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Economia Internacional
redor do mundo, inclusive nos EUA, aumentos súbitos É na política comercial e no trato de desequilíbrios em
nos investimentos públicos não são facilmente imple- conta-corrente que se abrem dois cenários: um cenário
mentáveis. O aumento dos investimentos em infraestru- sot é o de que o governo Trump limite suas promessas
tura tomará algum tempo para ser implementado e seus de campanha a “torcidas de braço” pontuais com corpo-
respectivos efeitos serão sentidos com defasagem, tanto rações, como por exemplo a oferta de concessões tribu-
do lado da demanda, quanto do lado da oferta. tárias em troca de investimentos locais ou de substitui-
ção de importacões dentro de cadeias de valor; o cenário
Da mesma forma, dado que as corporações dos EUA já hard seria o de estabelecimento de tarifas extraordiná-
dispõem nesse momento de amplas reservas de liquidez rias e outras restrições sobre importações – China e Mé-
sem investi-las em novos ativos ixos, a redução tributá- xico foram objeto frequente de tais ameaças durante a
ria sobre elas terá efeito sobre seus gastos a depender da campanha eleitoral.
presença ou não de condicionalidades em termos de con-
trapartidas em investimento local. Alusões a esse respeito No cenário sot, ter-se-á um estímulo de demanda para
têm sido oferecidas no caso de repatriação de lucros. o resto do mundo, ainda que a custo de maiores dese-
quilíbrios correntes norte-americanos sem diiculdades
Há também dúvidas quanto ao alcance dos impactos da de inanciamento. O cenário hard, por seu turno, con-
desregulamentação. No caso inanceiro, levando-se em tém elevados riscos de elevação substancial de preços
consideração o clima favorável no congresso e alhures a da cesta doméstica de bens e servicos, além de exercer
reformas na regulação Dodd-Frank, pode-se esperar um impacto negativo sobre a lucratividade de corporações.
alívio na carga regulatória que vem inibindo o crédito Adicionalmente, caso seguido de “guerras comerciais”
bancário nos últimos anos. A desregulamentação am- com os países diretamente afetados, um resultado de
biental também poderá facilitar investimentos na área “perde-perde” na economia global – como nos anos
energética, em particular no petróleo e gás de xisto. 1930 – poderia se materializar (Canuto, 2016b). Ainal,
a economia dos EUA hoje em dia tem níveis de integra-
Supondo-se que, com efeito, a demanda agregada seja ção comercial e inanceira com o resto do mundo tais
estimulada, restam dúvidas quanto à atual capacidade que o que acontece neste também lhe afeta.
de resposta pela oferta doméstica. Ainal, taxas baixas
de desemprego involuntário e um ritmo ascendente de
atividade econômica ao inal do governo Obama serão
parte de seu legado. Na hipótese de se apresentarem li- CONCLUSÃO
mites de oferta, o efeito macroeconômico será em larga
medida distribuído entre maior inlação e crescimento Desequilíbrios em conta-corrente na economia global
de importações. A intensa apreciacão do dólar nas se- voltaram à cena, ainda que com coniguração distinta da-
manas que se seguiram aos anúncios do programa de quela que marcou a trajetória anterior à crise inanceira
Trump reforça a possibilidade de vazamentos potenciais global. Não como ameaça particular à estabilidade inan-
de demanda via compras externas. ceira global, mas principalmente por revelarem assime-
trias no ajuste e na recuperação pós-crise entre economias
De qualquer modo, trata-se de mudança acentuada no superavitárias e deicitárias e, nos próximos anos, pelo ris-
regime vigente de políticas iscal e monetária. A norma- co de suscitarem ondas de protecionismo comercial.
lização da política monetária pelo Federal Reserve rumo
a juros mais altos e desova de titulos atualmente em car-
teira tende a ser acelerada, ao passo que a política iscal
deixará deinitivamente a trajetoria de consolidação for-
tes. A rigor, os EUA se inscrevem no caso das economias “
çada pelo congresso ao governo Obama em anos recen-
há muito aconselhadas pelo FMI – e outros (Canuto, Há que se reconhecer a existência de dúvidas sobre
até que ponto as políticas iscais nacionais podem
2014) – a trocar afrouxamento monetário por políticas oferecer efeitos de estímulos de demanda trans-
iscais mais expansionistas: o apetite nos mercados mo- fronteiras. Grandes luxos de poupança – como os
netários por títulos do Tesouro vem se mantendo longe lucros das empresas alemãs ou norte-americanas
de saciado e, desde que se fazendo acompanhar de sinais – podem não ser fáceis de redistribuir
de reformas futuras para garantir uma eventual reversão
de trajetória da dívida pública, maiores déicits públicos
seriam facilmente absorvidos.
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