Page 12 - RBCE 155
P. 12

Inovação


             Huawei completa 25 anos no Brasil e mostra o


             poder da transformação digital para a sociedade







                                                                                  Atilio Rulli
                                                                      é vice-presidente de relações públicas da
                                                                         Huawei América Latina e Caribe
               Atilio Rulli


          A história da Huawei começa em 1987, quando a empresa foi fundada por Ren Zhengfei e outros cinco investidores, em Shen-
          zhen, cidade próxima a Hong Kong, no sul da China. Conhecida no passado como uma vila de pescadores, Shenzhen foi uma das
          primeiras zonas de processamento de exportação (ZPE), estabelecidas pelo governo chinês como parte das mudanças econômicas
          promovidas na década de 1980.

          A Huawei cresceu ao mesmo tempo que a cidade se tornava um ícone dessas reformas. Hoje, Shenzhen é a sexta cidade mais popu-
          losa da China, com cerca de 18 milhões de habitantes. É um centro global em tecnologia, pesquisa, indústria,  nanças e transporte,
          e seu complexo portuário é o quarto mais movimentado do mundo.  A Huawei acompanhou ativamente esse crescimento e tor-
          nou-se uma multinacional líder em infraestrutura para tecnologia da informação e da comunicação (TIC), atendendo a mais de um
          terço da população mundial. No Brasil, estima-se que seus produtos alcancem 95% da população.
          Desde a sua fundação, a Huawei se manteve focada na missão de construir um mundo totalmente conectado, inteligente e susten-
          tável. Para tanto, fez do setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) uma de suas áreas mais importantes, sempre com a missão de
          expandir a conectividade e promover a inclusão digital de pessoas, empresas e instituições. A multinacional tem atualmente 207 mil
          funcionários e atende clientes em mais de 170 países.


          Huawei no Brasil
          A Huawei chegou ao Brasil em 1998, ano em que começou uma sólida e duradoura parceria com as operadoras de telecomunica-
          ções. Naquele momento, foi aberto um escritório em São Paulo com aproximadamente dez pessoas, dando início a uma jornada
          de pioneirismo e sucesso. Em 25 anos, a empresa consolidou sua marca no mercado brasileiro e contribuiu para o desenvolvimento
          econômico, social e cientí co do país.
          Hoje, a Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: Huawei Carrier Network Business Group (CNBG), que oferece
          equipamentos e infraestrutura de telecomunicações de ponta às operadoras; Huawei Enterprise Business Group (EBG),  área que
          atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC;  Huawei Cloud, com os serviços
          de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com
          soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve
          projetos  na  área  de  soluções  automotivas  inteligentes  e dispositivos  para o  consumidor   nal,  como smartwatches,  roteadores  e
          outros. Atualmente, no Brasil, tem mil trabalhadores diretos e 16 mil indiretos, possui escritórios em São Paulo, Brasília, Rio de
          Janeiro e Curitiba e centros fabris e logísticos em Manaus, Jundiaí (SP) e Sorocaba (SP).

          A cooperação com as operadoras foi fundamental para a construção de uma infraestrutura robusta de TIC no país, o que permitiu
          o progresso da economia digital e colaborou com o crescimento econômico brasileiro. A conectividade, o desenvolvimento da
          computação e a redução de carbono propiciados pela Huawei cumprem papel fundamental na transformação digital do país em
          diversos setores, como agronegócio, energia, indústria e infraestrutura, saúde, educação, das cidades e governos.

          Diante desse cenário, chegamos ao importante conceito de Nação Digital ou Brasil Digital, que tivemos a oportunidade de apresen-
          tar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sua visita à China em abril deste ano. Essa estratégia tem como foco a transformação
          digital como políticas governamentais uni cadas (governos inteligentes), a realização prática dessas políticas (cidades inteligentes),
          a transformação digital da economia (digitalização dos setores produtivos), a sustentabilidade e a garantia de acesso universal à
          banda larga e a dispositivos móveis para toda a população.

         8                                                                         Nº  155 - Abril, Maio e Junho de 2023
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17