de Estado – o presiden-
te francês Jacques Chirac, entre outros –, mas, ao nal, a
única coisa que foi criada tratou da distribuição de medi-
camentos antiAids dirigido sobretudo à África.
Não existe ainda consenso entre os membros do G20 e
os organismos internacionais associados, sobre a possibi-
lidade de criação e funcionamento efetivo dessa Aliança
do programa Fome Zero, com que os brasileiros mais ca- Global contra a Fome e a Pobreza, dois agelos que já são
rentes pudessem se alimentar três vezes ao dia. O méto- colocados sob os auspícios de diversos programas onusia-
do adotado, no entanto, foi o mais equivocado possível: nos e de cooperação bilateral de países doadores, geral-
coletar, sicamente, alimentos entre fornecedores – de mente agrupados no Comitê de Assistência ao Desen-
preferência da pequena agricultura familiar – para dis- volvimento da OCDE (uma organização internacional
tribuir entre os necessitados. Foi também o seu primeiro reunindo três dúzias de países, mas que não conta com
fracasso, abandonado depois de poucos meses, a despeito as simpatias de Lula ou do PT). A retórica do apoio a tão
de ser coordenado pela própria Presidência da República nobres objetivos não deverá ser contestada por nenhum
e substituído, em pouco tempo, por uma contrafação do dos países-membros do G20, mas é improvável que se
programa Comunidade Solidária, criado e desenvolvido consiga montar uma nova superestrutura multilateral ca-
do zero pela primeira-dama Ruth Cardoso. paz de iniciar novas metas, quando os mesmos objetivos
já estão contemplados em programas similares, ainda que
Esse programa foi “entregue” ao governo petista com fragmentados em diversos organismos internacionais.
cerca de 6 milhões de famílias pobres, que passaram a
ser assistidas por diversas modalidades de ajuda material, uanto à segunda frente, a do desenvolvimento sustentá-
inclusive uma forma precoce de Bolsa Escola (com con- vel e da transição energética, não deveria haver objeções
trapartidas). O governo Lula, para compensar o evidente políticas aos objetivos gerais, ainda que com relação à
fracasso do Fome Zero, realizou uma assemblagem dessas transição energética, esta seja bem mais complexa e im-
modalidades, carimbou tudo como sua iniciativa, sob o provável de ser canalizada a iniciativas convergentes do
apelativo de Bolsa Família, e passou a expandir, sobretu- que a questões ambientais, de resto reconhecidamente
do numericamente, a população assistida. Ao nal do seu necessárias e até urgentes, dada à agravação dos extremos
mandato, o Bolsa Família alcançava mais de 10 milhões climáticos nos últimos anos e ao aumento da devastação
de famílias, quantidade superior a 40 milhões de pesso- dos recursos naturais em grandes países do chamado Sul
as – quase um quarto da população total, o equivalente a Global. Algum consenso retórico poderá ser registra-
uma Argentina inteira – dotadas de um cartão magnético do em documentos e declarações de boas intenções, de
que as habilitava a complementar a renda acima da linha cunho puramente voluntário, como são geralmente as re-
da pobreza, ou simplesmente a consumir uma espécie de soluções aprovadas ao cabo dos muitos encontros de cien-
cesta básica de manutenção alimentar (na verdade, mui- tistas e diplomatas, realizados desde a Rio-92 e a Rio+20.
tas famílias utilizavam o subsídio para cobrir despesas Haverá, aqui, portanto, uma aparência de progressos po-
mensais de compras a “dez vezes sem juros”). líticos, mas é improvável que eles re itam as ações concre-
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