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RBCE - A revista da
Cabe ressaltar que os efeitos positivos do aumento das maior presença física no exterior para que as empresas
exportações do Rio de Janeiro, ao longo dos 21 anos exportadoras obtenham novos pedidos e, eventualmen-
analisados, não se restringem apenas às entradas de em- te, se internacionalizem.
presas dos setores e municípios listados na Tabela 2. Os
resultados de exportação das empresas foram em parte Cumpre destacar que se as considerações e sugestões aqui
decorrentes do efeito da descoberta, da extração, da pro- expostas forem implementadas, permitirão uma maior
dução de petróleo nas atividades econômicas do estado, orientação externa das empresas exportadoras já existen-
que passaram a ser destinadas tanto ao mercado interno, tes e atuantes no estado do Rio do Janeiro, e os incentivos
quanto ao mercado externo. hoje existentes de câmbio e os incentivos scais se forem
bem disseminados na base das empresas localizadas nos
A realização plena do potencial exportador da base das municípios induzirão novas empresas uminenses –
empresas que operam na exportação do estado do Rio de principalmente MPEs do setor industrial, de comércio e
Janeiro requer uma atuação coordenada do setor públi- serviços – a entrarem e permanecerem nas exportações.
co voltado para a indução de novos investimentos e para
a remoção de obstáculos que podem inviabilizar a maior Contudo, a condição necessária para se propor uma
orientação externa dessas empresas. É preciso continuar ação de alvos de produtos e mercados para uma polí-
a apoiar essas rmas mediante os incentivos scais já tica pública com base em evidências estatísticas – algo
disponíveis no estado – e convalidados no Confaz – a recomendado pelo TCU – é cumprir as etapas descri-
fomentar a atração de investimento externo e interno tas, construir um sistema de apoio à tomada de decisão
de empresas com vocação exportadora, pois essas são para a promoção de exportação para EXPANSÃO DA
capazes de potencializar os produtos com vantagens ORIENTAÇÃO EXTERNA E DA CULTURA EX-
competitivas localizados dos munícipios uminenses. PORTADORA EM MUNICÍPIOS. Desse modo,
Nesse sentido, faz-se necessário avaliar e regularizar o pode-se avaliar a e cácia efetividade e e ciência na exe-
ressarcimento do ICMS acumulado nas exportações cução da política de estado em prol da maior inserção
com a nalidade de evitar a perda de competitividade das exportações no mercado internacional.
das empresas dessas regiões.
BIBLIOGRAFIA
Além disso, devemos olhar para além desses bens/seto- CUYVERS, L.; VIVIERS, W. Export promotion: a de-
res e focar nos esforços de política comercial em níveis cision support model approach. Publishing company
estadual e municipal no sentido de apoiar de forma con- pro le: Sun Media Metro. 2012.
sistente a diversi cação de mercados e de clientes para
exportação. Esforço especí co de promoção comercial HASENCLEVER, L.; CAVALIERI, H.; TORRES,
deveria ser direcionado aos “novos produtos” identi - R.; E MENDES, H. Especialização produtiva: poten-
cados pela classi cação de SH que entraram na pauta ciais e desa os para o estado do Rio de Janeiro. Cadernos
uminense e nos municípios ao longo das duas décadas. do Desen ol imento Fluminense, n. 9, p. 11-23, 2015.
Especial atenção deve ser dada às empresas exportadoras LINS, M. Sugestões para uma política de diversi cação
oriundas preponderantemente do setor de comércio e de exportações. Revista Brasileira de Comércio Exterior
serviços. É preciso esforço de promoção comercial focado - RBCE. Funcex, Rio de Janeiro, ano 36, n. 155, 2023.
nessas empresas, pois essas, de forma qualitativa, parecem
ofertar vários e “novos” bens na exportação uminense. PAIVA, W. L., CAVALCANTE, A. L.; ALBU UER-
UE, D. P. Diversi cação das exportações cearenses: em
Para essas empresas localizadas nos munícipios que busca de no as oportunidades. Texto para discussão n°
nunca exportaram é preciso incentivar a capacitação e 45. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do
ressaltar a importância de exportar para os gestores que Ceará (IPECE), 2007.
atuam nas exportadoras uminenses. E, para todas as
empresas da base exportadora do estado do Rio de Janei- PITTA, R. Cultura exportadora como Política de Es-
ro, deve-se viabilizar o acesso a plataformas tecnológicas tado. Revista Brasileira de Comércio Exterior RBCE.
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que permitam a utilização de mecanismos de redução Funcex, Rio de Janeiro, ano 36, n. 156, 2023.
de custos de contratação de câmbio, e o acesso ao mer-
cado de trade nance e seguros de crédito às exportações ROSSI, P. Institucionalidade do mercado de câmbio e a
(Rossi, 2014). Também faz-se necessário incentivar so- política cambial no Brasil. Economia e Sociedade, n. 23,
bremaneira a disseminação do digital trade, e de uma p. 645-667, 2014.
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