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RBCE - A revista da
Padre Omar, o senhor é uma gura que une o sím- cio Cristo Sustentável, por exemplo, implementamos um
bolo de acolhimento do Cristo Redentor ao campo sistema robusto de Compliance e Governança, mostran-
da diplomacia econômica. Em um cenário de geopo- do que mesmo um ativo simbólico adota as melhores prá-
lítica internacional volátil, como o Brasil pode usar ticas. Como CEO da FUNCEX Ação Social, rea rmo
esse ativo de so power para promover o comércio que o fomento ao comércio exterior deve vir acompanha-
exterior de forma inovadora e alinhada ao ODS 17? do da disseminação de boas práticas de ESG e Complian-
ce. Isso mitiga a percepção de risco e fortalece a imagem
Padre Omar: O Cristo Redentor é o nosso maior ativo do Brasil como um parceiro de negócios ético e sério, su-
de so power, um ícone de acolhimento que transcende a perando o obstáculo da insegurança jurídica.
fé. Sua imagem, por si só, é uma plataforma de diplomacia
econômica- cultural. A FUNCEX Ação Social conecta O senhor tem sido um defensor da Agenda 2030 e do
essa potência simbólica ao interesse nacional de expan- Pacto Global. uais são os caminhos e soluções con-
dir o comércio exterior de forma ética. Diante de tensões cretas que o Santuário, em parceria com a FUNCEX
como a ameaça de “tarifaço”, a nossa campanha “De Bra- Ação Social, oferece para que o Brasil avance no
ços Abertos para a Indústria Global” inverte a narrativa. cumprimento desses compromissos, especialmente
Projetamos no Cristo uma mensagem de con ança, coo- no Eixo Ambiental e nos ODS?
peração e sustentabilidade da indústria brasileira ao mun-
do. Essa iniciativa demonstra que o Brasil está de braços Padre Omar: A Agenda 2030 e o Pacto Global são bús-
abertos para negócios sustentáveis, alinhando o desenvol- solas para a nossa gestão. O Brasil não pode se contentar
vimento econômico com a Agenda 2030 e provando que em ser um país com potencial; precisa ser um país que en-
a responsabilidade socioambiental é, hoje, um diferencial trega resultados concretos. Em parceria com o Santuário, a
competitivo no cenário geopolítico internacional. FUNCEX Ação Social apoia iniciativas de conscientiza-
ção e ação direta. Lançamos o projeto “Braços Abertos So-
O sucesso da gestão do Santuário Cristo Redentor, bre a Guanabara”, uma plataforma de denúncias de crimes
focado na sustentabilidade nanceira, é notório. ambientais que apoia a Economia Azul (ODS 14) e a re-
Como essa busca por diversi cação de receitas se re- vitalização da Baía. O PSI (Programa de Sustentabilidade
laciona com o turismo sustentável e com a prática do Institucional), que promove os 5 Rs, e o Cristo Educador,
princípio do bem comum que orienta a FUNCEX que leva o tema dos ODS para as comunidades, são cami-
Ação Social? nhos concretos. A nossa mensagem é: a sustentabilidade
deve ser uma rotina, não um evento, e o setor de comércio
Padre Omar: A gestão pro ssionalizada do Santuário, exterior tem a obrigação de liderar essa transição.
por meio do Consórcio Cristo Sustentável, adota o mais
alto padrão de governança para garantir que a arrecadação Para nalizar, a RBCE alcança um público de líderes
não seja um m, mas um meio para o bem comum. O tu- e gestores do Comércio Exterior. ue mensagem o
rismo sustentável praticado ali é aquele que gera retorno senhor, como CEO da FUNCEX Ação Social deixa
para a sociedade, não apenas para o caixa. Através da ex- sobre a necessidade de conciliar a busca por resul-
ploração transparente do direito de imagem e de parcerias tados com a responsabilidade social e ambiental no
com o setor privado, garantimos que esses recursos sejam contexto da geopolítica internacional?
revertidos para projetos sociais. O princípio do bem co-
mum rege a nossa atuação: o benefício gerado pelo Cristo Padre Omar: A mensagem, que é o cerne da missão da
deve ser compartilhado com os segmentos mais vulnerá- FUNCEX Ação Social, é que lucro e propósito são in-
veis da sociedade, gerando inclusão social e dignidade. separáveis. No contexto atual de geopolítica internacio-
nal, onde os consumidores e investidores são cada vez
A insegurança jurídica no Brasil é frequentemente mais seletivos, a responsabilidade social e ambiental dei-
citada como um entrave para o investimento estran- xou de ser um custo e se tornou um imperativo de mer-
geiro e para o comércio exterior. Como a sua experi- cado e de sobrevivência. Empresas e nações que abraçam
ência em gestão atua para sinalizar ao mercado glo- o princípio do bem comum e se comprometem com o
bal a seriedade e o compromisso com o Compliance? ESG não apenas mitigam riscos, mas ganham acesso a
mercados premium e a talentos. ue o Brasil, com o
Padre Omar: A con ança no comércio exterior se cons- Cristo Redentor de braços abertos, continue a nos ins-
trói com segurança jurídica e estabilidade regulatória. A pirar a negociar e a competir, mas sempre com o coração
principal sinalização que podemos dar, a partir de qual- aberto para a justiça social e a sustentabilidade. A FUN-
quer plataforma de gestão, é a transparência. No Consór- CEX Ação Social é o seu parceiro nesse caminho.
Nº 164 - Julho, Agosto e Setembro de 2025 5

