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China
Conta pessoa física: basta criar um ID e vinculá-lo blico que também quer ter essa experiência de compra
a um número de telefone. Assim, há acesso à troca de diferenciada, via o próprio aplicativo ou outro app, de-
mensagens instantâneas e a alguns serviços, mas muitos pois desse encantamento e decisão de compra.
deles funcionam apenas na China e requerem um
número de telefone chinês e uma conta bancária no país. Marcas desconhecidas, pequenas e estrangeiras sempre
terão mais di culdades, até porque a concorrência no
Conta corporativa: permite postagens institucionais, in- universo digital é muito maior do que no físico. Sem
cluindo vídeos, desenvolvimento de mini-apps, cobrança investimento, a marca acaba desaparecendo dentro do
de pagamentos e anúncios. Será necessário ter uma empre- aplicativo, e, como citou meu amigo, a empresa terá algo
sa na China e o número do registro da licença comercial. como 20 seguidores. uando lembro que a China tem
1,4 bilhões de pessoas, isso deixa de ser apenas um dado
Há também algumas contas especí cas nas categorias estatístico. É um referencial geográ co essencial e uma
“governo” e “mídia”. Enquanto um único número de informação-chave para a economia real e para o sucesso
telefone individual pode abrigar até 5 contas diferentes, dos negócios na China.
uma conta “mídia” pode abrigar até 50 contas. Por isso,
há empresas que “vendem” esses serviços e fazem o We- Vale lembrar os 4 Ps do Marketing, de Philip Kotler: pro-
Chat em seu nome, abrigando os WeChats de terceiros. duto, preço, praça e promoção (Kotler, 2012). Então, se
É recomendável entender qual será o tipo de conta ins- você tem uma loja on-line escondida dentro do WeChat,
talada, ter cuidado com as informações e conteúdos e isso não é uma boa praça. Nesse caso, uma pequena loja
com os mecanismos de pagamento, que precisam estar física em uma rua movimentada de Xangai teria muito
associados a uma conta bancária na China. mais visibilidade, pois lá há muitos passantes o dia in-
teiro, a pé, de moto e de bicicleta. Xangai tem mais que
Além disso, há grande concorrência dentro do WeChat. o dobro da população de São Paulo. Enquanto São Pau-
Grandes marcas, especialmente do setor de moda e be- lo tem cerca de 11 milhões de habitantes, Xangai conta
leza, conseguem atrair clientes e seguidores com facili- com 24 milhões.
dade, porque, além de terem marcas consagradas, fazem
vídeos elaborados, usam artistas e modelos chineses e Na THAE, ajudamos as empresas a entenderem qual o
lançam diversas campanhas para atrair o consumidor. A investimento mais adequado para elas. Não se trata ape-
Louis Vuitton, por exemplo, tem mais de 10 mini-apps nas de “querer um e-commerce”, como alguns me procu-
o ciais. Cada um é focado em um segmento de produto ram, mas sim de saber o quanto a empresa está disposta
ou público, com um mais voltado para o consumidor jo- a investir no acesso ao mercado chinês, qual o produto
vem e outro para seu cliente mais el. A marca também que oferece, o preço, a visibilidade da marca no merca-
tem pop-up stores dentro do WeChat, com lançamen- do. Com isso, podemos comparar as possibilidades do
tos ou linhas de produtos temporários. universo digital com os caminhos tradicionais, como
usar um distribuidor ou parceiro.
E isso não se aplica somente para grifes de luxo, mas tam-
bém para as populares. uando entram no e-commerce Na China, os percentuais de compras o -line ainda
chinês, desenvolvem um planejamento de marketing são bem superiores aos on-line. No entanto, o e-com-
que contempla o investimento inicial na conta do We- merce tem crescido a taxas aproximadas de 7% ao ano.
Chat, no desenvolvimento do mini-app e em uma série Em 2023, o comércio eletrônico representou 27,6%
de campanhas, vídeos curtos, posts, engajamentos, co- das vendas de bens de consumo (China, 2024). Dispa-
municação com os clientes, programas de membros e radamente, Taobao e Tmall, ambos do grupo Alibaba,
por aí vai. Uma pesquisa do Boston Consulting Group, representam mais de 40% das vendas on-line de varejo,
de 2021, perguntou a um grupo de pessoas por qual seguido pelo Pingduoduo, que acabou de superar o JD,
canal haviam se interessado pelos produtos de determi- com então 16% (Globe Newswire, 2024).
nado setor. Dos respondentes, 53% disseram que foi via
WeChat, e 27% disseram que foi por outras mídias so- O Alibaba que temos no Brasil não inclui o Taobao e o
ciais (BCG, 2021). Tmall, que estão na liderança no mercado chinês. Taobao
e Tmall são apps do grupo Alibaba para vendas b2c na
O WeChat portanto, é uma espécie de ímã para as mar- China. Ao passo que o website Alibaba.com, que mui-
cas, com uma série de ferramentas de marketing e rela- tos acessam do Brasil, serve para consultar fornecedores
cionamento que, quando bem usadas, oferecem uma chineses. Ele é uma plataforma para a China vender pro-
grande oportunidade para as empresas atraírem um pú- dutos chineses b2b, sendo o primeiro b representando
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