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RBCE - A revista da
sempre prefere que a call seja feita no VooV ou em outro CHINA. 2024. Statistical data of China. Disponí-
app chinês, sob a alegação de que os apps ocidentais não vel em: <https://english.www.gov.cn/archive/statisti-
funcionam bem na China, frequentemente necessitan- cs/202401/17/content_WS65a73b30c6d0868f4e8e
do de uma VPN. 32d7.html>. Acesso em 16/02/2025.
GLOBE NEWSWIRE. 2024. China On-line Re-
CONCLUSÃO tail Forecast Report 2024. Disponível em: ht-
tps://www.globenewswire.com/news-relea-
se/2024/08/15/2931068/28124/en/China-On-
Para concluir, todas essas questões de e-commerce e tec-
nologia acabam sendo muito complexas e, sem querer, -line-Retail-Forecast-Report-2024-A-2-9-Trillion-
acabam envolvidas também com política e diplomacia. -Market-by-2028-Featuring-Alibaba-Taobao-Tmall-
Às vezes sinto que há uma certa euforia e até ingenuidade -JD-com-VIpshop-Pinduoduo-Douyin-and-Kwai.ht-
ao incorporarmos os aplicativos chineses no Brasil, sem ml?utm_source=chatgpt.com. Acesso em 24/02/2025.
exigirmos uma contrapartida. É muito difícil acessar o HAUSNER, Claudia. 2024. As novas rotas da seda ma-
mercado chinês, pois as vias são limitadas e competitivas. rítima e terrestre. Revista Brasileira de Comércio Ex-
terior. Nº 160. Funcex: Rio de Janeiro. Disponível em:
Enquanto alguns apps chineses, sobretudo os de entre-
tenimento, como o TikTok, para vídeos curtos, ganham <https://www.funcex.org.br/publicacoes/rbce/mate-
popularidade, assim como apps para comprar produtos rial/rbce/RBCE160_ClaudiaHausner.pdf>. Acesso em
chineses baratos, como o Shein, apps voltados para ns 16/02/2025.
comerciais, e até ferramentas mais simples para facilitar KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. 2012. Ad-
encontros de negócios, como o VooV e o WeChat, são ministração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson,
quase impercetíveis por aqui. No geral, o brasileiro tem, 2012. ISBN 978-85-8143-000-3.
naturalmente, uma maior facilidade para navegar nos
apps norte-americanos. MORETZ, ais. 2021. Guia básico para iniciar e aper-
feiçoar o branding empresarial na China. Carta Brasil
Por isso, como tendência, vejo mais aplicativos chineses China, nº 28, abr. Disponível em: https://www.cebc.
chegando com características ocidentais. Isso facilitará org.br/2021/04/28/6287/. Acesso em 24/02/2025.
nossa aceitação deles. Contudo, isso também ampliará a
distância entre nós e a China, já que os apps que a China MORETZ, ais. 2024. Uma nova cultura exportadora
exporta para o mundo são, na maioria das vezes, diferen- para a China. Revista Brasileira de Comércio Exterior.
tes dos que ela usa internamente. Nº 158. Funcex: Rio de Janeiro. Disponível em: <https://
www.funcex.org.br/publicacoes/rbce/material/rbce/
Para o Brasil, que tem grandes negócios com a China e RBCE158_ aisMoretz.pdf>. Acesso em 16/02/2025.
potencial de desenvolver outros em diversos setores, é
essencial compreender essas dinâmicas e estar prepara- SPADONI, Pedro. 2025. DeepSeek é bom mesmo?
do para um futuro em que a tecnologia chinesa tentará Con ra as primeiras impressões da IA chinesa. Olhar
estar mais próxima do nosso cotidiano. E isso deve dar Digital. Acesso em 16/02/2025. Disponível em:
lugar a uma análise mais profunda sobre os benefícios https://olhardigital.com.br/2025/01/28/pro/con ra-
e riscos dessa integração. Até o momento, as empresas -as-primeiras-impressoes-sobre-deepseek/.
brasileiras não têm ganhado muito com ela. Sem contar
que vai haver, também, um maior esforço norte-america- SAVOV, Vlad. 2024. Huawei’s 3-in-1 Smartpho-
no para não perder a liderança no segmento digital. ne Hits Limits of Foldable Engineering. Bloomberg,
24/09/2024. Disponível em: https://www.bloomberg.
com/news/newsletters/2024-09-24/huawei-s-mate-xt-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -trifold-phone-hits-the-limits-of-foldable-engineering.
Acesso em 24/02/2025.
BOSTON CONSULTING GROUP (BCG). 2021. SHI-KUPFER, Kristin; OHLBERG, Mareike. 2019.
A new generation of Chinese consumers. Dispo- China’s digital rise: Challenges for Europe. [S.l.]. ME-
nível em: <https://bbx-pic.gtimg.com/bbx/pictu- RICS - Mercator Institute for China Studies.
res/2021/211_20211101144757_037960.pdf>. Aces-
so em 16/02/2025.
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