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Política Comercial




          A segunda importante novidade é que o USTR per-     política comercial: o Executivo, o Legislativo, o Se-
          de a hegemonia na formulação da política comercial  tor Privado e o Interesse Público (Sociedade Civil +
          e as decisões passam a ser tomadas pela troika 7  Co-  ONGs + Organizações internacionais que afetam o
          mércio-NTC-USTR. Segundo Trump, o secretário        comércio, como OMC, Unctad, FMI, Banco Mun-
          de Comércio Wilbur Ross teria a liderança no siste-  dial, entre outras). O número 1 denota maior inluên-
          ma de formulação, embora este tenha indicado em     cia e o dígito 4 a menor.
          sua audiencia de conirmação no Congresso que tra-
          balharia em coordenação com o NTC e o USTR. É       No governo Obama, o setor privado detinha a maior
          importante notar que, na troika, o conhecedor das leis   inluência – em negociações com os EUA recomen-
          de comércio e com vasta experiência em questões de   dava-se um acerto prévio com o setor privado antes
          comércio internacional, inclusive do ponto de vista  de procurar o Executivo, de forma a garantir um
          de governo, é o novo USTR, Robert Lighthizer. De    acordo. Note-se que em ambos os governos o inte-
          quem os demais certamente precisarão depender para   resse público, que detém os interesses ambientais/
          avaliar aspectos legais e regulatórios e mitigar poten-  sociais e as organizações internacionais, por exem-
          ciais contenciosos com parceiros comerciais.        plo, tem a menor inluência. No governo Trump, o
                                                              setor privado passa para segundo lugar em inluên-
          Outra novidade são as mudanças que ocorrem no       cia, mas ainda é mais inluente que o Legislativo. Isso
          sistema de formulação de política comercial (FPC)  faz sentido, uma vez que o setor privado tem papel
          nos EUA. Além da troca de liderança na formulação,  predominante na eleição de deputados e senadores
          que passa do USTR para a troika, a política comer-  e estes buscam manter esse apoio atendendo aos an-
          cial, que durante os oito anos sob a presidência de  seios de seu eleitorado. Em negociações comerciais
          Barak Obama foi praticamente reativa aos anseios    com este governo, a recomendação  seria a de, antes
          do setor privado norte-americano, agora passa a ser  de tudo, procurar convencer a troika.
          propositiva, com a iniciativa partindo do Executivo.
          Essa mudança pode ser visualizada na Tabela 1, em
          que a política comercial é o resultado da interação  O PROGRAMA
          dos principais atores no sistema de formulação de

                                                              Recentemente, foi divulgada a Agenda de Política
                        .......................................
                                                                                              8
                                                              Comercial de 2017 do presidente,  que segue a mes-
                                                              ma orientação do discurso de posse, mas expande
          TABELA 1                                            as razões e as prioridades. Nela são listadas quatro
          FORMULAÇÃO DE POLÍTICA COMERCIAL NOS                principais prioridades para a política comercial.
          EUA
                                                              1.  Defender a soberania nacional em política comer-
                Ator        Governo Obama    Governo Trump        cial: o objetivo seria resistir “aos esforços de ou-
                                                                  tros países – ou de órgãos internacionais como a
           Executivo               3               1              Organização Mundial de Comércio (OMC) – de
                                                                  enfraquecer os direitos e benefícios ou aumentar
                                                                  as obrigações dos diversos acordos comerciais em
           Legislativo             2               2
                                                                                       9
                                                                  que os EUA são parte.”  Esta tem sido uma crítica
                                                                  constante dos EUA em relação ao Sistema de So-
           Setor Privado           1              1.5             lução de Controvérsias da OMC e que, de certa
                                                                  forma, fundamenta a recusa norte-americana à
           Interesse Público       4               3              renovação do mandato do juiz sul-coreano Seung
                                                                  Wha Chang no Órgão de Apelação da OMC.
                                        ............................................................................

          7  Termo russo que designa a colaboração de três (indivíduos ou animais) e, neste caso, bastante apropriado se levarmos em conta, como anedota obviamente,
          a crescente controvérsia das ligações entre a equipe de Trump e o governo Putin na imprensa americana.
          8  Oice of the United States Trade Representative, he 2017 Trade Policy Agenda and 2016 Annual Report, acessado em 8/3/2017: https://ustr.gov/sites/
          default/iles/iles/reports/2017/AnnualReport/AnnualReport2017.pdf
          9  USTR, National Trade Policy Agenda for 2017, p. 2.

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