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RBCE - A revista da



                                                              Em aulas e palestras, costumo perguntar à turma quem
                                                              tem o WeChat no smartphone. Muito raramente, há um
                                                              ou dois alunos que levantam a mão. Entre os executivos,
                                                              o número aumenta um pouco, mas não muito. Na maio-
                                                              ria dos casos, são pessoas que estiveram na China em
                                                              um evento ou feira e, no intuito de trocar contatos com
                                                              clientes e parceiros chineses, entenderam que o WeChat
                                                              era a ferramenta de comunicação mais relevante.
                                                              Desenvolvido pela Tencent, em 2011, o WeChat, que lá
                                                              é conhecido como Weixin, é muito mais do que um apli-
                                                              cativo de mensagens instantâneas. Com mais de 1,36
                                                              bilhão de usuários que acessam a plataforma diariamen-
                                                              te, ele tem uma abordagem multifacetada, permitindo
                                                              contas especiais, por assinatura, e compartilhamento de
                                                              momentos, fotos, pagamentos e o uso de diversos ser-
                                                              viços, como compra de passagens de trem, aluguel de
                                                              bicicletas e outros. E o principal: conta com uma plata-
                                                              forma que abriga milhares de miniprogramas, sem que
                                                              o usuário precise sair do aplicativo. Por exemplo, é pos-
                                                              sível pedir um café da Starbucks usando o mini-app do
                                                              WeChat, sem precisar instalar o app da cafeteria. Tam-
                                                              bém é possível chamar um táxi, sem ter que entrar no
          WECHAT E OUTRAS PLATAFORMAS                         aplicativo especí co do prestador de serviços.
          LOCAIS CHINESAS                                     Mas atenção: o WeChat não é um bom caminho para

                                                              marcas desconhecidas fazerem vendas na China.
          Em 2021, escrevi um artigo para o Conselho Empresarial
          Brasil-China (CEBC), intitulado Guia Básico para Iniciar  Uma vez, um conhecido aqui do Brasil me con denciou
          e Aperfeiçoar o Branding Empresarial na China (Moretz,  que havia sido convencido por outra pessoa a criar uma
          2021). Nele, abordei a revolução digital chinesa e trouxe  conta da empresa dele no WeChat e que gastou uma
          sugestões  para  brasileiros  explorarem  melhor  os  recursos  quantia considerável de dinheiro com isso. No entanto,
          do WeChat como plataforma para branding.  uatro anos  alguns anos depois, ainda tinha apenas vinte seguidores
          depois, as dicas continuam válidas. O WeChat segue sen-  e nenhum negócio havia sido concluído por meio da
          do um dos aplicativos mais utilizados na China, tanto para  plataforma. Isso acontece por diversos motivos. Um de-
          comunicação entre indivíduos quanto para promoção ins-  les é porque dentro do WeChat é possível criar diversos
          titucional, em lugar de um website tradicional.     tipos de contas, e nem todas elas têm um  m comercial:

                                                             “      O WeChat portanto, é uma espécie de
              ............................................................................


                                                                     ímã para as marcas, com uma série de
                                                                          ferramentas de marketing e
                                                                      relacionamento que, quando bem
                                                                        usadas, oferecem uma grande
                                                                        oportunidade para as empresas
                                                                      atraírem um público que também
                                                                     quer ter essa experiência de compra

                                                                                 diferenciada
                                                                                                             25 ”



          Nº  162 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2025
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