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RBCE - A revista da



          ganho de escala no transporte ou realizar embarques e  Além do conhecimento sobre os portos e a logística
          entregas menores, com custo menor de armazenagem.   adequada, é importante saber quanto ao custo dos pres-
                                                              tadores de serviço, para que possamos nos antecipar a
          Retornando ao transporte internacional, é importante  futuros aumentos de custo ou termos um embasamento
          que eventual custo com demurrage ou detention do con-  na hora da negociação e contratação de serviço. É preci-
          têiner seja considerado nessa conta.                so entender quais são os principais custos que compõem
                                                              o frete rodoviário e os que compõem o frete marítimo.
          O que é demurrage e detention?                      Esse conhecimento ajudará muito na hora da negociação
                                                              com fornecedores e para a antecipação de eventuais os-
           uando o embarcador contrata um frete marítimo, o ar-  cilações da demanda dos serviços contratados e aumen-
          mador “empresta” o contêiner para o embarque e fornece   tos de custo. Para esse conhecimento, são fundamentais
          um determinado tempo de  ee time, em que o embarca-  treinamento e mapeamento contínuo do mercado.
          dor pode usar o equipamento sem pagar a mais por isso.
          O prazo conta da retirada do contêiner no depot (depó-  Poderíamos citar diversos exemplos e estudos de caso
          sito  de  contêiner  vazio)  na  origem  até  a  sua  devolução  que demonstram que o entendimento do mercado onde
          no depot  no  destino.   uando  o  tempo  de  utilização  do  a empresa está inserida, a identi cação do  uxo de pro-
          equipamento excede esse  ee time na origem é chamado  cessos da cadeia logística e o entendimento (estudo) dos
          de detention,  quando  ocorre  no  destino,  é  chamado  de  fatores de mercado que podem impactar a operação da
          demurrage. Esse custo muitas vezes é signi cativo e pode  empresa trazem diversos benefícios para a organização;
          resultar  em  grande  prejuízo  para  os  embarcadores.  Por-  entretanto, o artigo  caria excessivamente longo. Sugiro
          tanto, negociar o  ee time é fundamental, considerando  aos pro ssionais de logística que ainda não atuam com o
          cuidadosamente  todo  o  ciclo  logístico  necessário  para  a  mapeamento de processos e a busca pelo conhecimento
          utilização  do  contêiner.  Uma  medida  para  mitigar  esse  do mercado e suas tendências, que experimentem. Cer-
          custo  extra  é  identi car  com  quais  armadores  e  em  que  tamente, a produtividade, o resultado do seu trabalho e
          portos ocorrem mais atrasos e omissões de escala, ou seja,  a satisfação pro ssional aumentarão signi cativamente.
          determinada embarcação deixa de atracar em um porto e  A partir daí, o sucesso do pro ssional e da empresa ca-
          os contêineres que estavam aguardando precisam esperar  minharão lado a lado e os exemplos e estudos de caso
          pela próxima escala do navio. Isso gera não apenas custo  surgirão a todo momento. Aos gestores e empresários,
          extra, mas desgaste comercial com o atraso na entrega.  sugiro que capacitem seus pro ssionais e que forneçam
                                                              mais autonomia para colocarem em prática o resultado
          Ainda nesse tema, outro item importante que o embar-  de suas análises e percepções. O resultado será o aumen-
          cador deve observar são os dias livres (sem custo) de ar-  to da motivação dos empregados e a melhoria no resul-
          mazenagem que os armadores negociam em cada porto.   tado das empresas!
          Esse item é importante, pois o custo de armazenagem de
          um contêiner dentro de um porto (zona primária) pode
          ser bastante elevado, sendo essenciais a negociação desse
          item e a análise de quanto tempo o contêiner precisa  -
          car armazenado para ser desembaraçado no caso de uma
          importação. Assim, é importante também considerar a   “
          possibilidade de utilizar um recinto alfandegado fora da     É preciso entender quais são os
          área portuária para os trâmites aduaneiros.
                                                                     principais custos que compõem o
          Anos atrás, havia muitas opções de empresas de nave-      frete rodoviário e os que compõem o
          gação e embarcações disponíveis. Atualmente, ocorre
          um movimento de joint ventures  entre armadores que        frete marítimo. Esse conhecimento
          utilizam menos embarcações, porém maiores, com di-        ajudará muito na hora da negociação
          visão dos espaços entre as empresas de navegação. Dessa         com fornecedores e para a
          forma, o número de atracações nos portos se reduziu
          e o tamanho das embarcações aumentou. Com isso, a          antecipação de eventuais oscilações
          exigência por infraestrutura nos portos intensi cou-se,   da demanda dos serviços contratados
          principalmente em relação ao calado necessário para               e aumentos de custo
          receber embarcações maiores (nesse quesito, é preciso
          estudar os portos e suas características).                                                        ”


          Nº  156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023                                                         67
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