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Portos
pode haver cooperação em vez de confronto, de modo que navios oceânicos que se movem por rotas regulares em
se chegue a propostas de resolução de problemas que pro- horários fixos. Por isso, o transporte marítimo regular é,
duzam uma melhoria perceptível nas operações de gestão de longe, o modo mais eficiente de transporte de merca-
portuária em um período relativamente curto de tempo. dorias. É realizado usando vários navios regulares, como
navios porta-contêineres, de granéis, e petroleiros.
Isso é possível de ser realizado se o novo ministério de
portos e aeroportos convocar e buscar o apoio de institui- Vale lembrar que os navios porta-contêineres são os que
ções – como a Fundação Centro de Estudos do Comércio transportam a maior parte das mercadorias do mundo.
Exterior - Funcex e a Associação de Comércio Exterior do Por sua vez, os graneleiros são usados para transportar
Brasil - AEB – que entendem e conhecem a história, a ge- commodities agrícolas e/ou matérias-primas como carvão
ografia, as decisões de lock in passadas, que conformaram ou minério de ferro e os navios-tanque são usados prin-
a oferta de carga de exportação e importação, por partici- cipalmente para transportar petróleo e outros produtos
parem, no passado, dos Conselhos de Autoridade Portu- químicos. O transporte marítimo regular é um dos modos
ária - CAPs e, sobretudo, por terem uma visão singular e mais baratos de transporte de carga, o que o torna a esco-
prospectiva das oportunidades e dos obstáculos existentes lha preferida de transporte para as empresas de exportação
nas regiões econômicas (ou estados) tanto para manuten- e importação. O setor de Transporte Marítimo Internacio-
ção quanto para a expansão da estrutura e da composição nal possui regulamentos para garantir a segurança da em-
das exportações e importações de bens do Brasil. barcação, da tripulação, e da carga. Isso faz com que a liner
shipping atue como o motor global para conectar países,
Ademais, se o ministério ainda juntar a capacidade ana- mercados, negócios e pessoas em todo o mundo por uma
lítica da Antaq em produzir dados e estatísticas (https:// rede de transporte eficiente, segura e de baixo custo.
web3.antaq.gov.br/portalv3/sdpv2servicosonline/), mais
dados privados de empresas como a Datamar (https:// Ademais, com as mesas executivas será possível de forma
datamar.com.br/), e ainda a capacidade de ensino e refle- racional mostrar:
xão do Imapor (https://www.imapor.org.br/), bem como
representantes das empresas de navegação e das federações a) A especialização de alguns portos em cargas de gra-
(Confederação Nacional da Indústria - CNI, Confede- nel sólido e líquido, e que a movimentação dessa carga e
ração Nacional do Comércio de Bens e Serviços - CNC, eventual expansão das exportações e importações desses
Confederação Nacional da Agricultura - CNA) nas mesas bens não requer muitos investimentos físicos nos portos
executivas, poderá obter rápidos diagnósticos sobre: (a) e, sim, melhoria de processos para atender às questões
porto organizado; (b) área do porto organizado, que para descarbonizar e digitalizar a cadeia de valor.
compreende as instalações portuárias e a infraestrutura b) A necessidade de se ter um olhar atento e constante
de proteção e de acesso ao porto organizado; (c) insta- em termos de capacidade física e movimentação de mer-
lação portuária; (d) terminal de uso privado; (e) estação cadorias e gestão portuária de carga geral nos portos do
de transbordo de cargas; (f) instalação portuária pública perímetro compreendido pelas regiões Sul e Sudeste,
de pequeno porte; (g) instalação portuária de turismo. pois nessa área se encontram cerca de mais de 80% da
produção industrial do país, e será nessa área que poderá
Mais ainda, será possível, inclusive, estabelecer matrizes haver maior oferta de carga geral de exportação (e impor-
de fluxo e o volume de carga exportada da origem de tação) por meio de contêineres.
produção, região geográfica, modal de saída e destino da
carga. Quanto à carga de importação será possivel saber c) A coevolução e a path dependence e o lock in serão deter-
a proveniência, o porto usado e o estado onde foi desem- minantes entre a expansão das exportações de carga geral
baraçada a mercadoria importada. Esses são os elementos – notadamente de bens manufaturados – e a demanda por
mínimos para se poder estimar a oferta e a demanda por transportes de contêineres e de navios para transportar es-
carga importada e exportada por porto, ter um planeja- ses bens na maioria dos portos das regiões Sul e Sudeste.
mento para identificar necesidades de instalações físicas
nos portos e, sobretudo, perceber a atratividade do porto d) Assim, se as vendas de manufaturados continuarem se
para ser escalado pelas companhias de navegação. expandido no atual ritmo, ou mesmo que haja um boom
fantástico de crescimento das exportações de manufatu-
Mediante esse diálogo em cada porto organizado por rados, é pouco provável que os super containers tipo Suez-
meio das mesas executivas será possível mostrar que o max (até 12000 TEU) ou os ultra large cotainer vessels/
transporte marítimo regular é o processo de transporte de ships (ULCV/ULCS de 20.000 a 24.000 TEU) sejam
mercadorias e cargas de um destino a outro por grandes escalados para virem aportar nos portos do Brasil.
46 Nº 154 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2023