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RBCE - A revista da
Percebemos que para o embarque de arroz, o contêiner
deveria ser novo, sem marcas de ferrugem ou mancha de
óleo no chão, além da obrigação de calafetar o parafuso
da porta do contêiner, pois os sacos de arroz que cavam
em contato poderiam sujar ou furar.
A partir daí, analisamos todos os nossos clientes e suas
reclamações. Percebemos que um cliente que embarcava
eletrodomésticos também reclamava quando o contê-
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay sujar a caixa do equipamento que seria enviado direto
iner vinha com mancha de óleo no piso, pois poderia
para o varejista.
Por outro lado, alguns clientes recebiam contêineres
novos para carregar bobinas de aço, o que dani cava o
equipamento, seja com manchas de óleo ou com avarias
no piso. Esses clientes não precisavam de equipamentos
novos e acabavam gerando um custo adicional para re-
parar esses contêineres, além de indisponibilizar equipa-
mentos para os clientes com maior exigência.
Dessa forma, identi camos a necessidade de elaborar um
check-list para cada cliente. Nesse documento, os clientes
iriam informar sobre possíveis restrições de equipamen-
O objetivo da metodologia é fazer com que o pro ssio-
nal de logística esteja sempre em busca de oportunida- tos e horários, e outros que fossem pertinentes.
des de melhoria, seja analisando o processo interno da Como resultado, estabelecemos um procedimento com
empresa ou identi cando oportunidades no mercado. a empresa que armazenava nossos contêineres vazios.
Isso é um exemplo do que foi dito anteriormente, é uma Em vez de os colocar misturados em uma pilha, deve-
junção de ferramentas da melhoria contínua com o uso riam ser dispostos de acordo com os critérios estabeleci-
direcionado da inteligência logística. dos para categorizar os contêineres:
O primeiro passo a ser dado para início do trabalho é
a identi cação dos clientes da empresa e dos produtos
e serviços oferecidos. O pro ssional da logística deve
saber quem são e quais produtos e/ou serviços eles com-
pram. É preciso também identi car onde esses clientes
estão situados geogra camente e quais as necessidades
especí cas de cada um. Para tanto, a proximidade entre
a área de logística e a comercial é fundamental.
vemos problemas com alguns clientes que exportavam “
Eu, pessoalmente, pude perceber a importância dessa
etapa, quando atuei em uma empresa de navegação e ti-
arroz. Esses clientes, por diversas vezes, reclamavam da Devemos mapear toda a cadeia
qualidade dos contêineres recebidos para carregar a mer- logística, inclusive suas áreas de
cadoria e mandavam que retornassem ao depósito. Isso interface, pois não podemos
gerava custo para a empresa, com o transporte do con-
têiner vazio e a movimentação dele no depósito, além analisar atividades isoladamente;
de atrasar o carregamento do cliente e gerar um grande temos que entender seus
desgaste comercial. Por meio da análise dos relatórios de inter-relacionamentos
custo e da maior interação com a área comercial, fomos
”
até o cliente para entender o motivo das reclamações.
Nº 156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023 65