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Rastreabilidade


          protocolos podem ser relacionados com acordos priva-  1. Linhas dedicadas de investimento e crédito para o pe-
          dos para comércio, com acesso à informação mediante a  queno produtor. Tais linhas para grandes produtores são
          permissão do produtor rural.                        bem estruturadas e de acesso mais dinâmico. No entanto,
                                                              pequenos  produtores  da  pecuária  são  um  público  pou-
          4) Criação de mecanismo de distribuição de valor na  co contemplado pelos bancos privados de investimento.
          forma de incentivos para a adoção e perpetuidade do  Uma forma de incentivar a rastreabilidade é a criação des-
          sistema. Ressalta-se que tanto o mecanismo de distri-  ses mecanismos para  nanciar a infraestrutura necessária.
          buição de valor quanto os incentivos servem àqueles que   Observa-se,  no  entanto,  que  o  compliance  quanto  a  des-
          seguem as “regras do jogo”.                         tinação e garantias junto aos bancos ainda é um desa o.

          5) Uso de dispositivo privado de identi cação indivi-  2. Oferta de assistência técnica e  nanceira e sistemas de
          dual (brinco, tag, chip etc.) possibilita ampla adoção  informação. Embora os governos estaduais tenham seus
          de tecnologias, a critério do pecuarista. Proporciona  sistemas de informação, de assistência técnica e de  -
          concorrência entre prestadores de serviço e avanço de  nanciamento, provavelmente não serão su cientes para
          tecnologias de leitura, o que pode minimizar no longo   atender ao amplo público que precisaria se adequar aos
          prazo os custos de adoção e manutenção. Por outro lado,   requisitos e processos básicos da rastreabilidade sanitá-
          a participação do governo, que será o receptor de dados,   ria, ou até mais so sticados para atender a outros pro-
          na distribuição gratuita de dispositivos reduz as despe-  pósitos. Nesse sentido, é importante o papel de serviços
          sas iniciais dos produtores.
                                                              privados, tanto de forma independente como associados
                                                              aos fornecedores de insumos, medicamentos, tecnolo-
          Incentivos para Adoção da Rastreabilidade           gias, processadores entre outros agentes.
          Três modalidades de incentivos públicos foram consi-  3. A garantia de gratuidade do processo de rastreabilida-
          deradas:                                            de é uma forma de desonerar os produtores da compra
                                                              de dispositivos de identi cação. A criação de um fundo
          1. Redução de juros no plano safra para projetos que  privado, conforme previamente mencionado, facilitaria
          sejam impulsionadores da pecuária de corte e contem-  a gratuidade para aqueles que não têm condição de ade-
          plem a rastreabilidade total do rebanho. A redução seria   quação.
          um benefício adquirido pelo produtor após o estabeleci-
          mento e manutenção de boas práticas sanitárias.     4. Acesso a crédito atrelado ao programa de regulariza-
                                                              ção ambiental. Os bancos passariam a  nanciar projetos
          2. Criação de lista positiva para facilitar a aprovação de   de infraestrutura e tecnologia pecuários tendo a métrica
          licenças ambientais. O processo de rastreabilidade indi-  ambiental como parâmetro de concessão ou ainda de
          vidual proporciona o monitoramento espacial dos ani-  avaliação de risco.
          mais e a adição de informações quanto à sua “quali ca-
          ção”. Isso pode suportar requisitos de mercado e ajudar  Alguns incentivos aventados exigem uma composição
          o governo a monitorar ativos ambientais, uma vez que a  público-privada para facilitar a adesão à rastreabilidade,
          pecuária, por vezes, é associada a desmatamento e inva-  a saber:
          sões de terras públicas e territórios indígenas.
                                                              1. Comercialização de informações mediante autoriza-
          3. Isenção de taxas e impostos para quem atender à  ção de compartilhamento. Enquanto informações bási-
          rastreabilidade. A redução do valor pago na emissão  cas sanitárias são disponibilizadas pelo governo outras
          da Guia de Trânsito Animal (GTA) ou dos impostos    informações, como atributos de produto, por exemplo,
          relacionados ao processo pode constituir incentivo  -  podem ser compartilhadas, desde que remuneradas, en-
          nanceiro. O mesmo poderia ser desenhado proporcio-  tre pecuaristas, frigorí cos e varejo. Nesse sentido, ni-
          nalmente à idade dos animais declarados, ou ao tempo  chos de mercado podem ser favorecidos a partir da utili-
          que o animal  cou em cada propriedade. O incentivo  zação de informações sobre características de produção
          também poderia variar em função do tipo de atividade  que atualmente são pouco difundidas. Por exemplo:
          (cria, recria e engorda).                           nutrição, condições de bem-estar animal, medicamen-
                                                              tos utilizados etc. Ressalta-se que tal mecanismo preci-
          Também foram mencionados incentivos privados para  sa ser pensado não apenas como maneira de criação de
          fomentar a adesão a um sistema de rastreabilidade. São  novos nichos de mercado, mas também como forma de
          eles:                                               inclusão de stakeholders  na cadeia da pecuária bovina.

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