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RBCE - A revista da
da crescente concorrência e instabilidade na arena do que exportam continuamente ou entraram para as
comércio global. Um passo particularmente progressivo exportações nos últimos cinco anos – oriundas do
pode ser dado para adaptar e aplicar o MD aos objeti- setor de indústria ou de serviços – e capacitá-las a
vos do BNDES-Exim, do Proex e da Apex-Brasil por- propor projetos de expansão de exportação usando
que oferece uma descrição detalhada do modelo a partir ferramentas de seguro de crédito às exportações, no-
de produtos. O que emerge dessa análise é que o MD tadamente para o BNDES-Exim;
é abrangente porque leva muito mais fatores em consi-
deração e processa signi cativamente mais dados para (c) identi car empresas de bens nanciáveis entre 19 e
comparar e classi car os mercados. 60 meses que exportam continuamente ou entraram
para as exportações nos últimos cinco anos – oriun-
O modelo proposto é um procedimento de triagem que das do setor de indústria ou de serviços – e capacitá-
envolve a coleta de informações relevantes a partir da lis- -las para que saibam propor projetos de expansão de
ta de bens passíveis de serem apoiados pela Apex-Brasil exportação usando ferramentas de seguro de crédito
e nanciados pelo BNDES-Exim e Proex. Ele busca se- às exportações.
lecionar os principais mercados por meio da triagem ou
ltragem de oportunidades que deveriam ser prioridades
conjuntas para a promoção de exportações e nancia- Com base no MD e identi cados os alvos de empresas,
mento comercial. O objetivo nal é construir uma lista ações de road show, ativação e incentivo à cultura expor-
limitada, um “conjunto de escolha”, de excelentes oportu- tadora deverão ser adotadas em cada estado ou muni-
nidades nos mercados mundiais, e derivar as prioridades cípios selecionados para implantar de fato a política de
de promoção de diversi cação das exportações e nan- diversi cação de exportação de produtos nacionais.
ciamento do comércio com base em diferentes categorias
de produtos e mercados. Isso ajuda a tomada de decisão Apesar de um cenário internacional aparentemente in-
do ponto de vista do departamento de exportação de certo e com riscos, se as medidas aqui sugeridas forem
uma empresa, das federações empresariais, ou do próprio adotadas, estaremos, de forma gradual, lenta e segura,
governo e de sua agência de promoção às exportações. induzindo a diversi cação das exportações brasileiras.
A nalidade do modelo é normativa, e fornecerá uma
lista limitada de prioridades de promoção das exporta-
ções, selecionadas com base em um modelo bem estru-
e
turado em dados econômicos mensuráveis objetivos.
Isso tem a virtude de, pelo menos, chamar a atenção para
mercados que foram ignorados, indicando a irrelevân-
cia econômica de uma série de atividades de promoção.
Além disso, o modelo fornecerá ao tomador de decisão
localizado no governo federal, estadual, nos bancos o -
ciais algumas diretrizes quanto à diferenciação na estra-
tégia de promoção e incentivo à diversi cação de produ-
tos de acordo com a natureza do mercado de exportação
e a oportunidade de trade nance e seguro de crédito. “ O objetivo nal é construir uma lista
Paralelamente é preciso: limitada, um “conjunto de escolha”,
(a) identi car as MPEs que já exportam e as que entra- de excelentes oportunidades nos
ram para o ramo das exportações nos últimos cinco mercados mundiais, e derivar as
anos – oriundas do setor da indústria, do comércio prioridades de promoção de
ou de serviços – e capacitá-las a propor projetos de
expansão de exportação usando ferramentas de se- diversi cação das exportações e
guro de crédito às exportações, notadamente para o nanciamento do comércio com
Proex Financiamento, e BNDES-Exim; base em diferentes categorias de
(b) identi car empresas de bens nanciáveis acima de produtos e mercados
”
60 meses – ramo notadamente bens de capital –
Nº 155 - Abril, Maio e Junho de 2023 15