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RBCE - A revista da



          da crescente concorrência e instabilidade na arena do  que exportam continuamente ou entraram para as
          comércio global. Um passo particularmente progressivo   exportações nos últimos cinco anos – oriundas do
          pode ser dado para adaptar e aplicar o MD aos objeti-  setor de indústria ou de serviços – e capacitá-las a
          vos do BNDES-Exim, do Proex e da Apex-Brasil por-      propor projetos de expansão de exportação usando
          que oferece uma descrição detalhada do modelo a partir   ferramentas de seguro de crédito às exportações, no-
          de produtos. O que emerge dessa análise é que o MD     tadamente para o BNDES-Exim;
          é abrangente porque leva muito mais fatores em consi-
          deração e processa signi cativamente mais dados para  (c) identi car empresas de bens  nanciáveis entre 19 e
          comparar e classi car os mercados.                     60 meses que exportam continuamente ou entraram
                                                                 para as exportações nos últimos cinco anos – oriun-
          O modelo proposto é um procedimento de triagem que     das do setor de indústria ou de serviços – e capacitá-
          envolve a coleta de informações relevantes a partir da lis-  -las para que saibam propor projetos de expansão de
          ta de bens passíveis de serem apoiados pela Apex-Brasil   exportação usando ferramentas de seguro de crédito
          e  nanciados pelo BNDES-Exim e Proex. Ele busca se-    às exportações.
          lecionar os principais mercados por meio da triagem ou
           ltragem de oportunidades que deveriam ser prioridades
          conjuntas  para  a  promoção  de  exportações  e   nancia-  Com base no MD e identi cados os alvos de empresas,
          mento comercial. O objetivo  nal é construir uma lista   ações de road show, ativação e incentivo à cultura expor-
          limitada, um “conjunto de escolha”, de excelentes oportu-  tadora deverão ser adotadas em cada estado ou muni-
          nidades nos mercados mundiais, e derivar as prioridades   cípios selecionados para implantar de fato a política de
          de  promoção  de  diversi cação  das  exportações  e   nan-  diversi cação de exportação de produtos nacionais.
          ciamento do comércio com base em diferentes categorias
          de produtos e mercados. Isso ajuda a tomada de decisão   Apesar de um cenário internacional aparentemente in-
          do  ponto  de  vista  do  departamento  de  exportação  de  certo e com riscos, se as medidas aqui sugeridas forem
          uma empresa, das federações empresariais, ou do próprio   adotadas, estaremos, de forma gradual, lenta e segura,
          governo e de sua agência de promoção às exportações.   induzindo a diversi cação das exportações brasileiras.

          A  nalidade do modelo é normativa, e fornecerá uma
          lista limitada de prioridades de promoção das exporta-
          ções, selecionadas com base em um modelo bem estru-
                                                 e
          turado em dados econômicos mensuráveis objetivos.
          Isso tem a virtude de, pelo menos, chamar a atenção para
          mercados que foram ignorados, indicando a irrelevân-
          cia econômica de uma série de atividades de promoção.
          Além disso, o modelo fornecerá ao tomador de decisão
          localizado no governo federal, estadual, nos bancos o -
          ciais algumas diretrizes quanto à diferenciação na estra-
          tégia de promoção e incentivo à diversi cação de produ-
          tos de acordo com a natureza do mercado de exportação
          e a oportunidade de trade  nance e seguro de crédito.  “  O objetivo  nal é construir uma lista

          Paralelamente é preciso:                                  limitada, um “conjunto de escolha”,

          (a) identi car as MPEs que já exportam e as que entra-      de excelentes oportunidades nos
             ram para o ramo das exportações nos últimos cinco        mercados mundiais, e derivar as
             anos – oriundas do setor da indústria, do comércio         prioridades de promoção de
             ou de serviços – e capacitá-las a propor projetos de
             expansão de exportação usando ferramentas de se-         diversi cação das exportações e
             guro de crédito às exportações, notadamente para o        nanciamento do comércio com
             Proex Financiamento, e BNDES-Exim;                       base em diferentes categorias de

          (b) identi car empresas de bens  nanciáveis acima de              produtos e mercados
                                                                                                            ”
             60 meses – ramo notadamente bens de capital –


          Nº  155 - Abril, Maio e Junho de 2023                                                              15
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