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Orientação Externa







             Expansão da Orientação Externa


             e da Cultura Exportadora

             em municípios: Sugestões


             para o caso do Rio de Janeiro













              Daiane Santos  Henry Pourchet


          O governo atual instituiu, em julho de 2023, a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) com o objetivo
          tanto de difundir a cultura exportadora, quanto de ampliar o número de empresas que já exportam. De acordo com
          o Decreto n  11.593, uma das iniciativas a serem incentivadas é a identi cação de oportunidades para fomento da
                    o
          cultura exportadora e para exportação de produtos e serviços.

          Recentemente, Pitta (2023) levantou questões sobre como identi car oportunidades no bojo da PNCE. Uma delas
          é como propor ações e atividades para aumentar a proporção das vendas externas de empresas a serem alvos de uma
          política de cultura exportadora. Para ele, hoje, focar em ações de cultura exportadora para grupos de empresas será
          difícil, pois pode-se ter alvos de bens e mercados por se ter acesso a informações obtidas em diretórios internacionais
          e coletados pelas instituições multilaterais. Essas informações estratégicas, entretanto, não poderão ser direcionadas
          ou vinculadas às empresas exportadoras e não exportadoras que são as usuárias ou potenciais usuárias, visto não se
          saber em quais dessas empresas implantar uma política para a cultura exportadora. Em face dessa di culdade de
          identi cação de alvos, como propor uma política pública com base em evidências estatísticas – algo recomendado
          pelo TCU – e avaliar a e cácia, efetividade e e ciência na execução dessa política de Estado?

          Ainda que haja concordância em relação à questão levantada por Pitta (2023), nosso objetivo é seguir a sugestão de
          Lins (2023) de esboçar princípios e fundamentos para identi cação de produtos e mercados para a diversi cação
          de exportações estaduais junto a uma ação de incentivo ao aumento da base exportadora das empresas usando e
          desenvolvendo um sistema de apoio à tomada de decisão para a promoção de exportação, preconizada por Cuyvers
          e Viviers (2012), Paiva, Cavalcante e Albuquerque (2007).

          De fato, nossa intenção é expor sugestões para expandir a orientação externa da cultura exportadora e da cultura
          exportadora usando como caso o estado do Rio de Janeiro, utilizando dados de um diagnóstico sobre exportações
          desse estado realizado pela Funcex para a Fecomercio-RJ.
          A primeira etapa para se construir um sistema de apoio à tomada de decisão para promoção de exportação é descre-
          ver e analisar a estrutura e composição das exportações estaduais, com base, por exemplo, no Comex Stat do MDIC
          ou do ComexData da Funcex.
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          Daiane Santos é analista de negócios internacionais da Funcex e professora do departamento de Ciências Econômicas da Uerj.
          Henry Pourchet é estatístico da Funcex. Possui mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em métodos de apoio à decisão.

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