Page 36 - RBCE 161
P. 36

Ambiente de Negócios Internacionais








             Exportação Acelerada:


             Expansão dos Negócios Internacionais




















              Henry Uliano
                uaresma

          A exportação acelerada tem se consolidado como uma estratégia e ciente para empresas que desejam ampliar sua
          presença internacional de forma rápida e assertiva. Diferentemente do modelo tradicional de exportação, que ocor-
          re de maneira gradual, a exportação acelerada permite inserir produtos e serviços no mercado global em menor
          tempo, aproveitando avanços tecnológicos, parcerias estratégicas e um planejamento bem direcionado.

          No Brasil, as pequenas e médias empresas (PMEs) vêm ganhando destaque nesse cenário. Apesar de representarem
          cerca de 50% das empresas exportadoras do país, sua contribuição para o volume total exportado ainda é pequena,
          o que demonstra o imenso potencial inexplorado desse segmento. Com as estratégias corretas, as PMEs brasileiras
          podem aumentar signi cativamente sua participação no comércio internacional.



          O  UE É EXPORTAÇÃO ACELERADA?

          Exportação acelerada é um processo que prioriza a entrada rápida em mercados internacionais, utilizando ferra-
          mentas e estratégias que reduzem barreiras e otimizam resultados. Os principais pilares dessa abordagem incluem:

             •  Plataformas Digitais: Utilização de e-commerce e marketplaces globais para alcançar consumidores diretamente.

             •  Parcerias Locais: Colaboração com distribuidores ou agentes comerciais que conheçam as particularidades
                 do mercado-alvo.
             •  Foco em Mercados de Nicho: Identi cação de públicos especí cos, onde a concorrência é menor e a recep-
                 tividade é maior.
                                        ............................................................................

          Henry Uliano  uaresma possui uma trajetória pro ssional de mais de 25 anos nas áreas industrial, consolidação de negócios sustentáveis, relações institu-
          cionais e negócios internacionais. Atualmente é CEO da Brasil Business Partners e membro de conselhos de empresas e entidades empresariais. Foi também
          Diretor Executivo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), onde participou ou coordenou mais de 90 missões empresariais interna-
          cionais para mais de 50 países. Desempenhou atividades pro ssionais em indústrias, governo e universidades. Engenheiro com especialização em Marketing
          pela FGV, possui MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e também  participou de  Programas  Executivos em Estratégia
          e Gestão pela Wharton School e INSEAD. Autor do livro “O Fator China: Oportunidades e Desa os” (2024).
         32                                                              Nº 161 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2024
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41