Page 64 - RBCE131
P. 64

Mercosul



                O retorno das negociações no centro da agenda de política  PROPOSTAS PARA FOMENTAR
                comercial do Mercosul, como se vê atualmente, é positivo   A AGENDA ECONÔMICA DO
                para reduzir o impacto negativo que o ativismo negociador
                de grandes economias nos últimos anos trouxe ao bloco  MERCOSUL
                como: i) desvio de exportações; ii) elevação dos custos com
                padrões mais exigentes adotados; iii) aumento da diiculda-  Há várias formas para impulsionar a agenda econômi-
                de para atrair investimento estrangeiro direto (IED); e iv)   ca no Mercosul. Uma saída eiciente é combinar ações
                não participação da deinição de novas normas e padrões.  nas diversas áreas abordadas na parte de diagnóstico
                                                                    deste artigo, ou seja, na macroeconomia, na integra-
                                                                    ção intrabloco, na política comercial frente a terceiros
                Institucionalidade do Mercosul                      e na institucionalidade do bloco.
                O modelo de integração escolhido pelo Mercosul foi essen-
                cialmente intergovernamental e não supranacional. As deci-  A seguir uma lista de encaminhamentos possíveis que,
                sões, portanto, são tomadas por consenso entre os membros.  se implementadas, podem ampliar os luxos de comér-
                                                                    cio e investimentos.
                Uma das principais diiculdades que se observam no
                Mercosul é o déicit de implementação das normas apro-  Macroeconomia
                vadas. Inúmeras medidas ou acordos aprovados não pos-
                suem prazos para entrada em vigor e também não são  •  Estabelecer  metas  de  indicadores  econômicos  mais
                internalizados pelos países, ou o são com muito atraso. É   importantes para contribuir com um ambiente macro-
                importante que as decisões no nível técnico do Merco-  econômico que favoreça os negócios, tais como dívida
                sul tenham amparo na vontade política de implementar.  pública, dívida externa, déicit iscal primário e níveis de
                                                                    inlação. Como salientado antes, bons ambientes eco-
                Ademais, é necessário melhorar os instrumentos vigentes,  nômicos reduzem a aplicação de barreira comerciais.
                tornando-os mais eicazes e estabelecendo prazos. A demora
                para análise e aprovação, pelo Conselho do Mercado Co-
                mum (CMC), de pleitos de alteração temporária da TEC  Livre circulação e integração intrabloco
                por razão de desabastecimento, por exemplo, tem prejudica-  • Reduzir o impacto das barreiras técnicas ao comércio in-
                do o planejamento e gerado prejuízos às empresas. Há atual-  trabloco. É possível um trabalho em etapas, fortalecendo
                mente 19 pleitos de empresas brasileiras sem decisão desde   a estrutura de avaliação de conformidade no bloco, prepa-
                que foram protocolados, alguns com até 18 meses de espera.  rando laboratórios para fazerem testes com padrões inter-
                                                                    nacionais, harmonizando requisitos e dando transparência.
                Além do déicit de implementação de normas, alguns
                dos principais instrumentos da estrutura institucional   • Elevar os padrões sanitários e itossanitários nos países
                do Mercosul apresentam desaios, tais como:          membros do Mercosul e trabalhar para harmonizar ou re-
                                                                    conhecer mutuamente padrões adotados, o que possibili-
                •  Fundo de convergência estrutural do Mercosul: A  taria aumento de investimentos e exportações intrabloco.
                criação do instrumento tem grande mérito, dada a assi-
                metria entre as economias do bloco. Sua reformulação   •  Celebrar  protocolos  para  liberalização  de  compras
                em 2010 foi importante ao criar a igura do Conselho de   públicas e facilitação de comércio dentro do bloco, in-
                Administração. Porém, há um baixo índice de execução   cluindo disposições além da OMC no último caso, em
                dos projetos. De 34 projetos num valor de US$ 992 mi-  disciplinas como soluções de consultas, encargos e taxas,
                lhões, foram executados US$ 38 milhões (3,8%). O fun-  automatização e liberação de mercadorias.
                ding é outro desaio. A entrada da Bolívia deve reduzir o  • Renegociar o Protocolo de Serviços do Mercosul com o
                valor que cada país tem a receber, pois os aportes da Bo-  intuito de ampliar o número de setores abrangidos, como
                lívia serão inferiores ao valor que tem direito a receber.  serviços em setores ligados ao agronegócio e outros, tais
                                                                    como tecnologia da informação, serviços proissionais,
                • Secretaria do Mercosul: Principal órgão na estrutura   saúde, construção e engenharia.
                institucional do bloco, sua atuação tem se restringido
                a arquivar a documentação oicial, organizar aspectos  • Terminar o processo de ratiicação do Acordo para cria-
                logísticos das reuniões dos órgãos, publicar e difundir  ção do Visto Mercosul  a im de facilitar a entrada, a resi-
                normas adotadas, deixando de trabalhar em aspectos  dência temporária e a permissão de trabalho temporário
                mais estratégicos e técnicos.                       para certas categorias de trabalhadores.

              54                                                                          Nº  131 -  Abril/Maio/Junho de 2017
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69