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Mulheres Líderes na Exportação
Trilhas de conhecimento e necessidades de ltrar
informações e gerar inteligência na exportação
Moana Rodrigues de Almeida é integrante do LAGI CSS da
UERJ, participante do Grupo Geoenergy e integrante do cor-
po discente da Faculdade de Engenharia Ambiental da UERJ.
Moana Rodrigues
de Almeida
Atrair e inserir jovens mulheres entre 15 e 29, mesmo em situação de vulnerabilidade social, nas atividades de expor-
tação com vistas que elas possam contribuir para incentivar a obtenção de ganhos de produtividade e lucratividade
é um desa o.
O desa o de integrar jovens mulheres na exportação exige uma abordagem que combine o desenvolvimento do
Capital Humano com a Inovação Tecnológica. Em linha com a teoria do Capital Humano, a capacitação adequa-
da dessas jovens representa um investimento que gera externalidades positivas, permitindo-lhes liderar o processo
de exportação de bens e serviços. Elas podem atuar em empresas iniciantes na exportação ou aumentar a orienta-
ção externa de empresas já estabelecidas, contribuindo para que uma maior proporção da produção doméstica seja
destinada ao mercado externo.
A aquisição de conhecimento técnico (Trilhas 1 a 3) e estratégico (Trilha 4) é crucial. No entanto, a literatura sobre
Gestão do Conhecimento demonstra o gap entre o conhecimento tácito (experiencial) e o codi cado (regras e da-
dos) que as jovens precisam dominar. É aqui que reside a inovação metodológica deste framework: a utilização do
Prompt Engineering de Corte Socrático por meio de programas de Inteligência Arti cial (IA). Essa ferramenta visa
facilitar o aprendizado e a ltragem de informações, acelerando a capacidade de gerar inteligência de exportação.
O framework proposto é estruturado em quatro trilhas interconectadas, culminando na formação de futuras Traders
com visão estratégica sobre Vantagens Comparativas Dinâmicas e a capacidade de moldar a pauta exportadora brasileira.
1. Primeira Trilha: Organização da Produção, Produtividade e Lucratividade
É preciso que as jovens mulheres desenvolvam habilidade cognitiva para, ao adentrarem numa empresa exportadora,
classi carem mercadorias para ns scais e atividades econômicas. A partir desse conhecimento, elas começarão a
compreender a organização da produção, do trabalho, da tecnologia e da maquinaria, desde a entrada de insumos
até a transformação produtiva em bens ou serviços destinados à comercialização externa.
O primeiro passo é entender o uxo de recebimento dos insumos, seu armazenamento, manuseio e deslocamento até
a célula de produção. É fundamental que identi quem a importância, a intensidade e tenham uma noção do custo
e do tempo utilizado de máquina, de trabalho humano, e da tecnologia na confecção do bem ou serviço. Depois de
52 Nº 164 - Julho, Agosto e Setembro de 2025

