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RBCE - A revista da
Em aulas e palestras, costumo perguntar à turma quem
tem o WeChat no smartphone. Muito raramente, há um
ou dois alunos que levantam a mão. Entre os executivos,
o número aumenta um pouco, mas não muito. Na maio-
ria dos casos, são pessoas que estiveram na China em
um evento ou feira e, no intuito de trocar contatos com
clientes e parceiros chineses, entenderam que o WeChat
era a ferramenta de comunicação mais relevante.
Desenvolvido pela Tencent, em 2011, o WeChat, que lá
é conhecido como Weixin, é muito mais do que um apli-
cativo de mensagens instantâneas. Com mais de 1,36
bilhão de usuários que acessam a plataforma diariamen-
te, ele tem uma abordagem multifacetada, permitindo
contas especiais, por assinatura, e compartilhamento de
momentos, fotos, pagamentos e o uso de diversos ser-
viços, como compra de passagens de trem, aluguel de
bicicletas e outros. E o principal: conta com uma plata-
forma que abriga milhares de miniprogramas, sem que
o usuário precise sair do aplicativo. Por exemplo, é pos-
sível pedir um café da Starbucks usando o mini-app do
WeChat, sem precisar instalar o app da cafeteria. Tam-
bém é possível chamar um táxi, sem ter que entrar no
WECHAT E OUTRAS PLATAFORMAS aplicativo especí co do prestador de serviços.
LOCAIS CHINESAS Mas atenção: o WeChat não é um bom caminho para
marcas desconhecidas fazerem vendas na China.
Em 2021, escrevi um artigo para o Conselho Empresarial
Brasil-China (CEBC), intitulado Guia Básico para Iniciar Uma vez, um conhecido aqui do Brasil me con denciou
e Aperfeiçoar o Branding Empresarial na China (Moretz, que havia sido convencido por outra pessoa a criar uma
2021). Nele, abordei a revolução digital chinesa e trouxe conta da empresa dele no WeChat e que gastou uma
sugestões para brasileiros explorarem melhor os recursos quantia considerável de dinheiro com isso. No entanto,
do WeChat como plataforma para branding. uatro anos alguns anos depois, ainda tinha apenas vinte seguidores
depois, as dicas continuam válidas. O WeChat segue sen- e nenhum negócio havia sido concluído por meio da
do um dos aplicativos mais utilizados na China, tanto para plataforma. Isso acontece por diversos motivos. Um de-
comunicação entre indivíduos quanto para promoção ins- les é porque dentro do WeChat é possível criar diversos
titucional, em lugar de um website tradicional. tipos de contas, e nem todas elas têm um m comercial:
“ O WeChat portanto, é uma espécie de
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ímã para as marcas, com uma série de
ferramentas de marketing e
relacionamento que, quando bem
usadas, oferecem uma grande
oportunidade para as empresas
atraírem um público que também
quer ter essa experiência de compra
diferenciada
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Nº 162 - Janeiro, Fevereiro e Março de 2025