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Mercosul




                Uma análise histórica das trocas comerciais no bloco cons-  Política Comercial frente a terceiros mercados
                tata sucessivas medidas para manter protegidos setores sen-  e agenda de negociações
                síveis, sobretudo no comércio bilateral entre o Brasil e a Ar-
                gentina. Após período de adaptação previsto para que esses   Tarifa externa comum
                setores eliminassem a cobrança de tarifa de importação,
                houve aplicação de medidas de defesa comercial, acordos  Os países do Mercosul aplicam a chamada Tarifa Exter-
                entre setores para restringir voluntariamente importações   na Comum (TEC) para importações oriundas de ter-
                e, atualmente, vigoram vários tipos de BNTs.        ceiros mercados. A tarifa média simples aplicada pelo
                                                                    bloco é de 10,2%, e a ponderada é de 9,5%. O número
                Em outros temas da integração econômica e comercial, ou  é elevado quando comparado com a média ponderada
                não houve aprofundamento de disciplinas (à exceção do  na China, que é de 6,8%, na Colômbia de 4,1% e nos
                recém-assinado PCFI), ou as negociações geraram proto-  Estados Unidos de 1,4%.
                colos que não foram internalizados por todos os membros
                do Mercosul. No primeiro caso, pode-se citar a negociação   No entanto, o Mercosul convive com um grande núme-
                de disciplinas em facilitação de comércio e, no segundo,  ro de perfurações da TEC, ou seja, importações feitas
                o acordo sobre o Protocolo de Contratações Públicas e o   em que não há a aplicação do mesmo nível tarifário por
                Visto Mercosul, para facilitar a movimentação de pessoas,   todos os membros.
                assinado e não ratiicado por todos os membros, e o Proto-  Há quatro principais regimes de exceção à TEC (listas
                colo de Montevidéu sobre Comércio de Serviços, limitado   nacionais de exceção, elevação da TEC por conjuntura
                em sua cobertura e não ratiicado por todos os membros.  internacional, bens de tecnologia de informação, bens de

                Em vez do aprofundamento da integração por meio da  capital), sem contar o regime de adequação da Venezue-
                negociação de novos temas, o Mercosul optou nos últi-  la. Estima-se que o volume de importações do bloco em
                mos anos pelo alargamento, com a adesão de novos mem-  que não há aplicação da TEC represente cerca de 30% do
                bros, o que gerou crise política desnecessária e relexo  universo tarifário e 40% do valor de importações totais. 3
                negativo para os negócios, como apontam os setores em-
                presariais brasileiros em consulta feita pela Confederação
                Nacional da Indústria (CNI) com 37 entidades setoriais.  3  Cálculos elaborados pela consultoria Abeceb.

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                GRÁFICO 3
                PRINCIPAIS DIFICULDADES PARA FACILITAÇÃO DE NEGÓCIOS INTRABLOCO
                (NÚMERO DE ASSINALAÇÕES)


                            Crises econômicas e diiculdades de pagamentos de importação                          22
                                 Falta de priorização da agenda econômica para o bloco                         21
                       Falta de acordo de simpliicação de procedimentos aduaneiros intrazona        16
                          Lentidão no processo de decisão e consulta para alterações da TEC  8
                   Insuiciência na harmonização técnica, sanitária e itossanitaria de certiicações  8
                       Incertezas sobre regimes aduaneiros especiais e tratamento do drawback  6
                        Código Aduaneiro Comum incipiente para o funcionamento do bloco  4
                                Insuiciência dos mecanismos de solução de controvérsias  3
                      Lentidão na internalização nos países das modiicações aprovadas no bloco  3
                                             Grade número de exceções à TEC  2
                                                  Dupla cobrança de tarifas  1
                                 Falta de deinição sobre regimes comuns para BK e BIT  1
                                                    Não se aplica ao setor  1
                             Barreiras regulatórios para investimentos, serviços ou compras  1

                Fonte: Pesquisa realizada pela CNI em 2016.

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