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RBCE - A revista da





                    de serviço de valor superior a US$ 3 mil, bem como  suas compras totais. Em relação às entidades cobertas
                    aos contratos de construção e reforma de edifícios e  pelos diversos acordos internacionais, a exigência de
                    obras públicas;                                 preferência pelo produto doméstico não se aplica a 98
                                                                    países, os quais respondiam por 61% das importações
                •  o preço como mecanismo de proteção, com a ado-   dos Estados Unidos em 2013.
                    ção de uma margem de preferência de 6% para o
                    produto doméstico;                              Muitas características do Buy American Statute aponta-
                                                                    das anteriormente desaparecem nos novos mecanismos
                •  o tratamento diferenciado concedido às pequenas  de proteção à produção doméstica incorporados à polí-
                    empresas, as quais se beneiciam de uma margem de   tica de compras governamentais desde então. Essas alte-
                    preferência de 12%;                             rações envolvem, de um modo ou de outro:

                •  a deinição de produto inal doméstico, no caso dos  •  substituição da natureza horizontal do Buy Ameri-
                    manufaturados, como aquele no qual o custo dos      can por instrumento com foco basicamente setorial;
                    componentes domésticos é superior a 50% do custo   •  substituição do preço pela quota como instrumento
                    total dos componentes;                              de orientação das compras governamentais;

                •  a possibilidade de dispensa da preferência quando  •  extensão da proteção à produção doméstica das
                    justiicada pelo interesse público, a oferta doméstica   compras diretas e contratos do governo federal às
                    insuiciente ou a qualidade não satisfatória do pro-  compras e contratos de entidades governamentais
                    duto produzido no país;                             subnacionais, no caso dos projetos dessas entidades
                                                                        inanciados com recursos de determinados progra-
                •  a simplicidade dos procedimentos associados à dis-   mas do governo federal;
                    pensa da preferência, que é decidida pelo próprio
                    órgão responsável pela compra; além disso, o gover-  •  elevação do nível de proteção concedido ao produto
                    no federal divulga e atualiza periodicamente uma    doméstico; e
                    lista de produtos considerados como não disponí-  •  menor clareza e simplicidade na operação dos ins-
                    veis para efeito de aplicação da legislação de dispen-  trumentos de política.
                    sa (o equivalente a um ex-tarifário).

                A margem de preferência estabelecida pelo Buy American   A política de compras governamentais e a pequena empresa
                Act  corresponde à imposição de um adicional uniforme  A política de compras governamentais dirigida à pequena
                às tarifas de importação incidentes sobre os produtos des-  empresa se insere em um movimento de maior atenção da
                tinados ao consumo do governo. O aumento do custo de   política governamental para esse segmento da economia
                aquisição decorrente desse adicional constitui um subsí-  que tem lugar na década de 1950 e se traduz na criação da
                dio e, como tal, impõe um ônus iscal. Por outro lado, na   Small Business Admnistration (SBA). Essa política se asse-
                medida em que está restrita ao setor público, a política de   melha ao Buy American Act por sua natureza não setorial,
                preferência não tem impacto direto sobre a competitivi-  mas vai além da margem de preferência estabelecida por
                dade do setor privado, ao contrário de políticas de conte-  aquela lei, introduzindo a reserva de uma quota das com-
                údo local que atingem as compras de empresas privadas.   pras governamentais a ser absorvida por essas empresas.

                Com a adesão dos Estados Unidos ao General  Agree-  Em seu formato atual, a política de compras contempla
                ment on Tarifs and Trade (GATT)-Government Procu-   não apenas uma quota de 23% das compras realizadas no
                rement Agreement (GATT-GPA) no inal da década de    ano iscal a ser atendida pelas pequenas empresas em ge-
                1970 e os acordos de livre comércio estabelecidos desde   ral, mas estabelece também quota de 3% ou 5% a ser des-
                então, o volume de compras governamentais às quais se   tinada a subconjuntos do universo de pequenas empresas
                aplicam as exigências de preferência pelo produto do-  — àquelas: (i) localizadas em áreas de negócios historica-
                méstico se reduziu signiicativamente. A estimativa do  mente subutilizadas e as de propriedade e controladas por
                valor das compras governamentais das diversas esferas  (ii) veteranos incapacitados em serviço; (iii) indivíduos
                de governo cobertas pelo GPA é de 7% a 8% do produto   social e economicamente desfavorecidos; e (iv) mulheres.
                interno bruto (PIB) [Chen e Whalley, 2011, p. 14-16].
                No caso do governo federal, as compras cobertas pelo  Nesse sentido, prevê a realização de licitações restritas
                GPA correspondem a 2,7% do PIB e a cerca de 80% de  a pequenas empresas em geral ou a uma das categorias

                Nº  131 -  Abril/Maio/Junho de 2017                                                                9
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