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Orientação Externa
Expansão da Orientação Externa
e da Cultura Exportadora
em municípios: Sugestões
para o caso do Rio de Janeiro
Daiane Santos Henry Pourchet
O governo atual instituiu, em julho de 2023, a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) com o objetivo
tanto de difundir a cultura exportadora, quanto de ampliar o número de empresas que já exportam. De acordo com
o Decreto n 11.593, uma das iniciativas a serem incentivadas é a identi cação de oportunidades para fomento da
o
cultura exportadora e para exportação de produtos e serviços.
Recentemente, Pitta (2023) levantou questões sobre como identi car oportunidades no bojo da PNCE. Uma delas
é como propor ações e atividades para aumentar a proporção das vendas externas de empresas a serem alvos de uma
política de cultura exportadora. Para ele, hoje, focar em ações de cultura exportadora para grupos de empresas será
difícil, pois pode-se ter alvos de bens e mercados por se ter acesso a informações obtidas em diretórios internacionais
e coletados pelas instituições multilaterais. Essas informações estratégicas, entretanto, não poderão ser direcionadas
ou vinculadas às empresas exportadoras e não exportadoras que são as usuárias ou potenciais usuárias, visto não se
saber em quais dessas empresas implantar uma política para a cultura exportadora. Em face dessa di culdade de
identi cação de alvos, como propor uma política pública com base em evidências estatísticas – algo recomendado
pelo TCU – e avaliar a e cácia, efetividade e e ciência na execução dessa política de Estado?
Ainda que haja concordância em relação à questão levantada por Pitta (2023), nosso objetivo é seguir a sugestão de
Lins (2023) de esboçar princípios e fundamentos para identi cação de produtos e mercados para a diversi cação
de exportações estaduais junto a uma ação de incentivo ao aumento da base exportadora das empresas usando e
desenvolvendo um sistema de apoio à tomada de decisão para a promoção de exportação, preconizada por Cuyvers
e Viviers (2012), Paiva, Cavalcante e Albuquerque (2007).
De fato, nossa intenção é expor sugestões para expandir a orientação externa da cultura exportadora e da cultura
exportadora usando como caso o estado do Rio de Janeiro, utilizando dados de um diagnóstico sobre exportações
desse estado realizado pela Funcex para a Fecomercio-RJ.
A primeira etapa para se construir um sistema de apoio à tomada de decisão para promoção de exportação é descre-
ver e analisar a estrutura e composição das exportações estaduais, com base, por exemplo, no Comex Stat do MDIC
ou do ComexData da Funcex.
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Daiane Santos é analista de negócios internacionais da Funcex e professora do departamento de Ciências Econômicas da Uerj.
Henry Pourchet é estatístico da Funcex. Possui mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em métodos de apoio à decisão.
54 Nº 157 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2023