Page 28 - Edição 153 da RBCE Revista Brasileira de Comércio Exterior
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África










             O Novo Hub de Negócios


             Internacionais com a África














                                                                       Alexandre Brodheim e Pedro Gouveia
                                                                   são fundadores do NEW - New Economy World
             Alexandre Brodheim  Pedro Gouveia






          O New Economy World (NEW) é um novo hub de negócios internacionais que está sendo concebido e estruturado
          pela Ogam (boutique especializada em advertising com mais de 20 anos e que opera em cinco países) e parceiros es-
          tratégicos com o objetivo de informar, difundir e identificar oportunidades de negócios internacionais no contexto
          econômico das relações comerciais tanto entre o Brasil e o continente africano quanto entre o Mercosul e a África.
          O foco inicial de nossas ações é incrementar e concretizar negócios com Cabo Verde e os países que compõem a
          Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (Cedeao). A Cedeao (ou também Ecowas) é uma organi-
          zação de integração regional que engloba 15 países da África Ocidental e cujos principais objetivos são a integração
          econômica, o comércio regional e a cooperação política. É composta por Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa
          do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
          Ela foi criada pelo Tratado de Lagos, assinado em maio de 1975 com o objetivo de promover o desenvolvimento e o
          comércio da região. Esta organização conta com um Banco de Investimento para os seus membros, bem como uma
          Comissão, um Parlamento e um Tribunal de Justiça, recordamos, contempla mais de 350 milhões de consumidores.


          Para entrar e se posicionar frente a um mercado com tantos consumidores, e depois de estudar com atenção as rela-
          ções comerciais do Brasil com os países da Cedeao, constatamos que há um subaproveitamento desse mercado por
          parte dos operadores de comércio exterior do Brasil. Para nós, Cabo Verde é uma porta de entrada privilegiada para
          esse mercado alargado e o local ideal para realizarmos a primeira edição e ação do NEW. Decidimos, assim, dentro
          do Grupo Ogam apresentar, criar e impulsionar a marca NEW. Para tanto, planejamos um evento de alto nível,
          desenhado para intensificar as relações profissionais de empresários, empresas e instituições brasileiras com as suas
          congêneres africanas de relevância e de setores de negócio previamente selecionados, para se encaixarem, quer na
          capacidade de oferta brasileira, quer na procura africana.

          Cabo Verde hoje se destaca no contexto africano pela estabilidade das suas instituições, políticas e financeiras. E
          também pela atratividade e incentivo ao investimento estrangeiro e pelas excelentes condições que proporciona aos
          investidores internacionais, nomeadamente nas áreas de exportação e importação, do setor hoteleiro e agroalimen-
          tar. Também existem oportunidades nos setores do petróleo e do gás, das energias renováveis e da economia do mar,
          bem como nos setores tecnológicos, nas áreas da digitalização e da Web3, entre outros.

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