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RBCE - A revista da



                                                              Percebemos que para o embarque de arroz, o contêiner
                                                              deveria ser novo, sem marcas de ferrugem ou mancha de
                                                              óleo no chão, além da obrigação de calafetar o parafuso
                                                              da porta do contêiner, pois os sacos de arroz que  cavam
                                                              em contato poderiam sujar ou furar.

                                                              A partir daí, analisamos todos os nossos clientes e suas
                                                              reclamações. Percebemos que um cliente que embarcava
                                                              eletrodomésticos também reclamava quando o contê-
                                                          Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay  sujar a caixa do equipamento que seria enviado direto
                                                              iner vinha com mancha de óleo no piso, pois poderia

                                                              para o varejista.

                                                              Por outro lado, alguns clientes recebiam contêineres
                                                              novos para carregar bobinas de aço, o que dani cava o
                                                              equipamento, seja com manchas de óleo ou com avarias
                                                              no piso. Esses clientes não precisavam de equipamentos
                                                              novos e acabavam gerando um custo adicional para re-
                                                              parar esses contêineres, além de indisponibilizar equipa-
                                                              mentos para os clientes com maior exigência.

                                                              Dessa forma, identi camos a necessidade de elaborar um
                                                              check-list para cada cliente. Nesse documento, os clientes
                                                              iriam  informar  sobre  possíveis  restrições  de  equipamen-
          O objetivo da metodologia é fazer com que o pro ssio-
          nal de logística esteja sempre em busca de oportunida-  tos e horários, e outros que fossem pertinentes.
          des de melhoria, seja analisando o processo interno da   Como resultado, estabelecemos um procedimento com
          empresa ou identi cando oportunidades no mercado.   a empresa que armazenava nossos contêineres vazios.
          Isso é um exemplo do que foi dito anteriormente, é uma   Em vez de os colocar misturados em uma pilha, deve-
          junção de ferramentas da melhoria contínua com o uso   riam ser dispostos de acordo com os critérios estabeleci-
          direcionado da inteligência logística.              dos para categorizar os contêineres:

          O primeiro passo a ser dado para início do trabalho é
          a identi cação dos clientes da empresa e dos produtos
          e serviços oferecidos. O pro ssional da logística deve
          saber quem são e quais produtos e/ou serviços eles com-
          pram. É preciso também identi car onde esses clientes
          estão situados geogra camente e quais as necessidades
          especí cas de cada um. Para tanto, a proximidade entre
          a área de logística e a comercial é fundamental.
          vemos problemas com alguns clientes que exportavam “
          Eu, pessoalmente, pude perceber a importância dessa
          etapa, quando atuei em uma empresa de navegação e ti-


          arroz. Esses clientes, por diversas vezes, reclamavam da     Devemos mapear toda a cadeia
          qualidade dos contêineres recebidos para carregar a mer-    logística, inclusive suas áreas de
          cadoria e mandavam que retornassem ao depósito. Isso          interface, pois não podemos
          gerava custo para a empresa, com o transporte do con-
          têiner vazio e a movimentação dele no depósito, além        analisar atividades isoladamente;
          de atrasar o carregamento do cliente e gerar um grande          temos que entender seus
          desgaste comercial. Por meio da análise dos relatórios de        inter-relacionamentos
          custo e da maior interação com a área comercial, fomos
                                                                                                            ”
          até o cliente para entender o motivo das reclamações.


          Nº  156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023                                                         65
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