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RBCE - A revista da



                                                              considerou mediano ou insu ciente, o que indica que
                                                              há necessidade de aprimoramento na orientação e assis-
                                                              tência oferecidas pelas autoridades  nanceiras.
                                                               uanto ao impacto da nova política cambial sobre o
                                                              nível de concorrência no mercado de câmbio, os res-
                                                              pondentes perceberam que houve um aumento signi -
                                                              cativo ou moderado, sendo que 33,3% acreditam que a
                                                              concorrência aumentou signi cativamente, 47,4% rela-
                                                              tam que houve um aumento moderado, enquanto para
                                                              19,3% o nível de concorrência não alterou e não houve
                                                              nenhuma resposta que indicasse que o nível de concor-
                                                              rência tenha diminuído. Considerando que a maioria
                                                              dos respondentes percebeu um aumento da concorrên-
                                                              cia, entendeu-se que a nova política cambial atingiu o
                                                              seu objetivo de dinamizar o mercado de câmbio.
                                                Imagem de Ralph por Pixabay
                                                               uanto  à  entrada  de  novos  participantes  no  mercado,
                                                              40,4%  acreditam  que  a  nova  política  facilitou  signi ca-
                                                              tivamente,  42,1%  consideram  que  se  tornou  um  pouco
                                                              mais fácil, 15,8% acreditam que não teve impacto e 1,8%
                                                              acham que a nova política di cultou. Com estas respos-
                                                              tas, a maioria concorda que, de forma direta ou indireta,
          Entender  a  percepção  destes  pro ssionais  diante  das  mu-  houve  a  facilitação  de  novos  participantes  no  mercado,
          danças  implementadas  e  identi car  se  elas  trouxeram  me-  o que re ete positivamente a abertura do mercado e au-
          lhorias ou di culdades no  uxo de trabalho é muito impor-  mento de competitividade, indo de encontro com os re-
          tante para que façam ajustes nos processos. Assim, é possível   sultados esperados com as mudanças implementadas.
          garantir  que  as  operações  cambiais  das  empresas  estejam
          alinhadas com as melhores práticas de mercado e com as ex-  A facilidade de adaptação das empresas às novas exi-
          pectativas de todos os envolvidos nestes processos.  gências regulatórias foi considerada pelos respondentes
                                                              como gerenciável, sem complicações, uma vez que 35,1%
          Foram consultados 57 pro ssionais que exercem fun-  dos participantes estão muito satisfeitos, 50,9% estão sa-
          ções diversas relacionadas ao mercado de câmbio. Es-  tisfeitos, 12,3% indiferentes e somente 1,8% mostrou-se
          tes pro ssionais avaliaram 11 questões que abordavam   insatisfeito, reportando que a adaptação foi difícil e cus-
          tópicos como o nível de satisfação com a transparência   tosa. Isto sugere que a implementação das novas normas
          e implementação das novas medidas, os impactos nas  foi bem-sucedida na maior parte das empresas e que as
          operações de suas empresas e as expectativas frente à  di culdades foram limitadas e localizadas.
          mudança da presidência do Banco Central.
                                                              As respostas sobre os impactos da nova política cambial
          Começando pelo nível de satisfação com a transparên-  sobre a e ciência das operações das empresas onde os res-
          cia das mudanças introduzidas pela nova política cam-  pondentes  atuam  indicam  uma  percepção  amplamente
          bial, 59,6% mostraram-se satisfeitos, 26,3% muitos sa-  positiva, pois 22,8% estão muito satisfeitos, 64,9% satis-
          tisfeitos, 10,5% indiferentes e apenas 3,5% insatisfeitos,  feitos, 12,3% mostram-se indiferente e não houve respos-
          o que leva a entender que o processo de comunicação foi  tas que indicassem que as operações  caram mais compli-
          e ciente, porém ajustes poderiam aumentar a clareza e a  cadas. Isto indica que a nova política obteve sucesso em
          compreensão geral sobre as mudanças.                promover mais  uidez nas operações ou que não foram
                                                              introduzidas di culdades nas operações das empresas.
          Sobre o suporte oferecido pelas autoridades  nanceiras
          para a implementação da nova política cambial, 10,5%  Em relação ao impacto na competitividade das empresas
          estão muito satisfeitos, 45,6% estão satisfeitos, 31,6%  no mercado internacional, os resultados da pesquisa mos-
          se mostraram indiferentes e 10,5% insatisfeitos. Neste  traram-se muito positivos para 28,1% dos respondentes,
          ponto, embora a maioria tenha considerado o suporte  positivo para 35,1%, indiferentes para 36,8% e nenhum
          positivo, uma parcela importante dos respondentes o  deles indicou que houve redução na competitividade de


          Nº  160 - Julho, Agosto e Setembro de 2024                                                         17
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