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Câmbio


          suas  empresas.  Considerando  que  nenhum  respondente  tam incerteza quanto ao direcionamento futuro da políti-
          indicou uma redução na competitividade de sua empresa,  ca cambial. Uma parcela menor, 10,5% dos respondentes,
          pode-se entender que foi mantido o nível de competivi-  acredita que serão adotadas políticas mais restritivas.
          dade, com possíveis benefícios para alguns setores.
                                                              Com estes resultados, nota-se que a nova política cam-
          Sobre a satisfação com as novas oportunidades de negó-  bial foi bem avaliada pelos respondentes, com uma per-
          cios geradas, a percepção dos respondentes foi de forma  cepção positiva não somente em relação à comunicação,
          geral positiva, com algumas respostas que indicam in-  transparência e suporte por parte do Banco Central e
          satisfação e indiferença sobre este ponto. Das respostas  demais autoridades, mas também em relação à adapta-
          obtidas, 14,0% disseram estar muito satisfeitos com o  ção às novas normas, competitividade, e ciência e cria-
          surgimento de novas oportunidades de negócios, 52,6%  ção de oportunidades de negócios.
          mostraram estar satisfeitos, 29,8% se mostraram indife-
          rentes e apenas 3,5% mostraram insatisfação. Apesar de  Além  da  percepção  dos  pro ssionais  deste  mercado,  bus-
          uma boa parte das respostas ter mostrado indiferença  ca-se saber ainda se estas mudanças estão sendo percebidas
          e uma pequena parte ter se mostrado insatisfeita, isto  internacionalmente  e  se  houve  alguma  alteração  no  posi-
          pode indicar que em geral o cenário é favorável para o  cionamento do país entre os principais centros  nanceiros
          aumento de novas oportunidades.                     do mundo, a partir da implementação de medidas facilita-
                                                              doras nas movimentações  nanceiras internacionais.
          A análise das respostas sobre competitividade após a im-
          plementação  das  novas  normas  cambiais,  em  compara-  Sabe-se que, de uma forma geral, o sistema  nanceiro
          ção  com  os  principais  concorrentes  das  empresas  onde  brasileiro tem um bom conceito mundial. Nos últimos
          os  respondentes  atuam,  mostrou  uma  percepção  posi-  anos, tanto o Banco Central do Brasil, como o seu pre-
          tiva  de  forma  geral,  sendo  que  19,3%  consideram  que  sidente, Roberto Campos Neto, receberam diversos
          suas  empresas  estão  mais  competitivas,  40,4%  conside-  prêmios internacionais, que reconhecem a sua atuação
          ram que houve um aumento na competitividade porém  no desenvolvimento de políticas monetárias, inovações
          não tão signi cativo, 35,1% não consideram que houve  tecnológicas, promoção à inclusão e e ciência nas tran-
          mudanças  e  5,3%  disseram  que  suas  empresas   caram  sações  nanceiras. No entanto, embora estes reconhe-
          menos  competitivas.  Mesmo  que  uma  pequena  parcela  cimentos internacionais sejam muito importantes, não
          dos respondentes tenha indicado que suas empresas en-  colocam o Brasil entre os primeiros centros  nanceiros
          frentaram algum desa o e não conseguiram aproveitar as   internacionais mais importantes do mundo.
          mudanças para melhorar sua competitividade, em geral
          pode-se  entender  que  estas  mudanças  trouxeram  mais  Como  base  de  análise  e  re exão  sobre  este  ponto,  foi
          benefícios do que di culdades no ambiente competitivo.  considerado  neste  artigo  o  Global  Final  Centres  Index
                                                              (GFCI),  publicado  pela  Z/Yen  Group  em  colaboração
          A respeito dos benefícios que a nova política cambial trou-  com o China Development Institute (CDI). Este relató-
          xe aos clientes das empresas onde os respondentes atuam,   rio classi ca os principais centros  nanceiros do mundo
          em relação às melhores condições de mercado, a percep-  avaliando fatores como ambiente de negócios, infraestru-
          ção  cou dividida, uma vez que 33,3% responderam que   tura,  capital  humano  e  reputação  de  aproximadamente
          a nova política trouxe melhores condições, outros 35,1%   120 centros  nanceiros de todas as regiões do mundo.
          consideram  que  houve  benefícios  mas  com  melhorias  li-
          mitadas, 28,8% avaliam que as condições de mercado per-  Os relatórios são publicados nos meses de março e se-
          maneceram  iguais  e  1,8%  considera  que  as  condições  de  tembro de cada ano. Os resultados apresentados a partir
          mercado  pioraram.  Com  estes  percentuais  apresentados,  de 2020 dos dez primeiros lugares no ranking dos prin-
          pode-se  entender  que  a  nova  política  trouxe  benefícios  cipais centros  nanceiros e a classi cação de São Paulo e
          para  muitos,  mas  os  seus  impactos  podem  variar  depen-  Rio de Janeiro foram os seguintes:
          dendo do setor e do per l dos clientes destas empresas.
                                                              •  Março/2020 - Nova York, Londres, Tóquio, Xan-
          Por  m, foi perguntado sobre as expectativas em relação à   gai, Singapura, Hong Kong, Beijing, São Francisco,
          política cambial sob uma nova presidência do Banco Cen-  Genebra e Los Angeles. São Paulo ocupava a 83ª
          tral.  As  respostas  apontam  que  47,4%  dos  respondentes  posição e Rio de Janeiro a 89ª.
          acreditam que o novo presidente do Banco Central man-
          terá a política atual, enquanto 21,1% acreditam que serão   •  Setembro/2020 - Nova York, Londres, Xangai, Tó-
          adotadas  políticas  mais   exíveis  e  outros  21,1%  manifes-  quio, Hong Kong, Singapura, Beijing, São Francis-

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