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Promoção de Exportações
(iii) diversi car o destino dos bens e serviços ofertados Economia, pelo FuncexData, pelo Comtrade, pela Rela-
pelo Brasil, abrindo espaço em novos mercados no ção Anual de Informações Sociais (Rais), pela Redesim
exterior, incentivando e potencializando a nossa ca- e pelo IBGE.
racterística de global trader; e, por último,
Essas informações estatísticas primárias são um tipo de big
(iv) expandir e diversi car nossa base de empresas expor- data que requer conhecimento de data science para que se
tadoras por meio do incentivo à inserção de MPEs produzam informações adequadas à tomada de decisão
nos negócios internacionais e, também, das empresas que serão combinadas com recomendações da teoria eco-
brasileiras nas cadeias de globais de valor. nômica e da prática de internacionalização de empresas.
Cabe observar que as autoridades de promoção de ex-
As respostas a essas perguntas visam à identi cação de portações estão sob crescente pressão para alocar seus
oportunidades para a tomada de decisão para: escassos recursos de forma a fortalecer as exportações
existentes em cada estado, ao mesmo tempo que têm de
(i) o gestor de política de promoção de exportação; se concentrar em novas áreas de oportunidades de ne-
gócios internacionais. Um componente-chave de pro-
(ii) o gestor empresarial que atue em empresa não ex- moção comercial para a diversi cação das exportações
portadora ou que já esteja exportando;
de bens e serviços bem-sucedida é a capacidade de iden-
(iii) o futuro trader que queira atuar no comércio exterior. ti car os mercados estrangeiros certos. Para esse m, é
preciso disponibilizar para cada governo estadual e as
federações estaduais da indústria, comércio e serviços, e
No entanto, é importante investigar: as associações empresariais um modelo de apoio à deci-
são (MD) para a promoção comercial e a diversi cação
a) o desempenho do exportador de cada estado do Brasil de exportação que ofereça uma abordagem prática, mas
e a mudança na estrutura e composição das exportações empiricamente sólida e bem ajustada, para a seleção de
das regiões geográ cas de cada estado e dos municípios, mercado de exportação, acesso ao nanciamento e segu-
segundo os produtos (classes), setores, locais de saída ro de crédito às exportações. É também necessário que
das exportações e mercados de destino das exportações; essa ação esteja acoplada e alinhada às atividades da cul-
tura exportadora do governo federal.
b) a base de empresas exportadoras, importadoras e co-
muns (exportação e importação) segundo cruzamen- Por meio do processo de ltragem em várias etapas, o
tos de tipo e frequência por setor de atividade, e por MD pode ser projetado para rastrear sistematicamente
município, de modo que se tenha mapas, infográ - os mercados de bens suportados e escolhidos pelas ins-
cos e o per l das empresas conforme seus endereços e tituições governamentais o ciais, promover as expor-
com sua localização georreferenciada; e fazer tações e dar acesso ao nanciamento de exportações
(especialmente o programa BNDES-Exim, e Proex) e
c) uma análise combinada de dados sobre: (i) a expansão seguro de crédito em termos de uma in nidade de crité-
da base exportadora (número de empresas, frequência rios – desde risco político e comercial e estabilidade ma-
e porte); (ii) os mercados de destino das exportações; croeconômica, ao tamanho do mercado, acessibilidade e
(iii) os setores de atividade envolvidos e o potencial do perspectivas de crescimento.
mercado externo e se o produto é passível de ser nan-
ciado pelo Proex ou pelo BNDES-Exim e, a partir desse Isso gera uma lista dos mercados mais promissores e
ponto, fazer uma aproximação por municípios, inclusi- realistas para várias categorias de produtos. Ajuda os
ve usado o grau de orientação externa por município. funcionários de promoção de exportações e nanças
estaduais a priorizar e planejar suas diversas iniciativas,
A posse desses dados torna-se informação essencial para e reduz a adivinhação que, muitas vezes, atormenta as
a tomada de decisão e para diversi cação das vendas e atividades de seleção de mercado e abordagens das em-
dos destinos dos mercados externos, e incentivo ao pro- presas a serem objeto dos esforços de promoção e nan-
cesso de internacionalização das empresas em cada esta- ciamento das exportações brasileiras.
do e município da Federação brasileira.
Essa abordagem MD pode ser modelada em resposta
As fontes de informação para as séries estatísticas são ba- às práticas de negócios internacionais em evolução e à
sicamente aquelas fornecidas pela Secex/Ministério da necessidade de ajustar os resultados do modelo diante
14 Nº 155 - Abril, Maio e Junho de 2023