Page 70 - RBCE 156
P. 70

Práticas de Comex


            •  Contêiner-padrão  carga  geral:  poderia  ter  sinais  A inteligência logística pode ocorrer por um processo
                de  ferrugem  e  mancha  de  óleo  no  chão.  Serviria  contínuo de mapeamento do mercado e busca por iden-
                para carregamento de máquinas e produtos siderúr-  ti cação de oportunidades de sinergia ou identi cação
                gicos.                                        de possíveis impactos (positivos ou negativos) às opera-
                                                              ções da empresa.
            •  Contêiner-padrão B: poderia ter poucos sinais
                de ferrugem, sem mancha de óleo.              É importante que após a compreensão dos processos lo-
                                                              gísticos, o pro ssional de logística consiga identi car a
            •  Contêiner-padrão A: não poderia ter sinais de  relação desses processos com fatores externos à empresa,
                ferrugem nem mancha de óleo.                  como dados econômicos,  utuação de preços no mer-
                                                              cado, comportamento dos consumidores e tendências,
            •  Contêiner-padrão arroz: além das característi-
                cas do padrão A, deveria ter os parafusos da porta   infraestrutura logística existente não apenas nas rotas
                calafetados.                                  que a empresa utiliza atualmente, mas em outras rotas
                                                              estratégicas que podem ser utilizadas no futuro.
          Com essa medida, a empresa conseguiu controlar quais
          contêineres iriam para cada cliente, evitando os custos  Vou dar um exemplo ligado à logística internacional.
          extras e o desgaste comercial oriundos da devolução dos    uando falamos em logística internacional, para im-
          equipamentos.                                       portação ou exportação, devem ser considerados vários
                                                              fatores que impactam o custo  nal e a qualidade do ser-
          Muitas vezes, informações importantes para a operação  viço, essenciais em um mercado concorrencial.
          logística  cavam restritas à área comercial, não tendo a
          devida interação entre as áreas.                    A análise se inicia quando a mercadoria é acondiciona-
                                                              da em um contêiner, sendo importante a identi cação
                                                              do seu estado e da correta peação (amarração) da carga.
          Inteligência Logística                              Uma carga mal acondicionada pode gerar graves aciden-

          Para identi car oportunidades de melhoria no  uxo lo-  tes e custos altíssimos de seguro. Para tanto, a análise
          gístico, precisamos primeiro entendê-lo. É importante  passa pela identi cação do melhor tipo de contêiner
          salientar que devemos mapear toda a cadeia logística,  dentre as várias opções existentes atualmente. É preciso
          inclusive suas áreas de interface, pois não podemos ana-  considerar ainda os custos de armazenagem e transpor-
          lisar atividades isoladamente; temos que entender seus  te, para que o custo de escala possa ser o menor possível.
          inter-relacionamentos.
                                                              Outro fator fundamental é o porto de origem e de des-
                                                              tino. É preciso analisar cuidadosamente qual o menor
                                                              custo de transporte entre a fábrica ou armazém, onde
                                                              a mercadoria está, e o porto. Entretanto, devem ser
                                                              consideradas questões como: existe opção ferroviária?
                                                              O porto selecionado possui  las de espera nos acessos
                                                              rodoviário e marítimo? O porto recebe os serviços com
                                                              rotas marítimas que atendem diretamente aos destinos
          “         A inteligência logística pode             desejados? Muitos portos não têm capacidade de rece-
                                                              ber grandes embarcações e os embarques são realizados
                                                              em embarcações menores (seja por cabotagem ou fee-
                 ocorrer por um processo contínuo             der) que transbordam o contêiner em outro porto que
                                                              armazenará e embarcará no navio que fará o transporte
                de mapeamento do mercado e busca              internacional. Essa análise deve considerar o tempo gas-
                por identi cação de oportunidades             to até a carga chegar no porto de destino e o custo que
                   de sinergia ou identi cação de             o transbordo irá gerar. A melhor opção será aquela com
                  possíveis impactos (positivos ou            custo total menor e com prazo de entrega que atenda
                                                              ao cliente. Para analisar essa questão, precisamos voltar
                negativos) às operações da empresa            ainda mais na cadeia de produção avaliando a melhor
                                                              opção dentro do trade-o , armazenar a mercadoria em
                                                        ”     maior quantidade e por mais tempo para aproveitar um


         66                                                                    Nº  156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023
   65   66   67   68   69   70   71   72   73   74   75