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Câmbio
suas empresas. Considerando que nenhum respondente tam incerteza quanto ao direcionamento futuro da políti-
indicou uma redução na competitividade de sua empresa, ca cambial. Uma parcela menor, 10,5% dos respondentes,
pode-se entender que foi mantido o nível de competivi- acredita que serão adotadas políticas mais restritivas.
dade, com possíveis benefícios para alguns setores.
Com estes resultados, nota-se que a nova política cam-
Sobre a satisfação com as novas oportunidades de negó- bial foi bem avaliada pelos respondentes, com uma per-
cios geradas, a percepção dos respondentes foi de forma cepção positiva não somente em relação à comunicação,
geral positiva, com algumas respostas que indicam in- transparência e suporte por parte do Banco Central e
satisfação e indiferença sobre este ponto. Das respostas demais autoridades, mas também em relação à adapta-
obtidas, 14,0% disseram estar muito satisfeitos com o ção às novas normas, competitividade, e ciência e cria-
surgimento de novas oportunidades de negócios, 52,6% ção de oportunidades de negócios.
mostraram estar satisfeitos, 29,8% se mostraram indife-
rentes e apenas 3,5% mostraram insatisfação. Apesar de Além da percepção dos pro ssionais deste mercado, bus-
uma boa parte das respostas ter mostrado indiferença ca-se saber ainda se estas mudanças estão sendo percebidas
e uma pequena parte ter se mostrado insatisfeita, isto internacionalmente e se houve alguma alteração no posi-
pode indicar que em geral o cenário é favorável para o cionamento do país entre os principais centros nanceiros
aumento de novas oportunidades. do mundo, a partir da implementação de medidas facilita-
doras nas movimentações nanceiras internacionais.
A análise das respostas sobre competitividade após a im-
plementação das novas normas cambiais, em compara- Sabe-se que, de uma forma geral, o sistema nanceiro
ção com os principais concorrentes das empresas onde brasileiro tem um bom conceito mundial. Nos últimos
os respondentes atuam, mostrou uma percepção posi- anos, tanto o Banco Central do Brasil, como o seu pre-
tiva de forma geral, sendo que 19,3% consideram que sidente, Roberto Campos Neto, receberam diversos
suas empresas estão mais competitivas, 40,4% conside- prêmios internacionais, que reconhecem a sua atuação
ram que houve um aumento na competitividade porém no desenvolvimento de políticas monetárias, inovações
não tão signi cativo, 35,1% não consideram que houve tecnológicas, promoção à inclusão e e ciência nas tran-
mudanças e 5,3% disseram que suas empresas caram sações nanceiras. No entanto, embora estes reconhe-
menos competitivas. Mesmo que uma pequena parcela cimentos internacionais sejam muito importantes, não
dos respondentes tenha indicado que suas empresas en- colocam o Brasil entre os primeiros centros nanceiros
frentaram algum desa o e não conseguiram aproveitar as internacionais mais importantes do mundo.
mudanças para melhorar sua competitividade, em geral
pode-se entender que estas mudanças trouxeram mais Como base de análise e re exão sobre este ponto, foi
benefícios do que di culdades no ambiente competitivo. considerado neste artigo o Global Final Centres Index
(GFCI), publicado pela Z/Yen Group em colaboração
A respeito dos benefícios que a nova política cambial trou- com o China Development Institute (CDI). Este relató-
xe aos clientes das empresas onde os respondentes atuam, rio classi ca os principais centros nanceiros do mundo
em relação às melhores condições de mercado, a percep- avaliando fatores como ambiente de negócios, infraestru-
ção cou dividida, uma vez que 33,3% responderam que tura, capital humano e reputação de aproximadamente
a nova política trouxe melhores condições, outros 35,1% 120 centros nanceiros de todas as regiões do mundo.
consideram que houve benefícios mas com melhorias li-
mitadas, 28,8% avaliam que as condições de mercado per- Os relatórios são publicados nos meses de março e se-
maneceram iguais e 1,8% considera que as condições de tembro de cada ano. Os resultados apresentados a partir
mercado pioraram. Com estes percentuais apresentados, de 2020 dos dez primeiros lugares no ranking dos prin-
pode-se entender que a nova política trouxe benefícios cipais centros nanceiros e a classi cação de São Paulo e
para muitos, mas os seus impactos podem variar depen- Rio de Janeiro foram os seguintes:
dendo do setor e do per l dos clientes destas empresas.
• Março/2020 - Nova York, Londres, Tóquio, Xan-
Por m, foi perguntado sobre as expectativas em relação à gai, Singapura, Hong Kong, Beijing, São Francisco,
política cambial sob uma nova presidência do Banco Cen- Genebra e Los Angeles. São Paulo ocupava a 83ª
tral. As respostas apontam que 47,4% dos respondentes posição e Rio de Janeiro a 89ª.
acreditam que o novo presidente do Banco Central man-
terá a política atual, enquanto 21,1% acreditam que serão • Setembro/2020 - Nova York, Londres, Xangai, Tó-
adotadas políticas mais exíveis e outros 21,1% manifes- quio, Hong Kong, Singapura, Beijing, São Francis-
18 Nº 160 - Julho, Agosto e Setembro de 2024