Page 67 - RBCE 157
P. 67

RBCE - A revista da



          Cabe ressaltar que os efeitos positivos do aumento das  maior presença física no exterior para que as empresas
          exportações do Rio de Janeiro, ao longo dos 21 anos  exportadoras obtenham novos pedidos e, eventualmen-
          analisados, não se restringem apenas às entradas de em-  te, se internacionalizem.
          presas dos setores e municípios listados na Tabela 2. Os
          resultados de exportação das empresas foram em parte   Cumpre destacar que se as considerações e sugestões aqui
          decorrentes do efeito da descoberta, da extração, da pro-  expostas  forem  implementadas,  permitirão  uma  maior
          dução de petróleo nas atividades econômicas do estado,   orientação externa das empresas exportadoras já existen-
          que passaram a ser destinadas tanto ao mercado interno,   tes e atuantes no estado do Rio do Janeiro, e os incentivos
          quanto ao mercado externo.                          hoje existentes de câmbio e os incentivos  scais se forem
                                                              bem  disseminados  na  base  das  empresas  localizadas  nos
          A realização plena do potencial exportador da base das   municípios  induzirão  novas  empresas   uminenses  –
          empresas que operam na exportação do estado do Rio de   principalmente MPEs do setor industrial, de comércio e
          Janeiro requer uma atuação coordenada do setor públi-  serviços – a entrarem e permanecerem nas exportações.
          co voltado para a indução de novos investimentos e para
          a remoção de obstáculos que podem inviabilizar a maior   Contudo, a condição necessária para se propor uma
          orientação externa dessas empresas. É preciso continuar   ação de alvos de produtos e mercados para uma polí-
          a apoiar essas  rmas mediante os incentivos  scais já  tica pública com base em evidências estatísticas – algo
          disponíveis no estado – e convalidados no Confaz – a   recomendado pelo TCU – é cumprir as etapas descri-
          fomentar a atração de investimento externo e interno  tas, construir um sistema de apoio à tomada de decisão
          de empresas com vocação exportadora, pois essas são  para a promoção de exportação para EXPANSÃO DA
          capazes de potencializar os produtos com vantagens  ORIENTAÇÃO EXTERNA E DA CULTURA EX-
          competitivas localizados dos munícipios  uminenses.  PORTADORA EM MUNICÍPIOS.  Desse modo,
          Nesse sentido, faz-se necessário avaliar e regularizar o  pode-se avaliar a e cácia efetividade e e ciência na exe-
          ressarcimento do ICMS acumulado nas exportações     cução da política de estado em prol da maior inserção
          com a  nalidade de evitar a perda de competitividade  das exportações no mercado internacional.
          das empresas dessas regiões.
                                                              BIBLIOGRAFIA
          Além disso, devemos olhar para além desses bens/seto-  CUYVERS, L.; VIVIERS, W. Export promotion: a de-
          res e focar nos esforços de política comercial em níveis   cision support model approach. Publishing company
          estadual e municipal no sentido de apoiar de forma con-  pro le: Sun Media Metro. 2012.
          sistente a diversi cação de mercados e de clientes para
          exportação. Esforço especí co de promoção comercial  HASENCLEVER, L.; CAVALIERI, H.; TORRES,
          deveria ser direcionado aos “novos produtos” identi -  R.; E MENDES, H. Especialização produtiva: poten-
          cados pela classi cação de SH que entraram na pauta  ciais e desa os para o estado do Rio de Janeiro. Cadernos
           uminense e nos municípios ao longo das duas décadas.   do Desen ol imento Fluminense, n. 9, p. 11-23, 2015.

          Especial atenção deve ser dada às empresas exportadoras   LINS, M. Sugestões para uma política de diversi cação
          oriundas  preponderantemente  do  setor  de  comércio  e  de exportações. Revista Brasileira de Comércio Exterior
          serviços. É preciso esforço de promoção comercial focado   - RBCE. Funcex, Rio de Janeiro, ano 36, n. 155, 2023.
          nessas empresas, pois essas, de forma qualitativa, parecem
          ofertar vários e “novos” bens na exportação  uminense.   PAIVA, W. L., CAVALCANTE, A. L.; ALBU UER-
                                                               UE, D. P. Diversi cação das exportações cearenses: em
          Para essas empresas localizadas nos munícipios que  busca de no as oportunidades. Texto para discussão n°
          nunca exportaram é preciso incentivar a capacitação e  45. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do
          ressaltar a importância de exportar para os gestores que   Ceará (IPECE), 2007.
          atuam nas exportadoras  uminenses. E, para todas as
          empresas da base exportadora do estado do Rio de Janei-  PITTA, R. Cultura exportadora como Política de Es-
          ro, deve-se viabilizar o acesso a plataformas tecnológicas   tado. Revista Brasileira de Comércio Exterior RBCE.
                                                                                                        -
          que permitam a utilização de mecanismos de redução  Funcex, Rio de Janeiro, ano 36, n. 156, 2023.
          de custos de contratação de câmbio, e o acesso ao mer-
          cado de trade  nance e seguros de crédito às exportações  ROSSI, P. Institucionalidade do mercado de câmbio e a
          (Rossi, 2014). Também faz-se necessário incentivar so-  política cambial no Brasil. Economia e Sociedade, n. 23,
          bremaneira a disseminação do digital trade,  e de uma  p. 645-667, 2014.


          Nº  157 - Outubro, Novembro e Dezembro de 2023                                                     63
   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72