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Promoção de Exportações


          (iii) diversi car o destino dos bens e serviços ofertados  Economia, pelo FuncexData, pelo Comtrade, pela Rela-
             pelo Brasil, abrindo espaço em novos mercados no  ção Anual de Informações Sociais (Rais), pela Redesim
             exterior, incentivando e potencializando a nossa ca-  e pelo IBGE.
             racterística de global trader; e, por último,
                                                              Essas informações estatísticas primárias são um tipo de big
          (iv) expandir e diversi car nossa base de empresas expor-  data que requer conhecimento de data science para que se
             tadoras  por  meio  do  incentivo  à  inserção  de  MPEs  produzam  informações  adequadas  à  tomada  de  decisão
             nos negócios internacionais e, também, das empresas  que serão combinadas com recomendações da teoria eco-
             brasileiras nas cadeias de globais de valor.     nômica e da prática de internacionalização de empresas.

                                                              Cabe observar que as autoridades de promoção de ex-
          As respostas a essas perguntas visam à identi cação de  portações estão sob crescente pressão para alocar seus
          oportunidades para a tomada de decisão para:        escassos recursos de forma a fortalecer as exportações
                                                              existentes em cada estado, ao mesmo tempo que têm de
          (i)  o gestor de política de promoção de exportação;   se concentrar em novas áreas de oportunidades de ne-
                                                              gócios internacionais. Um componente-chave de pro-
          (ii) o gestor empresarial que atue em empresa não ex-  moção comercial para a diversi cação das exportações
             portadora ou que já esteja exportando;
                                                              de bens e serviços bem-sucedida é a capacidade de iden-
          (iii) o futuro trader que queira atuar no comércio exterior.   ti car os mercados estrangeiros certos. Para esse  m, é
                                                              preciso disponibilizar para cada governo estadual e as
                                                              federações estaduais da indústria, comércio e serviços, e
          No entanto, é importante investigar:                as associações empresariais um modelo de apoio à deci-
                                                              são (MD) para a promoção comercial e a diversi cação
          a)  o desempenho do exportador de cada estado do Brasil  de exportação que ofereça uma abordagem prática, mas
            e a mudança na estrutura e composição das exportações  empiricamente sólida e bem ajustada, para a seleção de
            das regiões geográ cas de cada estado e dos municípios,  mercado de exportação, acesso ao  nanciamento e segu-
            segundo  os  produtos  (classes),  setores,  locais  de  saída  ro de crédito às exportações. É também necessário que
            das exportações e mercados de destino das exportações;  essa ação esteja acoplada e alinhada às atividades da cul-
                                                              tura exportadora do governo federal.
          b)  a base de empresas exportadoras, importadoras e co-
            muns (exportação e importação) segundo cruzamen-  Por meio do processo de  ltragem em várias etapas, o
            tos de tipo e frequência por setor de atividade, e por  MD pode ser projetado para rastrear sistematicamente
            município, de modo que se tenha mapas, infográ -  os mercados de bens suportados e escolhidos pelas ins-
            cos e o per l das empresas conforme seus endereços e  tituições governamentais o ciais, promover as expor-
            com sua localização georreferenciada; e fazer     tações e dar acesso ao  nanciamento de exportações
                                                              (especialmente o programa BNDES-Exim, e Proex) e
          c)   uma análise combinada de dados sobre: (i) a expansão  seguro de crédito em termos de uma in nidade de crité-
            da base exportadora (número de empresas, frequência  rios – desde risco político e comercial e estabilidade ma-
            e  porte);  (ii)  os  mercados  de  destino  das  exportações;  croeconômica, ao tamanho do mercado, acessibilidade e
            (iii) os setores de atividade envolvidos e o potencial do  perspectivas de crescimento.
            mercado externo e se o produto é passível de ser  nan-
            ciado pelo Proex ou pelo BNDES-Exim e, a partir desse   Isso gera uma lista dos mercados mais promissores e
            ponto, fazer uma aproximação por municípios, inclusi-  realistas para várias categorias de produtos. Ajuda os
            ve usado o grau de orientação externa por município.   funcionários de promoção de exportações e  nanças
                                                              estaduais a priorizar e planejar suas diversas iniciativas,
          A posse desses dados torna-se informação essencial para  e reduz a adivinhação que, muitas vezes, atormenta as
          a tomada de decisão e para diversi cação das vendas e  atividades de seleção de mercado e abordagens das em-
          dos destinos dos mercados externos, e incentivo ao pro-  presas a serem objeto dos esforços de promoção e  nan-
          cesso de internacionalização das empresas em cada esta-  ciamento das exportações brasileiras.
          do e município da Federação brasileira.
                                                              Essa abordagem MD pode ser modelada em resposta
          As fontes de informação para as séries estatísticas são ba-  às práticas de negócios internacionais em evolução e à
          sicamente aquelas fornecidas pela Secex/Ministério da  necessidade de ajustar os resultados do modelo diante

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