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Prática de Comex


         Cabe ainda ressaltar que as empresas exportadoras re-  c) saber identi car os indicadores de competitividade,
         presentam uma alternativa para o ingresso quali cado  produtividade, lucratividade e de performance, segun-
         das jovens mulheres de 15 a 29 anos no mercado de tra-  do os bons argumentos econômicos,  nanceiros e con-
         balho, e, com chances de obtenção de melhores salários.   tábeis, de forma ex ante e/ou ex post; e as medidas de
                                                              auditoria e compliance para usufruir dos incentivos  s-
         O desenho de um curso técnico de inserção de jovens  cais de comércio exterior ao nível estadual ou federal, e
         mulheres para a expansão da oferta exportável de bens   atender as determinações do comprador internacional.
         e serviços e com cultura exportadora, onde a educação
         é um “Capital Mental para ser força Produtiva do Pro-  Para atrair e inserir jovens mulheres nas atividades de ex-
         gresso” seguindo a sugestão de List, irá não só incentivar   portação com vistas a liderarem no futuro, cada trilha de
         o empoderarmento feminino, mas contribuirá de fato   conhecimento abordará os seguintes temas e matérias:
         para incentivar a inovação e a diversi cação da estrutura
         e da composição das exportações das indústrias criati-
         vas, das tradicionais e dos serviços no Brasil, contribuin-  No chão de fábrica
         do de forma decisiva no processo neoindustrialização  No chão de fábrica serão oferecidas as seguintes matérias:
         em curso.
                                                              a) Fundamentos de Gestão de Produção, Tecnologia,
         O curso aqui sugerido foi desenhado para abrir oportu-  Armazenamento e Transporte como fonte de prosperi-
         nidades para a inserção da jovem mulher brasileira entre   dade e distribuição de renda no Brasil;
         15 e 29 anos – que esteja preferencialmente no ensino
         médio ou no início da graduação – no mercado de tra-  b) Fundamentos de Gestão de Exportação e Internacio-
         balho das empresas exportadoras em função das mudan-  nalização de Empresas como fonte de prosperidade e
         ças geopolíticas em curso, e das oportunidades de trans-  distribuição de renda no Brasil;
         formação da estrutura econômica ligadas à exportação
         que estão a ocorrer no Brasil.                       c) Fundamentos básicos de câmbio e investimentos em
                                                              projetos de exportação de bens e serviços;
         O curso será formado por quatro trilhas ou jornadas de
         conhecimento, com um total de 800 horas, sendo exe-  d) Formulação e gestão de agenda de políticas públicas
         cutados em etapas ou partes. A competência a ser desen-  e regimes aduaneiros na exportação de bens e serviços;
         volvida e potencializada em cada participante será a de:
                                                              e) Fundamentos e Noções de gestão de marcas e patentes.
         a) saber identi car as fontes de vantagens comparativas
         dos produtos elaborados (ou serviços a prestar) no pro-
         cesso produtivo e na sua cadeia de suprimento;       Funções de gestão
                                                              Nas funções de gerir as rotinas e procedimentos nas ati-
         b) saber identi car os determinantes de produtividade   vidades de baas (banking as a service) ou de laas (logistic
         em função do seu grau e o do estágio de internaciona-  as a service) ou de SSaas (Siscomex e Sisbacen as a service)
         lização da empresa segundo a escola de Uppsalla, bem  serão oferecidas:
         como saber selecionar e escolher produtos e mercados; e
                                                              a) noções básicas de rotinas e procedimentos de expor-
         “           O curso aqui sugerido foi                tação de novos produtos da bioeconomia ou da transi-

                                                              ção enegética (como hidrogênio verde de exportação,
                desenhado para abrir oportunidades            SAF,  green products da indústria de transformação);
                  para a inserção da jovem mulher             b) noções básicas de rotinas e procedimentos de expor-
                 brasileira entre 15 e 29 anos – que          tação de serviços tecnológicos;
                esteja preferencialmente no ensino            c) noções básicas de rotinas e procedimentos de expor-

                médio ou no início da graduação –             tação de bens e serviços da indústria criativa;
                    no mercado de trabalho das                d) noções básicas de rotinas e procedimentos de ex-
                       empresas exportadoras                  portação de bens e serviços da indústria tradicional, do
                                                        ”     agronegócio e da agricultura familiar.


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