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Política de Conteúdo Local



                de pequenas empresas apontadas acima e estabelece que  doméstico, até então restrita às compras dos órgãos fe-
                contratos que tenham valor previsto inferior a US$ 100  derais, às compras e contratos de entidades subnacionais
                mil devem ser reservados a pequenas empresas, exceto se  no caso dos projetos dessas entidades inanciados com
                não for possível obter ofertas, de duas ou mais pequenas  recursos provenientes de fundo federais administrados
                empresas, que sejam competitivas com preços de merca-  pelo Departamento dos Transportes; e (ii) a mudança
                do e competitivas em relação à qualidade e entrega dos  da abrangência da política que perde sua natureza hori-
                bens ou serviços comprados.                         zontal e adquire um foco basicamente setorial.

                O critério para caracterizar a pequena empresa é bastante   Essa modiicação aparece no denominado Buy Ameri-
                elástico, se comparado ao adotado nas estatísticas brasilei-  ca Act, um conjunto de textos legais que estabelecem a
                ras. No caso da indústria de transformação e da extrativa   exigência de que sejam produzidos nos Estados Unidos
                mineral, pequena empresa é aquela com menos de 500,  o ferro, o aço e os produtos manufaturados utilizados
                750 ou 1 mil empregados, conforme o setor industrial.  em projetos realizados por entidades governamentais
                                                                    subnacionais inanciados com recursos provenientes de
                A política voltada para a pequena empresa envolve um  fundos federais administrados pelo Departamento de
                aparato institucional e administrativo maior e mais cen-  Transporte.
                tralizado do que o requerido pelo Buy American Act. A
                SBA participa da distribuição das quotas incidentes sobre   A adoção dessas medidas se insere no contexto de um
                as compras governamentais entre as diferentes agências  conjunto de iniciativas protecionistas implementadas nas
                federais, acompanha a gestão das compras por essas agên-  décadas anteriores para fazer face à crescente presença de
                cias e veriica o cumprimento das metas atribuídas a cada  produtos siderúrgicos importados no mercado america-
                entidade, divulgando o resultado dessa veriicação.   no, viabilizada pelo declínio continuado da competitivi-
                                                                    dade da indústria siderúrgica dos Estados Unidos.

                A preferência pelo produto doméstico como uma       A diferença mais signiicativa em relação ao Buy Ame-
                política setorial                                   rican Act diz respeito à margem de proteção. Enquanto

                                                                    a legislação de 1933 prevê uma margem de 6% sobre o
                                                                    preço do produto estrangeiro concorrente, a legislação da
                As compras do Departamento da Defesa
                O foco setorial aparece na Berry Amendment de 1941,  década de 1980 estabelece que a preferência pelo produto
                que regula as compras pelo Departamento de Defesa de   doméstico só não se aplica se a inclusão de material do-
                alimentos e produtos têxteis e de uma lista de materiais  méstico aumentar o custo total do contrato em mais de
                estratégicos críticos para a segurança nacional (notada-  25%. Cabe notar que 25% constituem a margem de pro-
                mente aços especiais e produtos contendo esses aços). A   teção mínima em relação ao produto concorrente estran-
                nova legislação difere ainda do Buy American Act por exi-  geiro: se a despesa com o produto, ao custo do produto
                gir que o produto adquirido tenha origem 100% local e   estrangeiro, corresponde a 50% do custo total do projeto,
                por não estabelecer limite ao diferencial entre o preço do  a margem efetiva de proteção é de 50%; se corresponder a
                produto doméstico e o do produto estrangeiro.       25%, essa margem atinge 100%.

                A Berry Amendment, ao contrário do Buy American Act  Observe-se, por im, que a restrição imposta pelos acor-
                e de outros textos legais, não é afetada pelos acordos in-  dos internacionais à aplicação da exigência de preferência
                ternacionais, uma vez que o governo dos Estados Unidos   pelo produto doméstico é mais limitada no caso do Buy
                teve o cuidado de especiicar, no Government  Procure-  America. Essa restrição não decorre dos compromissos as-
                ment  Agreement,  que os produtos contemplados pelo  sumidos pelo governo federal nesses acordos, uma vez que
                Berry Amendment não estão cobertos pelo acordo.     a compra inanciada com os recursos do Departamento
                                                                    de Transporte não é realizada por agências do governo
                A   preferência  pelo  produto   doméstico   como   federal, mas pelos entes governamentais subnacionais
                instrumento de política industrial setorial nos anos  inanciados. A restrição aplica-se, portanto, a entidades

                1980                                                subnacionais enumeradas nos compromissos assumidos
                                                                    pelos estados nos acordos internacionais. Esse compro-
                As modiicações mais signiicativas em relação ao Buy  misso difere signiicativamente entre os diferentes estados
                American Act ocorrem a partir da década de 1980, com:  e é, em geral, menos abrangente do que o compromisso
                (i) a extensão da política de preferência pelo produto  do governo dos Estados Unidos.

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