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Práticas de Comex
• Contêiner-padrão carga geral: poderia ter sinais A inteligência logística pode ocorrer por um processo
de ferrugem e mancha de óleo no chão. Serviria contínuo de mapeamento do mercado e busca por iden-
para carregamento de máquinas e produtos siderúr- ti cação de oportunidades de sinergia ou identi cação
gicos. de possíveis impactos (positivos ou negativos) às opera-
ções da empresa.
• Contêiner-padrão B: poderia ter poucos sinais
de ferrugem, sem mancha de óleo. É importante que após a compreensão dos processos lo-
gísticos, o pro ssional de logística consiga identi car a
• Contêiner-padrão A: não poderia ter sinais de relação desses processos com fatores externos à empresa,
ferrugem nem mancha de óleo. como dados econômicos, utuação de preços no mer-
cado, comportamento dos consumidores e tendências,
• Contêiner-padrão arroz: além das característi-
cas do padrão A, deveria ter os parafusos da porta infraestrutura logística existente não apenas nas rotas
calafetados. que a empresa utiliza atualmente, mas em outras rotas
estratégicas que podem ser utilizadas no futuro.
Com essa medida, a empresa conseguiu controlar quais
contêineres iriam para cada cliente, evitando os custos Vou dar um exemplo ligado à logística internacional.
extras e o desgaste comercial oriundos da devolução dos uando falamos em logística internacional, para im-
equipamentos. portação ou exportação, devem ser considerados vários
fatores que impactam o custo nal e a qualidade do ser-
Muitas vezes, informações importantes para a operação viço, essenciais em um mercado concorrencial.
logística cavam restritas à área comercial, não tendo a
devida interação entre as áreas. A análise se inicia quando a mercadoria é acondiciona-
da em um contêiner, sendo importante a identi cação
do seu estado e da correta peação (amarração) da carga.
Inteligência Logística Uma carga mal acondicionada pode gerar graves aciden-
Para identi car oportunidades de melhoria no uxo lo- tes e custos altíssimos de seguro. Para tanto, a análise
gístico, precisamos primeiro entendê-lo. É importante passa pela identi cação do melhor tipo de contêiner
salientar que devemos mapear toda a cadeia logística, dentre as várias opções existentes atualmente. É preciso
inclusive suas áreas de interface, pois não podemos ana- considerar ainda os custos de armazenagem e transpor-
lisar atividades isoladamente; temos que entender seus te, para que o custo de escala possa ser o menor possível.
inter-relacionamentos.
Outro fator fundamental é o porto de origem e de des-
tino. É preciso analisar cuidadosamente qual o menor
custo de transporte entre a fábrica ou armazém, onde
a mercadoria está, e o porto. Entretanto, devem ser
consideradas questões como: existe opção ferroviária?
O porto selecionado possui las de espera nos acessos
rodoviário e marítimo? O porto recebe os serviços com
rotas marítimas que atendem diretamente aos destinos
“ A inteligência logística pode desejados? Muitos portos não têm capacidade de rece-
ber grandes embarcações e os embarques são realizados
em embarcações menores (seja por cabotagem ou fee-
ocorrer por um processo contínuo der) que transbordam o contêiner em outro porto que
armazenará e embarcará no navio que fará o transporte
de mapeamento do mercado e busca internacional. Essa análise deve considerar o tempo gas-
por identi cação de oportunidades to até a carga chegar no porto de destino e o custo que
de sinergia ou identi cação de o transbordo irá gerar. A melhor opção será aquela com
possíveis impactos (positivos ou custo total menor e com prazo de entrega que atenda
ao cliente. Para analisar essa questão, precisamos voltar
negativos) às operações da empresa ainda mais na cadeia de produção avaliando a melhor
opção dentro do trade-o , armazenar a mercadoria em
” maior quantidade e por mais tempo para aproveitar um
66 Nº 156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023