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China


         Conta pessoa física: basta criar um ID e vinculá-lo  blico que também quer ter essa experiência de compra
         a um número de telefone. Assim, há acesso à troca de  diferenciada, via o próprio aplicativo ou outro app, de-
         mensagens instantâneas e a alguns serviços, mas muitos  pois desse encantamento e decisão de compra.
         deles funcionam apenas na China e requerem um
         número de telefone chinês e uma conta bancária no país.  Marcas desconhecidas, pequenas e estrangeiras sempre
                                                              terão mais di culdades, até porque a concorrência no
         Conta  corporativa:  permite  postagens  institucionais,  in-  universo digital é muito maior do que no físico. Sem
         cluindo  vídeos,  desenvolvimento  de  mini-apps,  cobrança  investimento, a marca acaba desaparecendo dentro do
         de pagamentos e anúncios. Será necessário ter uma empre-  aplicativo, e, como citou meu amigo, a empresa terá algo
         sa na China e o número do registro da licença comercial.  como 20 seguidores.  uando lembro que a China tem
                                                              1,4 bilhões de pessoas, isso deixa de ser apenas um dado
         Há também algumas contas especí cas nas categorias   estatístico. É um referencial geográ co essencial e uma
         “governo” e “mídia”. Enquanto um único número de     informação-chave para a economia real e para o sucesso
         telefone individual pode abrigar até 5 contas diferentes,   dos negócios na China.
         uma conta “mídia” pode abrigar até 50 contas. Por isso,
         há empresas que “vendem” esses serviços e fazem o We-  Vale lembrar os 4 Ps do Marketing, de Philip Kotler: pro-
         Chat em seu nome, abrigando os WeChats de terceiros.  duto, preço, praça e promoção (Kotler, 2012). Então, se
         É recomendável entender qual será o tipo de conta ins-  você tem uma loja on-line escondida dentro do WeChat,
         talada, ter cuidado com as informações e conteúdos e  isso não é uma boa praça. Nesse caso, uma pequena loja
         com os mecanismos de pagamento, que precisam estar   física em uma rua movimentada de Xangai teria muito
         associados a uma conta bancária na China.            mais visibilidade, pois lá há muitos passantes o dia in-
                                                              teiro, a pé, de moto e de bicicleta. Xangai tem mais que
         Além disso, há grande concorrência dentro do WeChat.   o dobro da população de São Paulo. Enquanto São Pau-
         Grandes marcas, especialmente do setor de moda e be-  lo tem cerca de 11 milhões de habitantes, Xangai conta
         leza, conseguem atrair clientes e seguidores com facili-  com 24 milhões.
         dade, porque, além de terem marcas consagradas, fazem
         vídeos elaborados, usam artistas e modelos chineses e  Na THAE, ajudamos as empresas a entenderem qual o
         lançam diversas campanhas para atrair o consumidor. A   investimento mais adequado para elas. Não se trata ape-
         Louis Vuitton, por exemplo, tem mais de 10 mini-apps   nas de “querer um e-commerce”, como alguns me procu-
         o ciais. Cada um é focado em um segmento de produto  ram, mas sim de saber o quanto a empresa está disposta
         ou público, com um mais voltado para o consumidor jo-  a investir no acesso ao mercado chinês, qual o produto
         vem e outro para seu cliente mais  el. A marca também  que oferece, o preço, a visibilidade da marca no merca-
         tem pop-up stores dentro do WeChat, com lançamen-    do. Com isso, podemos comparar as possibilidades do
         tos ou linhas de produtos temporários.               universo digital com os caminhos tradicionais, como
                                                              usar um distribuidor ou parceiro.
         E isso não se aplica somente para grifes de luxo, mas tam-
         bém para as populares.  uando entram no e-commerce   Na China, os percentuais de compras o -line ainda
         chinês, desenvolvem um planejamento de marketing     são bem superiores aos on-line. No entanto, o e-com-
         que contempla o investimento inicial na conta do We-  merce tem crescido a taxas aproximadas de 7% ao ano.
         Chat, no desenvolvimento do mini-app e em uma série  Em 2023, o comércio eletrônico representou 27,6%
         de campanhas, vídeos curtos, posts, engajamentos, co-  das vendas de bens de consumo (China, 2024). Dispa-
         municação com os clientes, programas de membros e    radamente, Taobao e Tmall, ambos do grupo Alibaba,
         por aí vai. Uma pesquisa do Boston Consulting Group,  representam mais de 40% das vendas on-line de varejo,
         de 2021, perguntou a um grupo de pessoas por qual    seguido pelo Pingduoduo, que acabou de superar o JD,
         canal haviam se interessado pelos produtos de determi-  com então 16% (Globe Newswire, 2024).
         nado setor. Dos respondentes, 53% disseram que foi via
         WeChat, e 27% disseram que foi por outras mídias so-  O Alibaba que temos no Brasil não inclui o Taobao e o
         ciais (BCG, 2021).                                   Tmall, que estão na liderança no mercado chinês. Taobao
                                                              e Tmall são apps do grupo Alibaba para vendas b2c na
         O WeChat portanto, é uma espécie de ímã para as mar-  China. Ao passo que o website Alibaba.com, que mui-
         cas, com uma série de ferramentas de marketing e rela-  tos acessam do Brasil, serve para consultar fornecedores
         cionamento que, quando bem usadas, oferecem uma      chineses. Ele é uma plataforma para a China vender pro-
         grande oportunidade para as empresas atraírem um pú-  dutos chineses b2b, sendo o primeiro b representando

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