Page 15 - RBCE128
P. 15

RBCE - A revista da FUNCEX

PROPOSTAS PARA UMA NOVA                                     nicos, medidas sanitárias e fitossanitárias e proteção ao
POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO                                      investimento direto estrangeiro.
ECONÔMICA INTERNACIONAL                                     Adicionalmente, é preciso reduzir os custos e melho-
PARA O BRASIL                                               rar a qualidade dos serviços associados à produção e ao
                                                            comércio internacional. Nos investimentos diretos no
Produtividade e competitividade devem ser objetivos         exterior de empresas brasileiras, a agenda deve ser de
fundamentais da política econômica brasileira. Às vol-      remoção dos obstáculos de natureza tributária e regula-
tas com uma das piores recessões da sua história, com       tória, evitando-se a concessão de crédito subsidiado e a
forte retração da demanda doméstica e dramática si-         participação acionária de bancos públicos nestas firmas.
tuação fiscal, o Brasil precisa do setor externo como       A negociação de acordos preferenciais de comércio, um
um dos vetores da retomada. A taxa de câmbio mais           processo lento dado o crescente número e complexidade
desvalorizada também compõe este ambiente propício          dos temas envolvidos e os prazos longos de implemen-
à discussão de uma nova política comercial e industrial     tação, não deve preceder e condicionar um movimento
para o país.                                                de abertura multilateral. É preciso levar em conta os be-
Junto com o reequilíbrio macroeconômico, com as refor-      nefícios da liberalização autônoma para a produtividade
mas previdenciária, tributária e trabalhista e com a reto-  da economia brasileira.
mada dos investimentos em infraestrutura e logística, a     No âmbito do Mercosul, com um governo mais pró-mer-
reinserção internacional da economia brasileira é um pi-    cado na Argentina, principal parceiro no bloco, é possível
lar fundamental de uma política econômica para relançar     pensar numa nova agenda conjunta de integração inter-
o processo de desenvolvimento econômico. Esta é uma         nacional, com reforma da Tarifa Externa Comum (TEC)
agenda que inclui medidas de redução do custo Brasil, de    e revisão de prioridades na negociação de acordos comer-
ampliação do comércio exterior, de desgravação tarifária,   ciais com parceiros relevantes. Porém, se não for possível
de negociação de acordos comerciais e de apoio ao inves-    atrair os parceiros do Mercosul para esta visão de maior
timento externo de empresas brasileiras.                    integração produtiva internacional, o Brasil deveria criar
O protecionismo no Brasil é múltiplo em seus instrumen-     condições para implementá-la autonomamente.
tos e difuso em diferentes áreas de política econômica:     A seguir, as recomendações específicas da agenda
burocracia aduaneira e portos, tarifas de importação, fi-   CDPP-Cindes de política comercial e industrial.
nanciamento atrelado a conteúdo local, subsídios tribu-
tários para a produção nacional, preferências em compras    Redução de custos e melhoria do ambiente
governamentais para empresas nacionais, etc. As políticas   institucional do comércio exterior
de conteúdo local, especialmente quando baseadas em         •	 Adesão à OCDE. Este movimento facilitaria a
processos produtivos básicos, são incompatíveis com o
objetivo de integração da economia brasileira aos fluxos        implementação de um conjunto de reformas hori-
de comércio e de investimento internacionais.                   zontais na economia brasileira, tanto pelo apoio da
Uma política comercial orientada para a integração da           OCDE em termos de formulação quanto pela sina-
economia brasileira ao mundo trará ganhos de pro-               lização de compromisso do país com esta agenda.
dutividade e avanços tecnológicos, e será indutora de       •	 Melhora logística e desburocratização das adua-
melhorias institucionais como simplificação e redução           nas e dos portos.
da carga tributária, elevação da taxa de investimento e     •	 Redução da carga tributária sobre as exporta-
melhoria da qualidade de educação e do ambiente de              ções. Enquanto não se institui um imposto sobre
negócios. É também uma política voltada a reduzir o             valor agregado (IVA) puro no Brasil, é preciso bus-
hiato tecnológico da indústria nacional e permitir uma          car mecanismos que reduzam ou eliminem o acú-
reindustrialização compatível com a dinâmica do siste-          mulo de créditos do Imposto sobre Circulação de
ma econômico internacional.                                     Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
A modernização da política comercial envolve, além          •	 Reforço de instituições de regulação técnica e
de abrir a economia, rever regulações domésticas para           certificação de produtos – por exemplo, Instituto
torná-las compatíveis com o padrão internacional, em            Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e Ins-
áreas como propriedade intelectual, regulamentos téc-
                                                                                                                         11
Nº 128 - Julho/Agosto/Setembro de 2016
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20