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Câmbio
Nova Política Cambial: Percepção
do Mercado e o Posicionamento do
Brasil nos Centros Financeiros Globais
Zilda Mendes
é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie,
atua nas áreas de comércio exterior e câmbio
Zilda Mendes
Desde janeiro de 2023, o mercado de câmbio brasileiro está sob novas normas criadas a partir da Lei 14.286, de
29 de dezembro de 2021, que trouxeram mudanças visando modernizar e simpli car as regras cambiais, que eram
amplamente vistas como desatualizadas e excessivamente burocráticas.
Além de desburocratizar, buscando alinhar as operações cambiais aos padrões internacionais, as novas regras espera-
vam promover a inovação com o uso de tecnologias nanceiras no mercado de câmbio com a inclusão de novos entran-
tes, tornando o ambiente mais atraente para investidores e aumentando a competitividade do país no cenário global.
Entre as facilitações que envolvem o comércio exterior, as novas regras permitem que empresas tenham maior liber-
dade para gerenciar seus recursos em moeda estrangeira no exterior, reduzindo o impacto da volatilidade cambial.
A exibilização do uso de moedas estrangeiras no país também foi contemplada nas novas regras cambiais, permi-
tindo que acordos comerciais sejam feitos em outras moedas além do real, bene ciando em especial as empresas que
atuam no mercado internacional.
No que se refere aos incentivos ao mercado de capitais e investimentos, as mudanças visam atrair mais capital estran-
geiro ao promover maior exibilidade e alinhamento aos padrões globais, além de simpli car e facilitar a entrada
e saída de recursos em moeda estrangeira no país, potencializando a competitividade e integração das empresas
brasileiras na economia internacional.
Como todas as mudanças apresentam desa os em sua implementação, em especial quanto à adaptação por parte de
empresas e instituições nanceiras autorizadas a operar no mercado de câmbio, houve necessidade de atualizações
nos sistemas operacionais e treinamento dos pro ssionais envolvidos. Após quase dois anos da implementação des-
tas mudanças, busca-se saber qual é a percepção dos pro ssionais que atuam no mercado de câmbio em relação a
elas, se as reações dos usuários têm sido positivas ou se há reservas e preocupações diante das novas regras em vigor.
Para isto, foi feita uma pesquisa por meio de um formulário/questionário apresentado aos pro ssionais que, de alguma
forma, têm contato com as operações cambiais e acessam as minhas redes sociais. Esses se pronti caram em respon-
der anonimamente. Assim, foram consultados pro ssionais que estão diretamente envolvidos com as operações cam-
biais de suas empresas para avaliar como as mudanças estão impactando o seu dia a dia e a e ciência de suas empresas.
16 Nº 160 - Julho, Agosto e Setembro de 2024