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RBCE - A revista da
ganho de escala no transporte ou realizar embarques e Além do conhecimento sobre os portos e a logística
entregas menores, com custo menor de armazenagem. adequada, é importante saber quanto ao custo dos pres-
tadores de serviço, para que possamos nos antecipar a
Retornando ao transporte internacional, é importante futuros aumentos de custo ou termos um embasamento
que eventual custo com demurrage ou detention do con- na hora da negociação e contratação de serviço. É preci-
têiner seja considerado nessa conta. so entender quais são os principais custos que compõem
o frete rodoviário e os que compõem o frete marítimo.
O que é demurrage e detention? Esse conhecimento ajudará muito na hora da negociação
com fornecedores e para a antecipação de eventuais os-
uando o embarcador contrata um frete marítimo, o ar- cilações da demanda dos serviços contratados e aumen-
mador “empresta” o contêiner para o embarque e fornece tos de custo. Para esse conhecimento, são fundamentais
um determinado tempo de ee time, em que o embarca- treinamento e mapeamento contínuo do mercado.
dor pode usar o equipamento sem pagar a mais por isso.
O prazo conta da retirada do contêiner no depot (depó- Poderíamos citar diversos exemplos e estudos de caso
sito de contêiner vazio) na origem até a sua devolução que demonstram que o entendimento do mercado onde
no depot no destino. uando o tempo de utilização do a empresa está inserida, a identi cação do uxo de pro-
equipamento excede esse ee time na origem é chamado cessos da cadeia logística e o entendimento (estudo) dos
de detention, quando ocorre no destino, é chamado de fatores de mercado que podem impactar a operação da
demurrage. Esse custo muitas vezes é signi cativo e pode empresa trazem diversos benefícios para a organização;
resultar em grande prejuízo para os embarcadores. Por- entretanto, o artigo caria excessivamente longo. Sugiro
tanto, negociar o ee time é fundamental, considerando aos pro ssionais de logística que ainda não atuam com o
cuidadosamente todo o ciclo logístico necessário para a mapeamento de processos e a busca pelo conhecimento
utilização do contêiner. Uma medida para mitigar esse do mercado e suas tendências, que experimentem. Cer-
custo extra é identi car com quais armadores e em que tamente, a produtividade, o resultado do seu trabalho e
portos ocorrem mais atrasos e omissões de escala, ou seja, a satisfação pro ssional aumentarão signi cativamente.
determinada embarcação deixa de atracar em um porto e A partir daí, o sucesso do pro ssional e da empresa ca-
os contêineres que estavam aguardando precisam esperar minharão lado a lado e os exemplos e estudos de caso
pela próxima escala do navio. Isso gera não apenas custo surgirão a todo momento. Aos gestores e empresários,
extra, mas desgaste comercial com o atraso na entrega. sugiro que capacitem seus pro ssionais e que forneçam
mais autonomia para colocarem em prática o resultado
Ainda nesse tema, outro item importante que o embar- de suas análises e percepções. O resultado será o aumen-
cador deve observar são os dias livres (sem custo) de ar- to da motivação dos empregados e a melhoria no resul-
mazenagem que os armadores negociam em cada porto. tado das empresas!
Esse item é importante, pois o custo de armazenagem de
um contêiner dentro de um porto (zona primária) pode
ser bastante elevado, sendo essenciais a negociação desse
item e a análise de quanto tempo o contêiner precisa -
car armazenado para ser desembaraçado no caso de uma
importação. Assim, é importante também considerar a “
possibilidade de utilizar um recinto alfandegado fora da É preciso entender quais são os
área portuária para os trâmites aduaneiros.
principais custos que compõem o
Anos atrás, havia muitas opções de empresas de nave- frete rodoviário e os que compõem o
gação e embarcações disponíveis. Atualmente, ocorre
um movimento de joint ventures entre armadores que frete marítimo. Esse conhecimento
utilizam menos embarcações, porém maiores, com di- ajudará muito na hora da negociação
visão dos espaços entre as empresas de navegação. Dessa com fornecedores e para a
forma, o número de atracações nos portos se reduziu
e o tamanho das embarcações aumentou. Com isso, a antecipação de eventuais oscilações
exigência por infraestrutura nos portos intensi cou-se, da demanda dos serviços contratados
principalmente em relação ao calado necessário para e aumentos de custo
receber embarcações maiores (nesse quesito, é preciso
estudar os portos e suas características). ”
Nº 156 - Julho, Agosto e Setembro de 2023 67