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Portos


          pode haver cooperação em vez de confronto, de modo que  navios oceânicos que se movem por rotas regulares em
          se chegue a propostas de resolução de problemas que pro-  horários fixos. Por isso, o transporte marítimo regular é,
          duzam uma melhoria perceptível nas operações de gestão  de longe, o modo mais eficiente de transporte de merca-
          portuária em um período relativamente curto de tempo.   dorias. É realizado usando vários navios regulares, como
                                                              navios porta-contêineres, de granéis, e petroleiros.
          Isso é possível de ser realizado se o novo ministério de
          portos e aeroportos convocar e buscar o apoio de institui-  Vale lembrar que os navios porta-contêineres são os que
          ções – como a Fundação Centro de Estudos do Comércio   transportam a maior parte das mercadorias do mundo.
          Exterior - Funcex e a Associação de Comércio Exterior do   Por sua vez, os graneleiros são usados  para transportar
          Brasil - AEB – que entendem e conhecem a história, a ge-  commodities agrícolas e/ou matérias-primas como carvão
          ografia, as decisões de lock in passadas, que conformaram  ou minério de ferro e os navios-tanque são usados  prin-
          a oferta de carga de exportação e importação, por partici-  cipalmente para transportar petróleo e outros produtos
          parem, no passado, dos Conselhos de Autoridade Portu-  químicos. O transporte marítimo regular é um dos modos
          ária - CAPs e, sobretudo, por terem uma visão singular e  mais baratos de transporte de carga, o que o torna a esco-
          prospectiva das oportunidades e dos obstáculos existentes  lha preferida de transporte para as empresas de exportação
          nas regiões econômicas (ou estados) tanto para manuten-  e importação. O setor de Transporte Marítimo Internacio-
          ção quanto para a expansão da estrutura e da composição  nal possui regulamentos para garantir a segurança da em-
          das exportações e importações de bens do Brasil.    barcação, da tripulação, e da carga. Isso faz com que a liner
                                                              shipping  atue como o motor global para conectar países,
          Ademais, se o ministério ainda juntar a capacidade ana-  mercados, negócios e pessoas em todo o mundo por uma
          lítica da Antaq em produzir dados e estatísticas (https://  rede de transporte eficiente, segura e de baixo custo.
          web3.antaq.gov.br/portalv3/sdpv2servicosonline/), mais
          dados privados de empresas como a Datamar (https://  Ademais, com as mesas executivas será possível de forma
          datamar.com.br/), e ainda a capacidade de ensino e refle-  racional mostrar:
          xão do Imapor (https://www.imapor.org.br/), bem como
          representantes das empresas de navegação e das federações   a) A especialização de alguns portos em cargas de gra-
          (Confederação Nacional da Indústria - CNI, Confede-  nel sólido e líquido, e que a movimentação dessa carga e
          ração Nacional do Comércio de Bens e Serviços - CNC,   eventual expansão das exportações e importações desses
          Confederação Nacional da Agricultura - CNA) nas mesas   bens não requer muitos investimentos físicos nos portos
          executivas, poderá obter rápidos diagnósticos sobre:  (a)  e, sim, melhoria de processos para atender às questões
          porto organizado; (b) área do porto organizado, que  para descarbonizar e digitalizar a cadeia de valor.
          compreende as instalações portuárias e a infraestrutura   b) A necessidade de se ter um olhar atento e constante
          de proteção e de acesso ao porto organizado; (c) insta-  em termos de capacidade física e movimentação de mer-
          lação portuária; (d) terminal de uso privado; (e) estação   cadorias e gestão portuária de carga geral nos portos do
          de transbordo de cargas; (f) instalação portuária pública   perímetro compreendido pelas regiões Sul e Sudeste,
          de pequeno porte; (g) instalação portuária de turismo.  pois nessa área se encontram cerca de mais de 80% da
                                                               produção industrial do país, e será nessa área que poderá
          Mais ainda, será possível, inclusive, estabelecer matrizes   haver maior oferta de carga geral de exportação (e impor-
          de fluxo e o volume de carga exportada da origem de  tação) por meio de contêineres.
          produção, região geográfica, modal de saída e destino da
          carga. Quanto à carga de importação será possivel saber   c) A coevolução e a path dependence e o lock in serão deter-
          a proveniência, o porto usado e o estado onde foi desem-  minantes entre a expansão das exportações de carga geral
          baraçada a mercadoria importada. Esses são os elementos   – notadamente de bens manufaturados – e a demanda por
          mínimos para se poder estimar a oferta e a demanda por   transportes de contêineres e de navios para transportar es-
          carga importada e exportada por porto, ter um planeja-  ses bens na maioria dos portos das regiões Sul e Sudeste.
          mento para identificar necesidades de instalações físicas
          nos portos e, sobretudo, perceber a atratividade do porto   d) Assim, se as vendas de manufaturados continuarem se
          para ser escalado pelas companhias de navegação.     expandido no atual ritmo, ou mesmo que haja um boom
                                                               fantástico de crescimento das exportações de manufatu-
          Mediante esse diálogo em cada porto organizado por   rados, é pouco provável que os super containers tipo Suez-
          meio das mesas executivas será possível mostrar que o  max (até 12000 TEU) ou os ultra large cotainer vessels/
          transporte marítimo regular é o processo de transporte de   ships  (ULCV/ULCS de 20.000 a 24.000 TEU) sejam
          mercadorias e cargas de um destino a outro por grandes   escalados para virem aportar nos portos do Brasil.

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