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Defesa Comercial
2. Os principais compradores deste produto são as lhões, ou seja, quase 700% (Gráico 10). Para se ava-
secretarias estaduais de saúde, que o adquirem “ liar a magnitude desta expansão, basta lembrar que,
com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) neste período, o crescimento a preços constantes do
“ através de pregões eletrônicos. Como o mono- valor da produção total da indústria de transforma-
polista doméstico, a Greiner Bio-One Produtos ção foi da ordem de 30% (Rios e Tavares, 2013). Além
Médicos Hospitalares Ltda., é capaz de suprir de não ter sido afetado pela crise inanceira interna-
apenas 45% da demanda nacional (Gráico 9), a cional de 2008, o dinamismo do mercado de pneus
única função da medida antidumping foi a de ele- para motos resistiu também às oscilações da econo-
var as cotações dos pregões. mia doméstica. Em 2014, por exemplo, enquanto o
produto interno bruto (PIB) brasileiro crescia apenas
Uma das fontes de competitividade da Greiner foram os 0,1%, a demanda por pneus para motos expandiu-se
investimentos executados pela irma durante o período cerca de 7%. Este fenômeno pode ser explicado pela
da investigação. Entre 2008 e 2012, sua capacidade pro- combinação de dois fatores principais: i) a melho-
dutiva subiu de 843 para 1.337 toneladas anuais, ou seja, ria do peril de distribuição de renda da população,
expandiu-se 55%, bem acima do ritmo de crescimento iniciada com o Plano Real e ampliada na década se-
do mercado brasileiro, que foi de 44%. Todavia, apesar da guinte; ii) a precariedade dos serviços de transporte
evidente inadequação da medida e de seu impacto social coletivo nas principais cidades do país.
perverso, a Camex decidiu manter o direito antidumping
sobre tubos de plástico (Resolução n 106, de 4/11/15). Quatro irmas produzem pneus para motos no Brasil
o
há várias décadas. A posição dominante é ocupada
atualmente pela Pirelli, multinacional italiana funda-
Pneus para motocicletas: protecionismo frívolo da em 1872, com uma ilial brasileira desde 1929, mas
que só entrou no segmento de motos em 1955. As de-
Desde o inal da década de 1990, a indústria de pneus mais irmas são nacionais. A mais antiga é a Maggion,
para motocicletas tem sido beneiciada por um cres- inaugurada em 1942, seguida pela Levorin no ano se-
cimento extraordinário do mercado consumidor no guinte e pela Rinaldi em 1969. Entretanto, a Maggion
Brasil. Entre 1998 e 2014, a frota de motocicletas em é única que opera neste ramo desde a fundação. A Le-
circulação no país saltou de 2,8 milhões para 23 mi- vorin entrou em 1997 e a Rinaldi em 1980.
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GRÁFICO 10
FROTA DE MOTOCICLETAS EM CIRCULAÇÃO NO BRASIL (EM MILHÕES DE UNIDADES)
23,0
21,6
20,1
18,4
16,5
14,7
13,1
11,2
9,4
8,2
7,1
6,2
5,4
4,0 4,6
3,4
2,8
1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014
Fonte: Disponível em: <www.abraciclo.com.br>.
58 Nº 130 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2017